O projeto Vale Cultura é uma iniciativa do Governo Federal que visa a distribuição em forma de benefício de uma quantia mensal para ser gasta em produtos ou prestação de serviços ligadas a cultura e arte. O projeto foi idealizado por Marta Suplicy visando ser implantado no segundo semestre de 2013. Somente neste mês começaram a chegar os cartões dos primeiros beneficiados, e com ajuda do site informativo e amigos consegui fazer um FAQ com as informações mais importantes.
1 – Quem pode solicitar?
Qualquer funcionário registrado, desde que a empresa esteja cadastrada no projeto.
2 – Qual a quantia dada? Ela é acumulativa?
O valor é de 50 reais, com desconto de 1 real a cada mil do salário (até 5000 reais), e o valor do benefício é cumulativo.
3 – Que tipo de estabelecimentos aceitam? Para quais produtos?
O benefício é distribuido por empresas conveniadas, cada uma com sua lista de estabelecimentos cadastrados. Os produtos variam, e vão de livros e filmes à ingressos de cinema e teatro.
4 – Como funciona pela loja on line?
O vale cultura que temos é administrado pela Ticket, que possui uma loja online conveniada a americanas.com e ao submarino. Ambos possuem preços especiais e ainda mostram o quanto você já possui no cartão para conseguir o produto.
5 – É possível usar o vale e inteirar o valor da compra com outro tipo de pagamento?
Nas lojas online não é possível dividir a forma de pagamento, e nas lojas físicas que fomos também não, mas fica a cargo do estabelecimento.
6 – O governo visa ampliar o projeto a toda população, mesmo quem não tem emprego registrado?
O governo pretende ampliar mais para frente o projeto. Mas inicialmente, o projeto permanece apenas para funcionários das empresas registradas.
7 – Como o empregador pode solicitar o benefício a seus funcionários?
O empregador deve se cadastrar junto ao ministério da cultura, e então escolher a prestadora de serviços que administrará o benefício.
8 – Que prestadoras são essas?
Empresas que administram vales refeição e alimentação, como Sodexo, Alelo e Ticket foram selecionadas para administrar os recursos referentes ao benefício. Não é possível escolher por qual empresa se ganha o benefício, isso é feito mediante a um acordo do local onde você trabalha com alguma das prestadoras de serviço de vale.
Prós e Contras
A idealização do projeto apesar de boa está demorando a se concretizar,poucos estabelecimentos estão dentro do programa e as regras de uso do benefício ainda não são tão bem direcionadas a cultura e arte. Um exemplo disto é o benefício ser utilizado ou não para estádios de futebol ou para vídeo game. Vi muitas pessoas reclamando que o benefício não é direcionado a essas áreas, porém existem empresas de vendas de ingressos pela internet que permitem a compra de ingressos de jogos de futebol. Aí fica a pergunta: “Seria uma brecha?”. Sim, seria. E no caso de vídeo games não existe nenhum tipo de recurso para que seja possível o uso do benefício. Opiniões a parte, que fique claro que nenhuma das duas categorias fazem parte do ramo de Cultura, mas com o apoio de livrarias (um exemplo é a Fnac) é possível consumir produtos de games, claro que mediante ao que a loja tem em seu estoque.
Lista de estabelecimentos que aceitam o benefícioCom o nosso vale fornecido pela empresa Ticket vimos que os seguintes estabelecimentos aceitam na cidade de Santos/SP
– Lojas Saraiva
– SESC
– Teatro Coliseu
– Cine Roxy
Lembrando que: O benefício pode variar de empresa para empresa. Não sabemos ao certo quanto aos vales diferentes do da Ticket pois não achamos nenhuma informação a respeito.
Os dados deste post ainda são prematuros, todos embasados nas informações coletadas até o momento.
Eu também espero que as pessoas compartilhem desse pensamento. Obrigada e que bom que gosta do blog =)
Bjooo!
É uma boa iniciativa. Gostei! Quem sabe com o tempo não surjam melhorias e também seria bem interessante se outras pessoas pudessem utilizar, não somente se a empresa estiver vinculada né?
Adoro seus posts sempre com informações úteis! *-* Beijos Sah!