Vacina CoronaVac chega em Santos e primeira vacinada é enfermeira

As primeiras 9.560 doses da vacina CoronaVac chegaram a Santos na noite de terça-feira (19). O material ficará armazenado na Arena Santos (Vila Mathias), que funcionará como um centro de logística para distribuição. O imunizante foi enviado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e, conforme orientação expressa deste órgão, as doses serão destinadas aos profissionais de saúde que atuam diretamente no enfrentamento à covid-19 em hospitais, hospitais de campanha, unidades de pronto atendimento e Samu.

Também serão priorizados os idosos que moram em clínicas de repouso e os cuidadores que trabalham nestes locais. A expectativa é de que, nesta quarta (20), já comecem a ser disponibilizadas para as instituições de saúde.

A Prefeitura de Santos disponibilizará todo o quantitativo a ser recebido para que o grupo prioritário receba a primeira dose da imunização. O GVE confirmou que enviará uma segunda grade de vacinas para a aplicação da segunda dose neste público.

A Secretaria de Saúde de Santos disponibilizará diretamente as doses para as instituições de saúde e residenciais para idosos, que ficarão responsáveis pela aplicação das doses a este público.

Vale lembrar que a Cidade continua preparada para ampliar a capacidade de vacinação: foram adquiridos todos os insumos necessários (agulhas, seringas e caixas para descarte de perfurocortantes) para vacinar a totalidade da população santista; estão contratados 179 profissionais de saúde, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, para atuar na campanha; foi instalado um contêiner refrigerado de 40 pés para armazenar as doses de vacina.

Primeira imunizada em Santos

A enfermeira Almira Dias Marques, de 56 anos, foi a primeira moradora de Santos vacinada contra o novo coronavírus. Profissional do Pronto-Socorro da Zona da Orla e Intermediária – transformado no Centro de Testagem da covid-19 –, ela recebeu uma dose da vacina Coronavac na manhã desta quarta-feira (20), no Complexo Hospitalar dos Estivadores.

Ela, que contraiu a doença em março de 2020, conta que teve apenas sintomas leves e se disse honrada em representar os colegas no início da campanha.

“Em nenhum momento, recuamos. Não tivemos dúvidas, nem medo. Sempre arregaçamos as mangas para fazer o melhor. As pessoas precisam crer que essa é a nossa grande estratégia de salvação, acreditando na ciência, que conseguiu isso com eficácia e agilidade muito grandes”.

Nascida em Santos e formada em Enfermagem há 33 anos, ela também trabalhou no Hospital Guilherme Álvaro e na Vigilância Epidemiológica do Município. Durante a pandemia, participou ativamente da criação do Protocolo Assistencial ao Paciente e do treinamento prático para coleta de Swab (secreção nasal para exames PCR) pela equipe de Urgência e Emergência. O início da vacinação em Santos contou com a presença do governador João Doria Júnior, do prefeito Rogério Santos e da diretora de projetos estratégicos do Instituto Butantan, Cintia Lucci.

 

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *