Uma forma de cultivo tem se tornado febre recentemente, criando plantas para decoração lindas e que são fácilmente cuidadas. Sua origem, entretanto, é bem antiga. Estamos falando dos Terrarios.
Na Londres do século XIX, um médico e colecionador de plantas raras chamado Nathaniel Ward aperfeiçoou um receptáculo de vidro para guardar e transportar algumas plantas de diversos continentes. Este receptáculo acabou tornando-se conhecido como Caixa de Ward.
Esta técnica e recurso possibilitaram o desenvolvimento de muitas pesquisas, pois se compreendeu a possibilidade em organizar os grandes sistemas dentro de um pequeno recipiente (terrário) e com isto podendo transportar os microssistemas (espécies de plantas,de microfauna, produzir a fotossíntese, o ciclo da água, a atmosfera quente e úmida das florestas, ambientais).
Criadas originalmente para tentar salvar algumas plantas da terrível fumaça da revolução industrial, que permeava Londres, ele acabou tornando-se um objeto decorativo essencial para as classes mais altas da sociedade inglesa e americana. As Caixas Wardianas acabaram tornando-se “pais” tanto dos Terrarios modernos quanto dos aquários de peixes.
Hoje em dia são quase um movimento para quem curte arte botânica, porque se adaptaram às necessidades da corrida vida urbana. Não requerem grandes cuidados, mas sim o tempo que você estiver disposto a dedicar.
O universo dos terrários é tão fascinante que acabou criando grupos de entusiastas que fazem reuniões e até mesmo trocas de espécies raras. Nós ganhamos um da loja Garota Botânica, que é lindo e super simples de manter.
A Garota Botânica é uma empresa de Santos/SP, criada por uma apaixonada por plantas. Por conta de mudar de uma casa para um apartamento após seu casamento, teve que se readaptar para manter sua paixão viva. Foi aí que começou a fazer terrários em casa, e após fazer alguns cursos de aprimoramento, abriu a empresa em Março de 2018. Desde então, a empresa apresenta uma variedade incrível de terrários abertos e fechados e mini-jardins com plantas naturais, trazendo vida para casas e ambientes corporativos.
Ganhamos um terrário fechado de um musgo lindo. E é muito fácil de cuidar. É necessário deixa-lo em luz indireta, ambiente longe de janelas e luz solar. O terrário é autosustentável, não é necessário regar sempre. O musgo conforme respira expele água e com isso se reidrata. O recepiente começa a embaçar e assim podemos regar um pouco e deixar respirar por um tempo de uma hora, após isso fechamos e ele continua seu processo.
É um trabalho maravilhoso e que gostamos muito de ter aprendido mais a respeito. Para saber mais sobre a Garota Botanica e seus trabalhos acessem seu perfil do Instagram.
Leave a Comment