Tatuagem é algo que você faz para a vida toda. Por isso é importante pensar muito bem na hora de escolher o que desenhar e com quem será feito, pois o resultado pode não ser do seu agrado. Para estes casos, existem clínicas especializadas em remoção de tatuagens, um processo doloroso e que se não for feito em um local adequado pode dar mais prejuízo do que a própria tattoo.
Pensando em unir o mundo dos tatuadores com o dos médicos de remoção, a Clínica Plenna Laser, de Florianópolis, levou para a Tattoo Week SP 2014 um laser de alta performance, capaz de remover a maioria das tatuagens. Desta forma, aquela tatuagem que você se arrependia pode desaparecer em algumas sessões. A propósta do médico Eduardo Arnaut é a de formar uma parceria entre o mercado de tatuadores e clínicas de remoção, uma vez que seu equipamento é capaz de tirar as camadas mais profundas de tinta, deixando a pele sem cicatrizes e marcas para que os tatuadores possam realizar o trabalho de cobertura com mais tranquilidade. Uma maneira mais eficiente de fazer um desenho em cima de um mesmo local de uma tatuagem anterior. O médico afirma que algumas cores são mais difíceis de serem cobertas por um novo preenchimento, ocasionando mais erros na arte. Com o processo de “limpeza” da cor é possível refazer uma tatuagem nova sem falhas ou erros persistentes. E para aqueles que não querem redesenhar o local as sessões de remoção podem ser mais prolongadas até que seja removido todo o pigmento da tinta.
Pudemos conferir uma demonstração e a ação do Laser é realmente impressionante, eliminando rapidamente a pigmentação de uma folha de papel. O efeito é o mesmo na pele humana, como demonstrado por uma de suas funcionárias, que está participando do processo de remoção. A funcionária fez duas tatuagens na mesma região, uma em cima de outra e conforme vai sendo feito o processo a laser as camadas da tatuagem vão “descascando” até que ambos os desenhos sumam. O equipamento utilizado é o Laser Q-Switched, que funciona através de rápidos e poderosos pulsos de energia que visam minimizar os danos causados a pele e o paciente não sente tanta dor na hora da remoção pois o processo é rápido.
Ainda é ideal que, ao escolher uma tatuagem, você tenha certeza do que está fazendo. Mas para aqueles que se arrependeram ou mudaram de ideia no meio do caminho, esta é uma solução inovadora e bem bacana!
Confira o vídeo que o pessoal do blog gravou na feira junto ao Dr. Eduardo na demonstração do usado aparelho a laser.
Fotos: Alvaro Ramos
Video : Sarah Campos
Colaboração : Renato Cunico e Rafael Grandi
Leave a Comment