Steampunk Santos 2023

Quem nunca olhou na internet uma imagem com alguém com trajes elegantes mas com algumas partes metálicas e a clássica cartola com um óculos escuro, uma roupa digna de ter saído de um livro da revolução industrial?
Esse estilo metálico e rústico ao mesmo tempo é o famoso Steampunk mas para você que não faz ideia do que se trata aqui vai uma breve explicação.
Ao ganhar corpo nas décadas de 80 e 90 no meio da ficção científica, o movimento tem como premissa a mistura do antigo com o tecnológico, no caso fazendo menção às máquinas da revolução. Algo semelhante acontece com o cyberpunk, considerado uma vertente do steampunk, a diferença é que o primeiro trata de tecnologias do futuro, já o segundo, aborda tecnologias também, porém do passado, por isso “steam” (vapor).
Ao se analisarem as histórias literárias antigas, foi notado que alguns autores já abordavam esse tema, como Julio Verne (A volta ao mundo em 80 dias), Mary Shelley (Frankstein) e H. G. Wells (A guerra dos mundos), ícones da literatura mundial.
No Brasil esse estilo ainda não se disseminou tanto em relação a outros países, como Estados Unidos e Inglaterra, país de origem. Em nosso país o evento mais famoso do tema é o Steamcom, em Paranapiacaba – São Paulo e o outro sem dúvida é o Steampunk Santos.
Com o início em 2018, o evento tem como ideia principal, a ampla divulgação do tema, levando para as pessoas um estilo diferente ao qual elas estão acostumadas. Tendo entrada gratuita, o evento traz diversos artistas, escritores de ficção e bandas para integrarem o evento, com mostra de trabalho de ilustradores, quadrinhos, desfile de personagens criados pelos participante e venda de produtos.
Feito para todas as idades o evento tem como ideia reunir as pessoas que gostam do tema, para conversar, curtir, além de trazer novas pessoas, que por ventura se interessaram pelo tema, para um primeiro contato com o universo steampunk.
Com fluxo grande mas sem aglomerações, o evento leva as pessoas fantasiadas para andarem pelo centro da cidade, gerando curiosidade por quem passa.
Outra característica do evento são as pessoas de fora da cidade de Santos que vem para conhecer e aproveitar. Em levantamento feito dos anos anteriores revelou que 45% das pessoas eram de outras localidades.
Steampunk Santos entrou para o calendário da cidade em 2019 e desde então tivemos o início da pandemia que impossibilitou a realização, mas 2021 foi feita uma versão online, para não deixar os fãs do gênero órfãos de entretenimento. Nesta versão online tivemos a participação não só de produtores nacionais, assim como fãs de Steampunk do México e da Inglaterra.

Este evento virtual pode ser conferido no canal: https://www.youtube.com/c/SteampunkSantos

Ano passado, 2022, tivemos a volta do evento de modo presencial com a participação do cineasta Dino Menezes, falando sobre ficção e terror, da escritora Marcella Rossetti autora de livros e quadrinhos de terror e ficção, das pesquisadoras de trajes de época Juliana Lopes e Maria Eduarda e do ator e diretor Felipe Reis, entre outros nomes. 

Sendo possível contar com experiência e a parceria da Secult para viabilizar este projeto que traz benefícios culturais e sociais para Santos e região, ajudando a colocar no circuito internacional Steampunk a cidade. 

Prova disto é a matéria publicada no jornal The Steampunk Explorer: https://steampunk-explorer.com/digest/steampunk-digest-july-9-2021?fbclid=IwAR35sHaEMAPQ3a8rlUmqSWSP2GoNK8Y8uUmePY-Q4rq4y3Jb51a9BER5_Hw

 O evento está na página Steampunk Santos no Facebook e no grupo Steampunk Santos e litoral paulista, que conta com pessoas da região, de outras cidades, de outros Estados e até mesmo de outros países.

https://www.facebook.com/groups/1763816833846874/

https://www.facebook.com/steampunksantos

O evento também está no instagram:

https://www.instagram.com/steampunk_santos/

O Steampunk Santos 2023 acontece dia 27 de maio das 10h às 18h na casa da Frontaria Azulejada, Rua do Comércio 92, Valongo, Centro de Santos. A entrada é gratuita.
Esse ano com grandes novidades, como a estreia da dança Flamenca, com a equipe da maestra Denise Santoro, Taikô, os tambores japoneses, o DJ Lord A com a discoteca, palestras de oficina de moda, sketchbook, exibição de filmes, afro representatividade na ficção e uma outra estreia, a banda Verrina Mecânica.
Criada nas rodinhas do curso de cinema da faculdade em Salto/SP, Vitor Buc chama seu amigo Serginho Christo para inicarem um projeto ainda sem nome.
Inspirado no nome dado aos discursos que Cícero fazia contra o imperador Verris (verrina), a banda produz HQs, que contam a história de cada personagem da equipe, assim como as tramas deles, criando um universo dentro da própria banda.

Apresentações do evento:

1-Pirata Vitu Vitu (1 hora) 11h
2-Taiko (30 minutos) 15h
3-Dança Flamenca (30 minutos) 15h30h
4-Verrina Mecânica (30 a 45 minutos) 16h
5-Lord A (2 horas) 16h30
6-Steamplay (30 a 45 minutos)17h

Palestras do evento:

1-Maquiagem – com Rose Magalhães (1 hora)11h
2-Sketchbook- com Marcos Barolli (1 hora)13h
3-Oficina de moda- com Retrô Clube de Poços de Caldas, Irmãs Magma (1 hora)14h
4-Exibição de filmes (Dino Menezes) (1 hora)15h
5-Afro representatividade na Ficção- Com Oghan N’Thanda, Claudio Basílio e advogado Renato Azevedo (1 hora) 16h

Artits Alley
1- Kaiju
2- Gianpaollo e Márcia (Aliteração editorial)
3- Gil Mendes
4- Dino Menezes
5- Gabriel Godinho
6- Padron
7- Bárbara/Vitória e Natália
8- Heavy and salsa
9- Mari
10- Bia Fiats
11- Luiz Henrique (monstros e aventuras)
12- Ede Galileu
13- Victor Andersen
14- Heleno Drako
15- Ponciano
16- Bruna Person
17- Pamela Marins
18- Rodrigo Piovezan
19- Jefferson Costa
20- Rauda Graco
21- Gabriela Bampa
22- Quadros Criativos

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *