O novo aplicativo social do momento é o Snapchat e já conta com muitos inscritos. Trata-se de um app que funciona como rede social de interação instantânea, onde você pode publicar videos e fotos a serem vizualizadas por sua lista de seguidores e amigos. O diferencial deste app é que tudo é apagado após um período de tempo. Fotos, vídeos e mensagens não podem ser salvas após serem publicadas o que acaba passando um certo conforto para os usuários que gostam de expor conteúdos mais pessoais sem ter o medo de terem esse material publicado na internet indevidamente.
Imagem : Android Central
De início senti dificuldade em mexer no app. Ele não é tão explicativo quanto outras redes mas é tão facil de utilizar quanto, e passado o tempo de “fuçar e descobrir” peguei bem o jeito. O ponto que gostei no app é que ele tem proposta divertida e não exige edições em fotos ou alimenta status por seguidores. Quem está no mundo virtual (e tentando ser alguém dentro dele) conhece bem a guerra de popularidade entre sites e blogs, números de “curtidas” podem virar uma feira de vaidades entre as pessoas que se engajam cada vez mais para serem ouvidas e notadas. No Snapchat você pode ser mais natural, ou aprender que você pode ser natural sempre, que foi o meu caso.
Através do aplicativo estou analisando o que gosto de compartilhar com o mundo e o que as pessoas que acompanham gostam mais. Também comecei pequenos vlogs como um treino para retornar aos vídeos do canal com menos vergonha e mais ideias bacanas. E ando satisfeita em ver que consigo perder a vergonha de mostrar minha opinião em vídeo. Uma coisa é conhecerem suas opiniões, outra é te assistirem falando né? Mas a aceitação está sendo ótima e um belo incentivo para que eu coloque mais projetos em prática.
O uso do aplicativo é simples! Primeiramente você deve instalá-lo em seu celular e criar uma conta. Após isso serão sugeridos alguns perfis para você acompanhar como MTV, perfis de países e outros. Para adicionar amigos é preciso escrever corretamente o ID do mesmo. Por exemplo o meu é sahssaricando, com todas as letras minusculas. É importante conferir o nome de quem se adiciona para não errar e adicionar alguém desconhecido.
Muitas pessoas utilizam o aplicativo para dividir com outros sua intimidade. Sim! O propósito do Snapchat quase que todo é voltado para o “manda nudes” (lol) mas para mim o legal foi seguir amigos e blogueiros que gosto para descobrir o que eles fazem fora da vida profissional. As pessoas dividem momentos super variados, desde um produtos legal que compraram, onde foram passear, fazem preview de post que vão publicar em suas redes e etc etc etc.
Outro diferencial do aplicativo é o armazenamento de conteúdo. Tudo é deletado após 24 horas no ar. Fotos, vídeos e mensagens não ficam gravados no app, ou seja: é só pra ver mesmo. É possível tirar print da tela porém o dono da imagem/vídeo é notificado que aquela publicação foi printada. O objetivo é bacana e propõe controlar a qauntidade de coisas que vazam sem permissão na internet. E quando digo controle, quero dizer uma medida, não uma certeza de que seu conteúdo não possa viralizar. Por isso é sempre bom ter certeza do que você quer dividir com os outros, e não se sentir acanhado com isso.
Existem duas formas de compartilhar suas publicações: em privado para uma pessoa ou no modo Minha História, onde todos que te seguem podem visualizar o conteúdo. Existe também dois modos de perfis: modo segurança para quem você permitir te seguir e ver seu conteúdo ou o perfil aberto onde todos os interessados podem ser seguidores.
Não é possível comentar em fotos e vídeos. O chat é utilizado para conversar rápidas, e é o único modo de se comunicar com o dono do perfil que você segue. Também não é possível fazer textos longos nas publicações, existe somente um espaço para legenda e um pincel para desenhar e rabiscar.
Filme EDtv de 1999
E por que é legal? É legal porque é simples! Estamos tão acostumados a ferramentas para texto, edição, molduras e filtros em conteúdos publicados pelas redes que perdemos um pouco daquele senso real das coisas. Você grava ou tira foto de maneira amadora, como se fosse uma selfie mas sem ferramentas para editar e deixar tudo perfeito. Tem gente que faz vídeo da academia, cozinhando, correndo, andando, e até dirigindo, este último sendo até um perigo pois é uma distração no trânsito. A sensação é de um Ed TV, gravado por você mesmo. É uma inversão de costumes, ao mesmo tempo todos querem ser populares o Snapchat te deixa curtir momentos sem precisar se preocupar com essa aceitação.
The Truman Show de 1998
Lembro quando começou essa onda de vlog, do qual o nome nem era esse. Para quem não sabe vlog é a abreviação de VideoBlog e tem como temática mostrar o cotidiano das pessoas e como elas agem. É uma forma de mostrar o natural de cada um, o que pensam, sente, gostam de consumir, suas ideias e opiniões. Essa onda começou conhecida como reality show, um dos primeiros que conheço é o The Real World produzido pelo canal MTV (1992) e desde então temos programas parecidos com muitas temáticas, incluindo o tão odiado Big Brother. As pessoas gostam de compartilhar sua vida e experiencias, é uma forma que achamos para encontrarmos e nos aproximarmos de outros em comum. E juntando essa vontade de compartilhar com a necessidade de redes sociais mais dinâmicas, o Snapchat caiu no gosto das pessoas por ser diferente, simples e super rápido.
Já usa? Me segue e acompanha um pouco mais do meu dia-a-dia.
Esse vídeo alerta sobre o risco de nudes: https://www.youtube.com/watch?v=zL_KPa9sqnQ