Santos recebe ‘Virada SP’

A ‘Virada SP’ chega a Santos no final de semana de 22 e 23 de outubro e traz na programação atrações que incluem espetáculos musicais, dança, show de comédia e teatro. Planet Hemp, o ‘papito’ Supla, o reggae de Andrew Tosh e a peça ‘Sexo dos Anjos’ são alguns dos destaques. A maratona cultural acontece pela 13ª vez na Cidade. O evento é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, com parceria da Prefeitura de Santos, e tem gestão da Amigos da Arte.
A programação cultural será aberta ao público no sábado (22), a partir das 18h, com show de Planet Hemp e exibição da peça ‘Os Condenados’. O término da Virada está previsto para as 19h30 de domingo (23), com o Baile do Simonal e o monólogo ‘Riobaldo’, adaptação do livro Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. A programação estará concentrada na Praça Mauá e no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100), ambos no Centro Histórico.
Na madrugada de domingo, a cantora Ana Cañas se apresenta no Palco Mauá e interpreta o repertório do cearense Belchior. A seleção reproduz o sexto álbum de estúdio da cantora, lançado em outubro de 2021.
Já durante o dia estão concentradas as atrações internacionais. Mike Love, cantor havaiano, apresenta sua obra, que ele próprio define como “música de consciência revolucionária”. No início da tarde é a vez de Andrew Tosh, filho e sobrinho de dois ícones do reggae, Peter Tosh e Bunny Wailer respectivamente. Na sequência, sobem ao palco os jamaicanos The Skatalites, na ativa desde os anos 60, uma das primeiras bandas do movimento Ska, gênero musical que teve a sua origem na Jamaica no final da década de 1950.
O Baile do Simonal traz Paula Lima para cantar hits como ‘Sá Marina’, ‘País Tropical’, ‘Nem vem que não tem’, gravadas pelo cantor e compositor carioca Wílson Simonal, ícone da ‘black music’ no Brasil nos anos 1960 e 1970.
“O programa Virada SP amplia o grau de acesso da população a uma programação cultural de grande qualidade em todas as regiões de São Paulo”, afirma Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
ATRAÇÕES TEATRAIS
O Teatro Guarany recebe a única programação da Virada SP Santos liberada apenas para maiores de 16 anos, ‘Sexo dos Anjos’. A peça busca refletir a morte e a existência humana por meio do diálogo entre duas personagens, vividas pelas atrizes Kate Hansen e Liza Vieira. Escrita por Flávio de Souza, com direção de Jairo Mattos, a produção incentiva a participação do público e surpreende pelo desfecho.
Ainda no Guarany, o humorista Ítalo Sena apresenta o espetáculo de stand up ‘Mostrando Meu Trabalho’, no qual fala sobre a vida pessoal e as situações inusitadas que passa quando é reconhecido.
As crianças também foram contempladas pela programação da Virada. ‘O Grande Tesouro’, um musical interativo da Cia Márcio Araujo, promete fazer a alegria da plateia com manipulação de bonecos em uma divertida caça ao tesouro.
“Nossa cidade tem uma longa relação com a Virada SP, e este ano vamos manter a tradição de receber grandes e variados espetáculos em nosso Centro Histórico. Serão dois dias de muita diversão e arte.”, declara o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal.
VIRADA SP
A Virada SP é uma maratona de arte e cultura com apresentações de linguagens variadas realizadas por artistas e grupos consagrados regional, nacional e internacionalmente. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público. Em 2020 e 2021, o evento assumiu o formato virtual, em função do isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, mas manteve a parceria com cidades selecionadas, sempre por meio de chamadas públicas realizadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP.
Programação
Palco Mauá – Praça Mauá s/nº, Centro
Sábado (22/10)
18h – Planet Hemp
20h30 – Supla
23h – Zimbra
Domingo (23/10)
1h30 – Ana Cañas canta Belchior
12h – Mike Love
13h – Andrew Tosh
15h30 – Skatalites
18h – Baile do Simonal + Paula Lima
Teatro Guarany – Praça dos Andradas, 100, Centro
Sábado (22/10)
18h – Os Condenados – Os Satyros
22h – Sexo dos Anjos – Kate Hansen e Liza Vieira
Domingo (23/10)
0h – Ítalo Sena em: Mostrando Meu Trabalho – Stand up
11h – O Grande Tesouro – Cia Márcio Araujo (infantil)
15h – Grupo Dança e Coral Inclusivo TamTam
18h – Riobaldo – Adaptação do Livro Grande Sertão: Veredas, monólogo de Gilson de Barros

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *