3º Santos Film Fest – Programação Completa

O 3º Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos divulga a lista de filmes selecionados e convidados para a programação que ocorrerá de 28 de agosto a 5 de setembro em 15 espaços de Santos: Cine Roxy 5, Cine Roxy 4, Cine Arte Posto 4, Cine ZN, Museu da Imagem e do Som de Santos, Cinemateca de Santos, Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, São Judas Campos Unimonte, Estação da Cidadania, Instituto Arte no Dique, Open House Idiomas, Shopping Pátio Iporanga e Sesc Santos.

TEMAS

Nesta edição, o projeto organizado por André Azenha e Paula Cagnani abordará os temas “Qual Mundo Desejamos?”, tendo em vista a necessidade de reflexão e debate em torno questão fundamentais como inclusão, tolerância, diversidade, respeito às diferenças, partindo dos 17 Objetivos da Agenda 2030 da ONU, e“Maratone com a gente no cinema”, entendendo a importância do cinema como espaço para reunião de pessoas, de troca de ideias, visões de mundo, ferramenta para a promoção da cultura, da educação.

HOMENAGENS

Por isso, o festival homenageia o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, santista de nascimento, que já assistiu mais de 53 mil filmes e cobriu 35 cerimônias do Oscar, sendo pioneiro de diversas maneiras em sua profissão, e a cineasta Eliane Caffé, cuja filmografia aborda questões relativas ao direito de moradia, de identidade, do tratamento dado a refugiados, sejam eles os estrangeiros que chegam ao Brasil, ou os próprios brasileiros que são obrigados a deixar suas terras ou buscam estabelecer-se em espaços em desuso.

Abertura: Rubens estará na abertura do festival, em 28 de agosto, 20h30, no Cine Roxy 5, quando receberá o troféu Luciano Quirino, das mãos do próprio ator santista hoje residente no Rio de Janeiro. Na ocasião também será exibido o curta-metragem “Eu Preciso Destas Palavras Escrita”, sobre Artur Bispo do Rosário, dirigido por Milena Manfredini e Raquel Fernandes e estrelado por Luciano. A noite será encerrada com intervenção artística surpresa do projeto Santo de Casa. No dia 29, 20h, Rubens e Luciano participam do bate-papo “Santistas do Mundo”, no auditório da São Judas Campus Unimonte, com mediação do crítico de cinema Waldemar Lopes. Ainda dia 29, mais cedo, 17h, será inaugurada no Shopping Pátio Iporanga a exposição “Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema”, com acervo pessoal do crítico. Durante a exposição, será distribuído um livreto de 70 páginas com uma entrevista biográfica de Rubens Ewald Filho, de tiragem limitada.

Eliane Caffé – Eliane marcará presente em 3 de setembro, uma segunda-feira à tarde, quando apresentará o longa “Era o Hotel Cambridge” e receberá o troféu Ondina Clais, das mãos da atriz. O festival exibirá outro filme emblemático da cineasta, “Narradores de Javé”.

FILMES

Foi o primeiro ano em que o SFF abriu inscrições para curtas, médias e longas-metragens. Dez curtas, quatro médias e seis longas foram selecionados para a mostra do Voto Popular – Troféu Rubens Ewald Filho. Foram selecionados também produções para a mostra Humanidades e sessões especiais. Ao todo, o festival exibirá mais de 90 produções que representam 14 cidades de nove estados brasileiros e, além do Brasil, de outros oito países: Cordisburgo (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Guarujá (SP) Juazeiro do Norte (CE), Natal (RN), Nazaré (BA)Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), São Carlos (SP), São Vicente (SP), e Sorocaba (SP). As produções estrangeiras estão representadas por Alemanha, Bélgica, Canadá, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Suécia. Filmes brasileiros e estrangeiros integrantes da programação foram selecionados a partir de parcerias com distribuidoras de filmes,Consulado-Geral do Canadá, Consulado-Geral da Suécia, Institut Français, Cinemateca Francesa e Ambassade De France.

Serão realizadas seis pré-estreias e estreias: “Benzinho”, “Ferrugem”, SP: Crônicas de uma Cidade Real”, “Odinei Ribeiro: O Narrador de Emoções” “Yonlu” e “Crô em Família”. Marcarão presenças diretores, produtores e atores: já confirmados, além de Rubens, Eliane, Luciano e Ondina, estão Virginia Cavendish (que apresenta o filme “Através da Sombra”, de Walter Lima Jr.), o diretor Elder Fraga atores de “Crônicas…”, Germano Pereira, Renata Giovannetti, Elvis delBagno (que terá dois filmes exibidos, “O Homem da Cabeça de Laranja” adaptação do conto “The Killers”, de Ernest Hemingway e do fan film “Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo”), Marcus Garrett (de “1983: O Ano dos Videogames no Brasil”), entre outros. Na noite de encerramento ainda será exibida a cópia restaurada de “Oito e Meio”, de Federico Fellini.

AGENDA 2030 DA ONU

Santos, Roma, Sydney e outras dez cidades da Europa e Ásia fazem parte do seleto grupo de Cidades Criativas do Cinema da UNESCO. Após rigoroso processo deavaliação realizado em 2015, Santos passou a ser a única Cidade Cinema das Américas, juntando- se ao grupo de 180 cidades de todo o mundo que se destacam comocriativas em sete campos: cinema, artesanato, design, música, literatura, mídia arte e gastronomia.

Em 2004 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) criou a Rede de Cidades Criativas da UNESCO para promover acooperação entre as cidades que identificaram a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Nesta linha, em 2015, os 193Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 objetivos, os ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) e 169 metas, representando um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, os três pilares dasustentabilidade, com objetivos econômicos, sociais e ambientais, fortalecendo a paz universal.

O destaque da Agenda 2030 reside no fato de que pela primeira vez há referência à cultura na agenda internacional de desenvolvimento. Ao ambicionar, no Objetivo 11, as cidades inclusivas, seguras, resilientes  e  sustentáveis, a Agenda 2030  também colocou a salvaguarda e a promoção da cultura como fins em si mesmas, permeando todosos demais ODSs, como o trabalho decente, o crescimento econômico, a redução das desigualdades, o meio ambiente, a promoção da igualdade de gênero.

“A cultura prepara o caminho para o desenvolvimento centrado em pessoas. Assim, o Santos Film Fest, que objetiva democratizar o acesso ao cinema, à cultura  e  formar público, aproximando profissionais do audiovisual e o público (ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura e ODS 10: “Redução das Desigualdades”), ampliar a visão do cinema como mídia educativa (ODS 4: “educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem”), assim como promover o diálogopara a cidadania sobre a pluralidade cultural e social (ODS 17: ‘Paz, Justiça e Instituições Eficazes’), tem um papel fundamental na implementação da agenda no nívellocal. Não menos importante são as oficinas que serão ministradas, reforçando a oferta formativa e os temas que serão discutidos na edição 2018 do festival, relativos àsmudanças climáticas e alimentação sustentável, dentre outros, fomentando o debate sobre ODSs de extrema relevância”, ressalta Niedja Santos, do Escritório de Inovação Econômica da Prefeitura de Santos.

“É um grande marco o fato de um festival de cinema como o Santos Film Fest, na única cidade criativa do cinema das Américas, assuma a liderança na discussão do papelda cultura na implementação da Agenda 2030, inspirando não só outros festivais culturais de Santos, cidade que respira cultura em suas ruas e praças, mas também ações de cunho cultural, social e educacional”, afirma Niedja.

WORKSHOPS E BATE-PAPOS

O Santos Film Fest terá, novamente, uma série de workshops e bate-papos com profissionais de cinema, sempre gratuitos.

Nos dias 3 e 4 de setembro, na Estação da Cidadania, ocorre o “Workshop sobre Cinema e Direitos Universais da Criança”, promovido por Cristina Mekitarian, coordenadora do coletivo edUc21, que trabalha para fomentar o conhecimento sobre os artigos da Declaração Universal dos Direitos da Criança através do estudo dos filmes de animação da coleção canadense Direitos do Coração, da National film Board of Canada. A ação é em parceria com o Consulado Geral do Canadá. “Realizaremos duas ações importantes pela difusão dos Direitos Universais da Criança. Com os filmes da ‘Coco’, ‘Para ver o Mundo’ e ‘Por que?’, capacitaremos crianças – entre 5 e 17 anos –, professores e educadores. Tanto a capacitação de crianças quanto a de professores será realizada por meio da análise imagética dos filmes – cada qual adequado ao seu público –, para reflexão frente à convergência com os correspondentes artigos da Convenção. Além disso, os participantes multiplicadores, professores e educadores, em grupo, produzirão filmes – de 1 a 3 minutos, com o uso de celulares, em gravação contínua e sem cortes – para representarem sua expressão no que se refere aos Direitos Universais da Criança estudados. Democraticamente, os participantes elegerão um dos filmes produzidos, e o grupo correspondente realizará uma atividade de uma hora com as crianças de escolas públicas da cidade de Santos, com as quais o edUc21 estará. Estas crianças, por sua vez, além de refletirem conosco sobre os conteúdos dos filmes estudados, produzirão desenhos para expressarem seus direitos, e as imagens irão compor um mural desta expressão”, explica Cristina.

A programação formativa do Santos Film Fest contará também com: o curso de desenho “Superman 80 Anos”, ministrado por Emílio Baraçal no Shopping Pátio Iporanga, em 1º e 2 de setembro, sempre das 16h ás 19h; “O Cinema Musical em Hollywood”, com Waldemar Lopes na Open House Idiomas, em 1º de setembro, das 10h às 12h e de 14h às 16h; as oficinas formativas Marketing Cultural, tire sua ideia do papel”, com Felipe Seguro e Marcos V. do Santos (Selo Criativo); e na São Judas Campus Unimonte, as oficinas de Fotografia, Introdução à Edição, introdução a Captação de som, Introdução a Animação e introdução à Linguagem Audiovisual. Detalhes sobre as inscrições, dias e horários destas oficinas, no site www.santosfilmfest.com.

Na São Judas Campus Unimonte rolam os bate-papos “Distribuição de filmes no Brasil”, com representantes de distribuidoras, 3 de setembro, 10h, e “Produção Independente de filmes no Brasil”, com cineastas Diego da Costa (“Os Caubóis do Apocalipse”) e Bia Fioretti (“Nascer nas Prisões”), 4 de setembro, 10h.

Na Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues, em 1º de setembro, 17h, acontece o bate-papo “Representatividade na Cultura Pop: Filmes, Séries e Quadrinhos”, com a pesquisadora e colaboradora do site Minas Nerds, Dani Marino, Claudio Roberto Basílio (um dos organizadores da Santos Comic Expo) e mediação deSarah Campos (blog Sahssaricando). Uma hora antes tem abertura da exposição homônima, que reúne mais de vinte artes feitas por quadrinistas de todo o Brasil, com curadoria de Renatinho Santos.

Na Cinescola Querô ocorrerão dois bate-papos: terça, 4 de setembro, das 16h às 18h, “Animação no Brasil”, com Marcelo de Moura, produtor e diretor do premiadoLightstar Studios. E quarta, 5 de setembro, das 10h às 12h, “Mulheres no Audiovisual”, com as cineasta Maristela Bizarro e Vitória Felipe, e mediação de Suzane Frutuoso(plataforma Mulheres Ágeis).

LANÇAMENTOS DE LIVROS

O festival contará com dois lançamentos de livros seguidos de bate-papos com seus respectivos autores, no Sesc Santos. Quarta, 29 de agosto, 19h, “Cinema Explícito”, de Rodrigo Gerace; e quinta-feira, 30 de agosto, no mesmo horário, “Sétima Arte: O Culto Moderno”, de Ismael Xavier, com mediação de Adilson Mendes.

INAUGURAÇÃO DA GIBITECA DO ARTE NO DIQUE

Após uma campanha de arrecadação de gibis que durou quase quatro meses e mais de 5 mil publicações arrecadadas, será inaugurada em 1º de setembro, com evento da 9h às 12h, a primeira Gibiteca do Instituto Arte no Dique. A ação teve parceria da Santos Comic Expo, principal convenção de histórias em quadrinhos do litoral paulista. No evento haverá apresentação de cosplayers e o projeto Adote um Gibi, com distribuição gratuita para as crianças da comunidade.

Dentro do universo geek, o festival terá o show “Soundtracks – Dos anos 60 aos 90”, com a banda The Classics, sexta, 31, 20h, no Pátio Iporanga. Uma hora antes será inaugurada a exposição “Superman 80 Anos – Homenagem de Super-fãs”, com fotos dos filmes e séries do personagem, gibis, DVDs, figuras de ação, etc. Ainda sobre o Homem de Aço, no domingo, 2 de setembro, 16h,  o público poderá conferir “A importância do Superman dos Irmãos Fleischer”, pioneira série de animação exibida nas matinês cinematográficas dos EUA e muito à frente de sua época.

PROGRAMAÇÃO:

TERÇA-FEIRA I 28 DE AGOSTO

19h – Cine Café

Esquenta Santos Film Fest

20h30 – Cine Roxy 5

Abertura do Festival

– Cerimonial
– Exibição de vídeo sobre Cidades Criativas: Santos, Busan (Coréia do Sul) e Frutillar (Chile)
– Exibição do filme Eu Preciso Destas Palavras Escrita de, Milena Manfredini e Raquel Fernandes, 2017, 20’ (RJ), com presença do ator Luciano Quirino
– Homenagem Rubens Ewald Filho

– Projeto Santo de Casa com Rogério Baraquet – violão e voz, Ruth Menezes – teclado, Vanne Freire – voz, Juliana Soul’za – voz, Dodô Arruda. – bateria.

QUARTA-FEIRA I 29 DE AGOSTO

14h – Museu da Imagem e do Som

A Cidade Onde Envelheço, (2017), de Marília Rocha, Brasil/Portugal 99`

14h – São Judas Campos Unimonte – Lab. Mac – 20 vagas

 Oficina de Edição de Vídeo, com Victor Hugo e Gabriel Melo

16h30 – Museu da Imagem e do Som

O Centenário Que Fugiu Pela Janela e Desapareceu, (2014), de Felix Herngren, Suécia, 114`

17h30 –  Museu da Imagem e do Som

Uma Escolha (Mercy’s Blessing), de May Taherzadeh, França, 30`

Quando Shirley encontra Florence, (1994), Canadá, 27`

15h – Estação Cidadania

Sessão Educativa

17h – Shopping Patio Iporanga

Exposição Rubens Ewald Filho – Vida de Cinema

18h30 – Estação Cidadania

Lou (2016) de Cordula Kablitz-Post, 113`, Alemanha/Suiça

19h –  Sesc Santos – Auditório

Lançamento do Livro Cinema Explicito e bate-papo com o autor Rodrigo Gerace.

19h – Cine Roxy 4 – Mostra Voto Popular Troféu Rubens Ewald Filho

Turma da Mônica – Gerações, de Paula Luana Maia, 22’51’’ (Guarujá, SP)

Em Algum Lugar Amanhã, de André Diqueira, 24’59’’ (Curitiba (PR)

Henfil, de Angela Zoé, 75’ (Rio de Janeiro, RJ)

20h – Cine Café

Esquenta Santos Film Fest

20h – São Judas Campus Unimonte

Bate-papo Santistas do Mundo com Rubens Ewald Filho e Luciano Quirino. Mediação Waldemar Lopes

21h30 – Cine Roxy 5 – Mostra Voto Popular Troféu Rubens Ewald Filho

Lá do Alto, de Luciano Vidigal, 8’47’’ (Rio de Janeiro, RJ)

Vidas Cinzas, de Leonardo Martinelli, 15’ (Rio de Janeiro, RJ)

A Fera na Selva, de Paulo Betti, Eliane Giardini e Paulo Escorel, 75’ (Sorocaba, SP)

QUINTA-FEIRA I 30 DE AGOSTO

14h – Cine ZN

Sessão Infantil

14h – São Judas Campus Unimonte – Estúdio
Oficina de Fotografia, com Arthur de Abreu e Fabio Gonçalves

15h – Estação Cidadania

Sessão Educativa

16h – Cine Arte Posto 4 –  Mostra Humanidades

A Caixa, de Thais Maynara, 10`46“ (Santos, SP)

Em Busca de Fellini (In Search of Fellini , 2017), de Taron Lexton, EUA, 93’

18h30 –  Estação Cidadania

Uma Razão Para Recomeçar (2016), de Drew Waters, EUA, 88`

18h30 – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades

À La Cida, de Lucas Santiago Rosa, 13`09“ (Fortaleza, CE)

Hotel Terapêutico (Hotell, 2013), de Lisa Langseth, 93’. Suécia

19h – Sesc Santos

Lançamento do Livro Sétima Arte: O Culto Moderno e bate-papo com Ismael Xavier e Adilson Mendes

19h – Cine Roxy 4 – Mostra Voto Popular – Troféu Rubens Ewald Filho

E Agora Me Calo de Vez, de Marco Bravo e Candé Faria, 19’ (Porto Alegre, RS)

Pré-estreia – Ferrugem, de Aly Muritiba, 99’, com presenças de membros da produção.

20h – Cine Café

Esquenta Santos Film Fest

21h –  Cine Arte Posto 4 –  Mostra Humanidades

A Rua das Casas Surdas, de Gabriel Mayer e Flavio Costa, 7`56“ (Porto Alegre, RS)

Kabadio – O Tempo Não Tem Pressa, Anda Descalço (2017), de Daniel Leite, Brasil ,95’

21h30 – Cine Roxy 5 –  Mostra Voto Popular Troféu Rubens Ewald Filho

Ciclos, de Juliana Gomes e Luiz Roberto Penereiro, 17’11’’ (São Vicente, SP)

Pré-estreia – SP: Crônicas de uma Cidade Real, de Elder Fraga, 100’, com presença do diretor e elenco.

SEXTA-FEIRA I 31 DE AGOSTO

10h – Museu da Imagem e do Som de Santos

1983: O Ano dos Videogames no Brasil, de Marcus Garrett e Artur Palma, 143’19’’, com presença do diretor Marcus Garrett.

11h30 – São Judas Campus Unimonte – Estúdio
Oficina de Efeitos Especiais, com Delson Gomes

14h – Cine ZN

Sessão Infantil

15h – Estação Cidadania
Sessão educativa

15h30 – Museu da Imagem e do Som
Duas Garotas Românticas (Les Demoiselles de Rochefort (1967), de Jacques Demy, França, 120’

16h – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
Alô Maman, de Michely Ascari, 11` (Goiânia, GO)
Escolhas, de Patrícia Evans, 6`40“ (Curitiba, PR)
No Clima de Melville (In the Mood For Melville, França), de Benjamin Clavel, França, 58’

18h30 – Estação Cidadania
As Duas Irenes (2017) de Fabio Meira, Brasil, 89`

18h30 – Museu da Imagem e do Som
Um Deles, (2000), Canadá, 25`
Mapas Afetivos – São Paulo, (2018), Brasil, 50`

18h30 – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
A Cava é Cova, de Leandro Olimpio da Rocha, 8`12“ (Santos, SP)
Um Jogo Sério (Den allvarsamma leken, 2016), de Pernilla August, Suécia, 115’

19h – Cine Roxy 4 – Mostra Voto Popular Troféu Rubens Ewald Filho
Intocável, de Matheus Madeiros, 17’ (Goiânia, GO)
Sessão Especial
Através das Sombras (2016), de Walter Lima Jr., 100’, com presença da atriz Virginia Cavendish

19h – Shopping Patio Iporanga
Exposição Superman 80 anos: Homenagem de Super-fãs

20h – Cine Café
Esquenta Santos Film Fest

20h – Shopping Patio Iporanga – Praça de Alimentação
“SoundTracks” dos anos 60`s aos 90`s – Trilhas de cinema com The Classics

21h – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
Em Torno do Sol, de Julio Castro e Vlamir Cruz de Medeiros, 12` (Natal, RN)
Batom Vermelho, de Luiz Antônio Souza Campos e Lucas Nascimento, 17`02“ (São Paulo, SP)
Tempestade (Tempéte, 2016), de Samuel Collardey, França, 2016, 1´29“
21h30 – Cine Roxy 5 – Mostra Voto Popular Troféu Rubens Ewald Filho
Sessão Especial, de Gabriela Queiroz, 20’ Fortaleza, (CE)
Estreia – Benzinho, (2018), de Gustavo Pizzi, 95’

23h – Cine Arte Posto 4 – Sessão Coruja
Invadindo Bergmam (Trespassing Bergman), 2013, de Jane Magnusson, Hynek Pallas, 107`

SÁBADO I 01 DE SETEMBRO

10h – Arte no Dique
Inauguração da Gibiteca do Arte no Dique
Projeto Adote um Gibi

10h às 12h – Open House Idiomas
Workshop O Cinema Musical em Hollywood, com Waldemar Lopes

14h às 16h – Open House Idiomas
Workshop O Cinema Musical em Hollywood, com Waldemar Lopes

16h – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
Candeias, de Ythallo Demys Bezerra Rodrigues e Reginaldo Farias, 19`17“ (Juazeiro do Norte, CE)
Paris à Branca (Paris La Blanche, 2017), de Lidia Terki, França, 83’

16h – Sesc Santos – Auditório
Eu Quero Ir para Casa (2018) de Paradigma Produções

16h – 18h Shopping Pátio Iporanga
Oficina de desenho – Superman 80 anos com Emilio Baraçal

16h – Cine Roxy 4 – Mostra Voto Popular Troféu Rubens Ewald Filho
Esconde-Esconde, de Luciana Bollina e Luis Felipe Mendes, 5’40’’ (Rio de Janeiro, RJ)
A Poesia Não Quer Sair do Esqueleto, de Daniel Santiso e Max William Morais, 21’ (Rio de Janeiro, RJ)
A Mais Briosa – Um Amor 100 Divisão, de Guilherme Bernardo, 90’ (Santos, SP)

16h – Gibiteca de Santos
Abertura da Exposição Representatividade na Cultura Pop: filmes, séries e quadrinhos. Curadoria: Renatinho Santos

17h – Gibiteca de Santos
Bate-papo – Representatividade na Cultura pop – Cinema, séries e quadrinhos, com Dani Marino, Claudio Roberto Basílio (Santos Comic Expo) e mediação de Sarah Campos

18h30 – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
Dia de Feira, de Wladimir Cruz, 10`06“ (São Vicente, SP)
Animal Político (2016), de Tião, Brasil, 72’

21h – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
O Homem da Cabeça de Laranja (2016), de Elvis delBagno, 108’, com presença do diretor

22h45 – Cine Arte Posto 4
Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo (fan film, 2014), de Elvis delBagno, 88’, com presença do diretor

23h59 – Cinemateca de Santos
Virada cinematográfica com café da manhã
Os Chefões Piraram (Big Boys Gone Bananas!, 2011), de Fredrik Gertten, Suécia, 87’
The Last Sentence (Dom över död man, 2012), de Jan Troell, Suécia, 124’
+ filme surpresa

DOMINGO I 02 DE SETEMBRO

16h – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
Cine Rio Branco, de Eudaldo Monção Rocha Junior, 18` (Nazaré, BA)
Anchieta, de Marcelo Pereira dos Santos e Victoria Andreia, 11` (São Vicente, SP)
O Efeito Aquático (L’effet aquatique, 2016), de Sólveig Anspach e Jean-Luc Gaget, França, 83’

16h – 18h Shopping Pátio Iporanga
Oficina de desenho – Superman 80 anos com Emilio Baraçal

16h – Sesc Santos – Auditório
Nossos Mortos Têm Voz (2018), de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa.

16h – Gibiteca de Santos
A importância do Superman dos Irmãos Fleischer

18h30 – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
O que Estamos Esperando? (Qu’est Ce Qu’on Attend?, 2016), de Marie-Monique Robin, França, 119’

21h – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
Elipse do Tempo, de Luan Menezes Moreno, 15` (Rio de Janeiro, RJ)
Verão Eterno (Odödliga/Eternal Summer, 2015), de Andreas Öhman, Suécia, 106’

SEGUNDA-FEIRA I 03 DE SETEMBRO

10h – São Judas Campus Unimonte
Bate-papo Distribuição de filmes no Brasil. Presença de representantes de distribuidoras.

14h – Museu da Imagem e do Som
A Horta do Meu Avô, Le potager de mon grand-père (2016), de Martin Esposito, França 80`

14h – São Judas Campus Unimonte – Estúdio
Oficina de Pré-produção de Animação, com Produtora Planeta Anão

16h – Museu da Imagem e do Som
A Garota que Salvou a Minha Vida, The Girl Who Saved My Life,(2016) de Hogir Hirori, Suécia, 79`

15h às 19h – Estação Cidadania
Workshop sobre cinema e difusão dos Direitos Universais da Criança para educadores, ministrada por Cristina Mekitarian e promovida pela Embaixada do Canadá e Conselho Nacional de Filme do Canadá (NFB/ONF).
Vagas limitadas.

16h – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
Estamos Todos Aqui, de Rafael Mellim e Chico Santos, 19` (São Paulo, SP)
Nascer nas prisões (2017) de Bia Fioretti, com presença da diretora.

18h – Estação Cidadania
Vermelho Russo (2016), de Charly Braun, Brasil, 90`

18h30 – Museu da Imagem e do Som
Um Novo Capitalismo, (2017), Brasil, 76`

18h30 – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
Homenagem Eliane Caffé
Era o Hotel Cambridge, 2016, 90`09“ com presença da diretora Eliane Caffé.

19h – Cine Roxy 4 – Mostra Voto Popular Troféu Rubens Ewald Filho
Alma Bandida, de Marco Antônio Pereira, 15’ (Cordisburgo, MG)
O Homem do Saco, de Christian Savi e Luiz Fernando Coutinho, 23’41’’ (São Carlos, SP)
Sailing Band, de Denis Nielsen, 74’ (São Paulo, SP)

20h – Cine Café
Esquenta Santos Film Fest
21h – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
Você Só Dá Aula?, de Fabiano Keller, 19`40“ (Santos, SP)
Cowboys do Apocalipse (2017), 85`, de Diego da Costa, com presença do diretor

21h30 – Cine Roxy 5 – Mostra Voto Popular Troféu Rubens Ewald Filho
Estigma, de Levi Elionai, 8’42’’ (Santos, SP)
Amores de Chumbo, de Tuca Siqueira, 98’, (PE)

TERÇA-FEIRA I 04 DE SETEMBRO

10h – São Judas Campus Unimonte
Bate-papo Produção Independente de filmes no Brasil, com cineastas Diego da Costa (Os Caubóis do Apocalipse) e Bia Fioretti (Nascer nas Prisões)

10h – Estação Cidadania
Workshop sobre cinema e difusão dos Direitos Universais da Criança para estudante, ministrada por Cristina Mekitarian e promovida pela Embaixada do Canadá e Conselho Nacional de Filme do Canadá (NFB/ONF).
Vagas limitadas.

14h – Cine Roxy 4
Pré-estreia do filme Yonlu, de Hique Montanari, 90’

14h – Museu da Imagem e do Som
Como é Bom Ser Bom, de Carlos Oliveira, 29’ (Santos, SP)
Os Canais de Saturnino, de Carlos Oliveira, 29’ (Santos, SP)
Paranapuã, de Leonardo Coffani Sabanay, 30’ (Santos, SP)

14h – São Judas Campus Unimonte – Estúdio
Oficina de Som, com Marcelo Colmenero e Marcelo Pereira

15h – Estação Cidadania
Sessão educativa

16h – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
O Vestido de Myriam, de Lucas H. Rossi, 15` (Rio de janeiro, RJ)
O Analfabeto Político, de André dos Santos, 14`43“ (São Paulo, SP)
My Prairie Home (2013), de Chelsea McMullan, Canadá, 76’
16h ás 18h – Instituto Querô
Bate-papo Animação no Brasil com Marcelo de Moura, produtor e diretor da Lightstar Studios

18h30 – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
Narradores de Javé, de Eliane Caffé, 2003, 130` (Brasil).

18h30 – Estação Cidadania
Com Yoda a Minha Força, De toutes mes forces (2016), de Chad Chenouga, França, 96`

19h – Cine Roxy 4 – Mostra Voto Popular Troféu Rubens Ewald Filho
Lá do Alto, de Luciano Vidigal, 8’47’’ (Rio de Janeiro, RJ)
Como Você Me Vê, de Felipe Bond, 113’ Rio de Janeiro, RJ)

20h – Cine Café
Esquenta Santos Film Fest

21h – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
Por Conta da Casa, de Flavio Costa, 14`55“ (Porto Alegre, RS)
Martha e Nikki (Martha & Niki , 2016), de Tora Mårtens, Suécia, 90’

21h30 – Cine Roxy 5 – Mostra Voto Popular Troféu Rubens Ewald Filho
Ao Final da Conversa Eles Se Despedem com um Abraço, de Renam Brandão, 20’ (Rio de Janeiro, EJ)
Pré-estreia – Odinei Ribeiro: O Narrador de Emoções, de Germano Pereira e Renata Giovannetti, (2018) 90’, com presença dos diretores, do produtor Rubens Ewald Filho e de Odinei Ribeiro

QUARTA-FEIRA I 05 DE SETEMBRO

10h – Cinescola Querô
Bate-papo Mulheres no Audiovisual, com Maristela Bizarro (diretora de Imagem Mulher), Vitória Felipe (cineasta), mediação de Suzane Frutuoso (Mulheres Ágeis).

14h – São Judas Campus Unimonte – Estúdio
Oficina de Introdução a Linguagem Audiovisual, com Victoria Andria, Juliana Gomes e Luiz Penereiro.

16h – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
Mar de Monstro, de Isabella Raposo, 18`57“ (Rio de janeiro, RJ)
Jonas e o Circo sem Lona (2015), de Paula Gomes, Brasil, 81’

18h30 – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
50 São os Novos 30 (Marie-Francine, 2018), de Valkérie Lemecier, França/Bélgica, 95’

18h30 – Cine Roxy 5
Entrega dos prêmios Troféu Rubens Ewald Filho
8½ (1963), de Federico Fellini, Itália/ França, 138’

21h – Cine Arte Posto 4 – Mostra Humanidades
A Livraria (The Bookshop, 2017), de Isabel Coixet, Reino Unido / Espanha / Alemanha, 113’

20h – Cine Café
Esquenta Santos Film Fest

21h30 – Cine Roxy 5
Pré-estreia – Crô em Família, de Cininha de Paula, 2018. Com presença de membros da equipe.

ENDEREÇOS:
– Cine Arte Posto 4 | Av. Vicente de Carvalho, Gonzaga, próximo ao canal 3.
– Cine Roxy 4 | Av. Ana Costa, 465, Pátio Iporanga, Gonzaga.
– Cine Roxy 5 | Av. Ana Costa, 443, Gonzaga.
– Cine ZN | Av. Afonso Schmidt, s/n, Areia Branca, no Centro Cultural da Zona Noroeste.
– Cinemateca de Santos | Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande.
– Cinescola Querô | Praça Rui Ribeiro Couto, s/nº, Vila Nova.
– Estação da Cidadania/Fórum da Cidadania | Av. Ana Costa, 340, Campo grande.
– Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes | Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n, Posto 5, Boqueirão.
– Instituto Arte no Dique | Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube.
– Museu da Imagem e do Som de Santos | Av. Pinheiro Machado, 48, térreo, Vila Mathias.
– Open House Idiomas | Rua Clay Presgrave do Amaral, 15, Gonzaga.
– São Judas Campos Unimonte | Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias.
– Sesc antos | Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.
– Shopping Pátio Iporanga | Av. Ana Costa, 465, Gonzaga.
– The House Coworking | Rua Luiz Suplicy, 31, Gonzaga.

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *