Não é segredo que a maioria dos blogs tem uma aceitação grande quando o assunto é Look Do Dia. É bom para a blogueira, que pode expressar quem ela é e como ela se comporta em seu dia a dia, é bom para marcas relacionadas a moda, que podem apostar nessas garotas estilosas e mostrarem suas novidades e é bom para as leitoras que se inspiram nas tendências e dicas que aprendem em blogs. Mas por quê tem vezes que gera tanta polêmica falar do que estão vestindo por aí?
Um caso relativamente recente foi sobre o vestido da Anitta para ir a um casamento. Ela usou um vestido preto longo assinado pela Versace para a Riachuelo. A polêmica começou com o valor do vestido, que era barato e vinha de uma loja de departamento. Em seguida a crítica aumentou pois Anitta sempre abusa de decotes e mostra suas curvas. Mas daí eu me pergunto, e daí?
A gente sabe que revistas de fofoca e moda vivem de mostrar o que celebridades e pessoas da alta elite usam. Mas o curioso é que a maior crítica negativa não é instituída por esses formadores de opinião, e sim pelos leitores. Comentários que beiram o maldoso, munidos de raiva e falta de respeito para com quem estampa a imagem, como se esse estivesse fazendo uma afronta aos olhos do mundo. Mas por quê esse comportamento tão agressivo? Será que estamos em uma posição favorável a julgar quem divulga sua imagem? E se estamos, precisa ser desse jeito?
Antes de ser blogueira, sou leitora. Acompanho todos esses sites e blogs de garotas poderosíssimas que estampam capas de revistas, criam coleções para lojas e ganham produtos de maquiagens relacionados a seus blogs. É um mundo dominado por garotas! Elas ditam a moda, apresentam a vontade do público e acabam revolucionando a indústria, que sempre tem que se atualizar para acompanhar as andanças das Blogueiras de Moda.
É bacana? Claro que é! Ao mesmo tempo que a gente não aguenta mais ver as mesmas poses sendo replicadas , mesmo tipos de roupas sendo copiados e mesma quantidade de marcas criando os mesmo tipos de cosméticos temos que agradecer a uma coisa: VARIEDADE e ACESSO FÁCIL.
Variedade no quesito que, uma trend ser apresentada em um catálogo usado por modelos e cheio de efeito nas fotos (chamadas fotos de demonstração), por garotas mais reais (fotos de editorial) e pelas outras garotas fãs de moda (look do dia). Hoje em dia é possível saber de vários angulos como uma roupa é confortável, sua numeração, como pode ser combinada a outras peças, quem já usou antes para te inspirar, quais tipos de corpo podem usar e etc etc etc de informação.
E para quem isso é importante? Para quem procura sobre esse segmento e para quem trabalha nele. O mercado de Moda e Beleza cresceu muito graças a essa nova maneira de apresentar estilo e fashionismo. Hoje temos grifes potentes realizando parcerias com lojas de varejo graças a procura e a aceitação do publico consumidor, nos levando a parte do ACESSO. Hoje um sapato Chanel ainda é caro para a maioria das apreciadoras, mas… Karl Lagerfeld fechou uma parceria com a Melissa cheia de modelos diferentes e curiosos para trazer essa coisa conceitual de moda para a garota que vai querer inovar no visual com um produto mais em conta.
Funciona? Plenamente não. Ainda existem falhas no mundo da moda, algumas gritantes, mas não podemos negar que os primeiros passos foram dados. E o público é o maior causador disso. Com sua opinião e procura por consumir.
Agora e as blogueiras? São elas que realizam essa triagem, mostrando o que as agradam, o que não, o que vale a pena comprar, o que passar reto. Tudo claro, na visão delas, que deve ser pessoal e sincera. Se existem blogueiras que não fazem isso, infelizmente existem mas não podemos olhar generalizando tudo. As garotas que costumo acompanhar usam de suas mídias sociais para mostrar aquilo que ela acham que vale a pena, para um publico que se interessa por isso. Portanto o tratamento ofensivo a elas não vai mudar um conceito maior, elas são como qualquer outra garota, são consumidoras, e possuem sua própria visão para o que é legal ou não. Apreciar isso é uma questão de gosto, empatia e opinião própria. Não apreciar faz parte, mas causar polêmica? Sinceramente não faz parte! Costumo dizer para amigos que críticas movem o mundo, grosserias fazem o mundo regressar. E ninguém quer isso né? Chega de regresso! Não use sua opinião para desmantelar um ideal, mas sim para melhora-lo. Como leitora aprecio e como blogueira agradeço sua opinião.
E pode esperar pois aqui vai ter Look do Dia. E se não gostar, tudo bem, me manda um recado e me ajude a melhorar!
Leave a Comment