Para ouvir enquanto ler : Peter, Bjorn & John – Young Folks
Todo início de ano prometemos a nós mesmos arrumar nossa bagunça, realizar sonhos não realizados e melhorar as coisas baseando-se no ano anterior. Pensando nisso hoje venho mostrar uma técnica muito usada no ramo corporativo mas que pode ser aplicada por qualquer pessoa, e traz resultados positivos se for bem utilizada.
O Quadrante de Prioridades nada mais é do que uma lista de todas as atividades a serem feitas divididas em quatro categorias, por ordem de maior importância/urgência a menor.
Criado pelo autor do livro “7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, Stephen R. Covey, esses grupos de prioridades ajudam a classificar tarefas com o objetivo de otimizar tempo. Também expande a maneira de pensar sobre “deveres”, estimulando a repensar sobre as tarefas do cotidiano e se elas valem a pena serem realizadas. Muitas vezes gastamos tempo e esforço em cima de situações e objetivos que não nos acrescenta muito, tá aí um bom motivo para repensar e arrumar tudo o que você quer daqui para frente não?
Então vamos ao passo a passo:
Primeiramente escreva todas as obrigações que você tiver, pode ser do dia, semana, mês ou de qualquer período que deseja separar. Após feito isso vá separando por categoria de importância/urgência.
Exemplo 1 : Pagar o IPVA. É urgente (pois é uma tarefa a ser realizada logo) e importante (para continuar o uso do carro), então este item irá para o quadro azul.
Exemplo 2 :Programar uma viagem. Não é urgente se for planejada com antecedência porém é importante planeja-la (para ter mais dinheiro para levar e também para que ocorrar tudo de agrado)
Exemplo 3 : Fazer um curso livre. Pode ser considerado urgente para aliviar tensões, ocupar temporariamente o tempo ou até mesmo trazer uma experiência diferente. Não é importante pois não é peça fundamental do cotidiano, porém dependendo da situação pode ser urgente para a pessoa, principalmente em casos de ócio e tédio. É bom passar tempo fazendo alguma atividade. Essa atividade se encaixa no quadro amarelo.
Exemplo 4 : Cultivar um hobby. Essa atividade é a do quadro vermelho pois não impacta no cotidiano, porém, impacta em nosso emocional e bem estar. É saudável separar um tempo para se divertir, e fazer coisas da quais gostamos. Como elas não demandam pressa e nem prioridade, podem ser feitas sempre que houver a disponibilidade e vontade. Claro que, devemos levar em conta também o local se convém a utilizar para um hobby.
Esses exemplos foram baseados em situações do meu cotidiano e são meramente ilustrativos. Cada pessoa achará uma forma própria de utilizar da característica do quadrante e melhorar seu desempenho. Espero que gostem e que ajude. Me conte nos comentários o que achou e se testou.
Boa semana!
Leave a Comment