Projeto Contos Lúdicos – Dungeons and Dragons

O mais clássico dos sistemas de RPG, Dungeons and Dragons é considerado o sistema mais conhecido do mundo, ao ponto de ter extrapolado o nicho de jogo e se tornado um ícone da cultura pop. Hoje, falamos um pouco sobre ele.

Com base em um antigo wargame, espécie de jogo de miniaturas no qual dois exércitos se enfrenttam, Gary E. Gygax e Dave Arneson criaram o Dugeons and Dragons, jogo no qual você criava um personagem e participava de aventuras em um mundo de fantasia medieval. Influênciado por diversos autores de fantasia e terror da época, como Jack Vance, Robert E. Howard e H. P. Lovecraft, a maior inspiração de todos para a criação do jogo foi sem dúvida nenhuma J. R. Tolkien e sua saga O Senhor dos Anéis. a semelhança entre a obra de Tolkien e a de Gygax e Arneson era tamanha que a Tolkien Enterprises chegou a processar a TSR, empresa responsável pelo D&D, e forçou o jogo a mudar algumas nomenclaturas. Os Hobbits eram agora conhecidos como Halflings, Ents tornaram-se Entes e Balrogs mudaram seu nome para Balor.

Em 1974 foi lançada a primeira edição de Dungeons and Dragons, que teve um impacto muito forte nos Estados Unidos e no mundo. O jogo era bem simples e contava com apenas três classes de jogo (guerreiro, usuário de magia e clérigo) e quatro raças (humano, anão, elfo e hobbit, posteriormente renomeado como halfling). As raças não-humanas eram consideradas classes, com habilidades e poderes específicos, e as regras do jogo ainda eram muito ligadas as miniaturas e ao jogo Chainmail.  Em 1977 o jogo passou por uma reformulação com o lançamento de Advanced Dugeons and Dragons, momento em que o sistema de regras foi dividido nos clássicos 3 livros (Livro do Jogador, Guia do Mestre e Manual dos Monstros), além de ampliar o sistema de regras e tornar-se um jogo singular. Nesta época, o jogo foi alvo do que ficou conhecido como Satanic Panic, movimento de histeria coletiva que assolou os estados unidos durante boa parte dos anos 80, onde foi acusado de ser uma porta de entrada para o mundo de rituais satânicos. Isso fez a empresa repensar na forma como tratava determinados assuntos, e assim surgiu a segunda edição de AD&D. Esta edição foi uma das mais jogadas da história dos RPGs, e tem uma infinidade de suplementos tanto para regras quanto para cenários.

Com a chegada dos anos 2000 veio também uma grande reformulação nas regras de Dungeons and Dragons, fazendo surgir assim o D&D 3ª edição. Uma das grandes mudanças no jogo é que junto dele, um novo conjunto de regras mais genérico foi disponibilizado gratuitamente sob a bandeira do D20 System, que permitia que outros criadores de jogos pudessem usar a base do sistema para criar suas próprias adaptações. A febre criada por essa abertura da Wizards of the Coast, empresa que comprou os direitos do jogo em 1997, uma avalanche de livros suplementares aos básicos de Dungeons and Dragons e jogos que usavam as mesmas bases de sistema surgiu, aquecendo o mercado de RPG de forma nunca antes vista, bem como uma repaginada nas regras oficiais criando o D&D 3.5.

Com base no sucesso anterior, a Wizards decidiu investir em uma nova edição, fazendo assim surgir Dungeons and Dragons 4ª Edição. Suas regras eram completamente diferentes, o que fez com que o sistema fosse um fracasso comercial. Pelo pouco tempo de atividade da 3ª edição, os fãs não gostaram das mudanças de sistema e deixaram a edição de lado. Uma série de problemas fez com que as primeiras tiragens dos livros viessem com erratas, tornando o sistema confuso e criando a necessidade de ter todo o material para poder se adaptar ao modo de jogo.

A 4ª edição chegou bem perto de causar o fim da franquia Dungeons and Dragons, mas a empresa conseguiu se reerguer em 2014, ao lançar a 5ª edição de Dungeons and Dragons. Resgatando um pouco da sensação Old School das primeiras edições, com regras mais concisas e faceis de aprender do que a 3ª, o sistema teve um boon midiatico, tornando o sistema novamente querido pelo público. A 5ª edição ainda foi mais além, tanto distribuindo gratuitamente um guia com regras básicas para o jogo quanto fazendo propaganda para desmistificar o rpg como uma atividade de nicho, explorando a possibilidade de que qualquer um pode jogar e se divetir. Com isso, hoje temos uma gama muito boa de material e existe uma facilidade maior de acesso a ele.

A franquia se tornou muito maior do que um sistema de rpg, entretanto. Ao longo de sua existência, uma grande quantidade de romances e jogos eletrônicos foram lançados, bem como quatro filmes e um desenho animado, este último muito conhecido no Brasil pelo nome Caverna do Dragão.

Fiquem ligados para mais informações sobre RPG, e em breve nosso calendário de atividades, onde você terá a oportunidade de conhecer e jogar conosco!

Alvaro Ramos

30 anos, marido da Sah e co-fundador do Sahssaricando. Gosta de tudo relacionado ao mundo Geek, RPG e muito Metal!

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