De acordo com dados da última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a realidade do mercado de trabalho para profissionais do gênero feminino ainda é desproporcional. O estudo aponta que a participação da mulher em cargos gerencias no país é de apenas 39,1%. Com a missão de mudar esse cenário e contribuir para a formação de mulheres que desejam assumir posições de destaque na sociedade e no ambiente corporativo, Carine Roos e Amanda Gomes fundaram a primeira escola de liderança feminina do Brasil, a ELAS.
Só em 2018, a organização impactou mais de três mil mulheres com workshops e palestras e certificou cerca de 180 no Programa ELAS, treinamento carro-chefe da empresa, focado em desenvolver competências socioemocionais das mulheres e com três meses de duração.
Com uma metodologia própria, experiência em equidade de gênero e desenvolvimento comportamental, Carine e Amanda formam mulheres que desejam assumir posições de destaque no mundo corporativo e na sociedade.
“Nós sempre vimos muitas iniciativas de apoio, mas poucas ações práticas capazes de transformar esse cenário”, diz Carine.
As cofundadoras da ELAS diagnosticam as participantes em três dimensões que podem ser analisados no término do Programa, mapeando o desenvolvimento e a evolução de cada uma dentro de determinadas competências.
“Nós identificamos que nossas alunas finalizam o curso mais ambiciosas para conquistar espaços no mercado de trabalho e cientes de seus valores como pessoa e mulher”, explica Amanda.
Em uma turma de cem mulheres certificadas, a ELAS constatou que 30% delas receberam aumento salarial ou foram promovidas após participarem do curso. Entre outras conquistas e avanços, as alunas destacam melhora na produtividade, no foco, na comunicação e no desenvolvimento pessoal, fatores imprescindíveis em ambientes profissionais cada vez mais competitivos.
Criado em agosto de 2017 e alinhado aos Sete Princípios do Empoderamento das Mulheres nas empresas defendidos pela ONU, a ELAS (Exercendo Liderança com Assertividade e Sabedoria) é a primeira Escola de Liderança e Desenvolvimento voltada para mulheres que buscam assumir posições de destaque nas empresas ou na sociedade. Além de oferecer workshops, palestras e mentorias, a Escola se destaca por um curso exclusivo chamado Programa ELAS, sendo a formação mais completa e intensa da Escola de Liderança.
A Escola nasceu para promover mudanças rápidas e concretas na vida das pessoas e nos resultados das empresas, tendo como missão ser referência no desenvolvimento de mulheres no Brasil. A ELAS respeita a essência e o talento de cada aluna, garantindo uma medição do desempenho e da evolução pessoal promovido pelo treinamento.
Leave a Comment