Gratidão é um dos sentimentos mais plenos da humanidade, porém um dos mais difíceis de se praticar. Muitos confundem gratidão com escravizar-se ao próximo, ou até mesmo que ser grato a qualquer coisa é ser acomodado. Será que gratidão tem tudo a ver com o “Obrigado” que soltamos por aí ou é possível agradecer até mesmo quando não nos foi dado nada? Bora refletir?
O ato de agradecer nada mais é do que uma combinação de humildade, fé e felicidade. A humildade nos faz enxergar que somos o que devemos ser e que todos somos iguais. A fé te faz acreditar em um amanhã melhor e prospero. E a felicidade é o que temos dentro de nós independente de como seja nossa vida. Para ser grato é necessário primordialmente enxergar essas três coisas, e mesmo assim esse bom costume da gratidão não se é tão fácil de ser executado.
Em um mundo de mudanças constantes foi natural, apesar de bem triste, ver que estamos cada vez mais insatisfeitos com nossas vidas. Nunca somos ricos o suficiente, ou temos tantas posses, beleza, popularidade e diversas outras frivolidades colocadas como “must have” do humano contemporâneo. O copo está sempre vazio em nossa perspectiva e muito se perde entre tantas exigências e pressões do cotidiano.
Você, assim como eu, já deve ter se sentido assim: atolado de responsabilidades das quais não consegue cumprir. Ser um bom aluno, ter um bom emprego, manter o corpo em forma, participar ativamente de círculos sociais, estar sempre de bom humor, ser solícito, escutar críticas sem levar a mal. Tudo isso são competências que deveríamos ter mas que não conseguimos realizar pois são nos exigidas a força, e principalmente, de uma sociedade da qual não vemos praticar (ou ao menos tentar) ter tais atitudes. Então aqui te pergunto: o que torna uma pessoa grata?
Gratidão para mim é ter acima de tudo consciência de que você é responsável pela sua própria felicidade, e que sua vida depende somente daquilo que você julgar ser bom para ela. Momentos ruins sempre estão propícios a acontecer e temos que ter em mente de que podemos vence-los. Podemos rebater a tristeza, a injuria, a vergonha, a raiva e todas as outras coisas negativas no nosso caminho. Não se pode negar a realidade de obstáculos, pois quando enxergamos um problema caminhamos um passo a frente de soluciona-lo.
Somos feitos de pequenos momentos e lembranças. Tudo aquilo que parece ser extremamente importante em um momento passa e se torna um lembrança por uma vida inteira. Eu acredito que aproveitar esses momentos é a chave para ser grato. Relembrar toda a sua jornada e tudo o que ocorreu para que você seja quem você é agora pode te mostrar como sua vida é boa, e você consegue enxergar que tem muitas coisas a agradecer.
Amar e cuidar das pessoas é uma forma nobre de ser uma pessoa melhor e mostra o quão grato podemos ser. Devolver ou passar adiante uma boa ação pode gerar um efeito tão grande e muito bom a todos a nosso redor. Podemos fazer muito bem ao próximo como alunos e professores na vida. Sempre aprendendo algo maravilhoso e passando ao próximo, fazendo essa roda girar.
Gratidão é envolver-se com o próximo, é saber que cada um é especial a sua maneira e que todos juntos fazemos o mundo girar. Dar importância e valorização a quem quer que seja, apreciando as coisas boas do seu dia e também procurando por boas coisas em locais e coisas nunca vistas de uma forma positiva antes.
Eu agradeço por estar aqui divagando sobre gratidão, pois um dia precisei aprender a usá-la e vi que só tinha a acrescentar a minha própria vida e a dos que estão perto de mim. Fico grata que você aí do outro lado leia essas coisas que escrevo, significa que foi útil a alguém, e espero que alguém seja grato a você por alguma coisa maravilhosa que você tem capacidade de fazer.
Obrigado a todos nós!
Leave a Comment