Os desafios de executar tarefas básicas na Quarentena

À medida que os casos de Covid-19 avançam em todo o mundo, as medidas de diminuir a propagação do vírus e limitar ao máximo o contato próximo, a sociedade enfrenta o desafio de mudar suas rotinas e se adaptar às regras de segurança para se proteger e ao mesmo tempo atender às necessidades domésticas básicas, como comprar mantimentos e remédios e concluir atividades bancárias, por exemplo.

A médica Maria do Carmo Favarin, Gestora do Grupo Sabin em Ribeirão Preto, explica que há uma série de medidas que podem ser adotadas para atender às principais necessidades domésticas de forma segura e saudável.
A orientação primordial e imprescindível é que não se deve fazer compras se tiver febre, tosse ou falta de ar. Visitas à supermercados ou lojas que vendem itens domésticos, pessoalmente, somente em casos de extrema necessidade.

Outra orientação para evitar qualquer forma s de contágio, é ficar a, no mínimo, 6 pés de distância de outras pessoas enquanto faz compras ou enfrenta filas e sair de casa com boca e nariz cobertos. Uma forma de prevenção interessante é saber se o estabelecimento oferece horários especiais de atendimento e se houver esta opção, tentar fazer compras em horários mais tranquilos, com menos circulação de pessoas.

Na hora de pagar as compras, outra dica é tentar efetuar o pagamento sem toque. Se você precisar lidar com dinheiro, cartão ou teclado, use um desinfetante para as mãos logo após o pagamento e ao sair da loja, sempre tenha em mãos algum produto de limpeza das mãos.

Em casa os cuidados devem ser levados bem a sério. A médica explica as diretrizes de segurança :
“Ao chegar em casa limpe os produtos com álcool 70º ou água e sabão e lave frutas e legumes antes de guarda-los. Mesmo não havendo evidências científicas de que alimentos ou embalagens tenham alguma associação de contaminação do vírus, essas práticas de higiene são fundamentais para garantir a saúde dos indivíduos”

Outra missão é ir ao banco. A melhor saída é a tecnologia, banco online se possível, caso contrário, tentar utilizar caixa eletrônico, sempre atento às normas de higiene. Limpar o teclado do caixa eletrônico com álcool 70° antes e depois de usá-lo.

Outras dicas :

Além dos aconselhamentos da médica Maria do Carmo, nós do Sahssaricando estamos há 30 dias em quarentena seguindo uma rotina de limpeza da casa.
Começando pelos quartos. Ao acordar abrimos bem as janelas para ter circulação de ar e colocamos almofadas e travesseiros para ‘respirar”. A troca de cama tem sido feita semanalmente.
Todos os dias varremos o chão e passamos pano com uma mistura de água sanitária e água. Para o cheiro não ficar forte utilizamos produtos de perfume de casa após a limpeza.
Cozinha. Mantemos as louças sempre lavadas e guardadas. Não deixamos mais itens no escorredor de louça para não ficar exposto. Mantemos a  higiene de eletroeletrônicos como de costume, mas agora com o cuidado de usar, limpar e guardar sem demora ou acumulo de coisas na pia.
Sala e outros ambientes ficam o mais arejados possíveis. Retiramos também miudezas de decoração e cortinas. Tudo para ter  um ambiente arejado e que entre mais sol pelas janelas, já que passar muito tempo em casa nos impede de tomar sol….
Cada pequena atitude importa na luta contra o Coronavírus. Faça sua parte!!!

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *