Bombou nas redes sociais na ultima nesta sexta-feira (8) a declaração da cantora Anitta de que as pessoas devem falar e conhecer mais sobre a endometriose. Ela fez um relato no Twitter sobre sua jornada de exames para tentaer identificar a doença, e a falta de informação sobre a condição geram muitos incômodos e levam a casos de infertilidade.
A endometriose é uma doença benigna que se manifesta, principalmente, por dor pélvica e dificuldade de engravidar. Ocorre quando o tecido do endométrio, por uma disfunção ainda muito clara para os médicos, se reproduz em locais fora do útero, como ovários, tubas, peritônio, bexiga, intestino, entre outros.
A doença afeta cerca de 7 milhões de pessoas no Brasil que percorrem um longo caminho desde o início dos sintomas até o diagnóstico definitivo. Tal demora se explica pelos sintomas inespecíficos, a necessidade de exames diagnósticos realizados por médicos especializados e um fenômeno denominado “normalização da dor”. A jornada de uma pessoa com endometriose envolve a peregrinação por consultórios e realização de inúmeros tratamentos, inclusive cirurgias, sem conseguir o alívio da dor ou a tão sonhada gravidez. Infelizmente, para a maioria das mulheres a dor e o sofrimento são inevitáveis.
O endométrio, tecido que reveste o útero internamente, se torna mais espesso a cada mês, quando o corpo com útero se prepara para fecundar óvulo e espermatozoide, formando o embrião. Quando a gravidez não ocorre, o tecido endometrial é eliminado na menstruação.
Algumas pesquisas indicam que fatores genéticos e/ou imunológicos estão ligados à origem da endometriose. Para tratar a endometriose, inicia-se com o bloqueio do hormônio estrogênio, fisiologicamente ativo, por meio de progestagenos, anticoncepcional ou análogos. Em seguida deve se tratar a dor pélvica, geralmente com analgésicos e anti-inflamatórios, de acordo com a intensidade e a localização da dor.
Para pessoas já diagnosticadas, sem filhos mas que querem ter, a medicina alerta para a importância de se buscar informações. O depoimento da Anitta ecoou pelo mundo real e virtual e foi o tema mais pesquisado no Google no fim de semana passado. O desabafo da cantora é importante para divulgar a situação das pessoas com endometriose, incentivando aos exames periódicos e busca por tratamento eficaz.
Leave a Comment