Constantemente nos pegamos pensando em nossos sonhos e objetivos, e muitas vezes eles parecem distantes. Querer uma casa própria, um carro, formar-se na faculdade ou fazer uma grande viagem são vontades que demandam tempo e esforço, e constantemente as pessoas acabam ficando deprimidas ao não ver uma previsão próxima da conclusão desses objetivos.
A verdade é que objetivos e sonhos são extremamente importantes e nos mantém focados no futuro, porém muitas vezes esquecemos da alegria que existe no dia-a-dia, e acabamos nos deprimindo com um mundo de possibilidades ao nosso redor.
Enquanto não podemos fazer aquela reforma ou comprar a moto dos nossos sonhos, devemos nos privar de nos divertir e de aproveitar a vida? Claro que não! E como aceitar uma vida mais simples até alcançar voos altos?
Conte as coisas positivas do dia
Uma coisa que muitos falam mas que é bem difícil de lembrarmos de fazer é contar nossas pequenas vitórias. Seja o que for que tenha acontecido de legal em seu dia, é importante! Todas as pequenas coisas acabam de certa forma nos levando a longas jornadas e cada passo dado deve ser sim valorizado.
Agradeça sempre
Agradecer não é simplesmente dizer “obrigado” para tudo e todos. Em uma reflexão que fiz com o tema Praticando a Gratidão, falo sobre a importância de mantermos nossos olhos abertos para tudo o que nos cerca, e assim conseguir absorver as coisas boas ao nosso redor. Agradeça por esse dia, por sua saúde, por poder correr atrás dos seus sonhos. Seja grato e aceite quem você é, as coisas começam a se movimentar quando aceitamos que somos merecedores do que é colocado em nosso caminho.
Aprenda com os momentos ruins
Não existe nada que não possa servir de lição ou exemplo. São nos piores momentos que podemos enxergas as maiores verdades, e apesar de parecer duro nos edificamos quando passamos por situações que exigem de nossa força e coragem. Não se arrependa de errar, perder ou de não ter feito algo como queria, aprenda com esse momento e se prepare para o próximo.
Não guarde tudo pra si
Muitas vezes nos pegamos guardando emoções negativas e pensamentos prejudiciais. Por muito tempo me sentia presa dentro de opiniões e coisas que nunca falei, ou caminhos que nunca segui, e isso não foi legal. Todos tem direito a sua própria voz, agradando ou não os outros. Pondere tudo o que há dentro de si e não guarde aquilo que não deve ser guardado. As vezes é melhor uma verdade chata do que engolir sapo o tempo todo. Só saiba medir se o que você fala não vai prejudicar o próximo, não seja alguém que limita a vida de outro alguém pelas suas frustrações.
Seja verdadeiro com suas escolhas
Saiba o que você realmente quer para si e corra atrás. As pessoas tem uma conduta infeliz de afirmarem saber o que é melhor para si mas na verdade só se baseiam naquilo que as influencia. Seja desconexo, louco ou contraditório… seja o que você quiser ser, o que importa é o que você faz, e não o que os outros pensam.
Sempre existem outras opções
Se nada do que você fez em uma determinada situação saiu como você queria tente novas opções. Problemas podem ser solucionados de várias formas, e se mesmo com muita insistência não se resolverem é porque não deveriam sair conforme imaginávamos. O problema só existe enquanto enxergamos ele como um problema. Mude o foco.
Parece fácil enumerar uma lista de boas condutas e segui-las mas não é, eu mesma tento colocar todas essas coisas e mais um monte em prática todos os dias. Mas é como dizem, o treino leva ao aperfeiçoamento, quem sabe a gente não consegue junto não?
Aproveite o dia, faça dele magnífico 🙂
Sah, eu amei seu post! Às vezes nos sentimos realmente frustrados por não conseguir alcançar objetivos maiores, mas muitas vezes os maiores são alcançados através das pequenas vitórias do dia a dia!
Boa reflexão!
Beijos!
Paula
http://www.bafafabypaula.com
Nossa amei seu post, realmente muitas vezes não damos valor para as pequenas vitórias do dia a dia, pois achamos que são insignificantes.
Muito bom o post.
http://www.vemcomigoqueteconto.com.br