Para aqueles que trabalham, apreciam e se inspiram na Moda é sempre uma alegria ver que mais uma semana cheia de tendências chega ao fim. Eu, como grande apreciadora do ramo não fiquei diferente, após acompanhar todas as novidades apresentadas no São Paulo Fashion Week fiquei um tanto quanto ansiosa para ver muitas das apostas das passarelas alcançarem as vitrines. E mesmo que de longe (não compareci a esta edição por muitos contratempos) pude perceber que o mundo que conhecemos como “Moda” está mudando de forma. Não somente para acompanhar a época que vivemos ou até mesmo para atender a necessidade do consumidor, está mudando para se tornar mais palpável a quem aprecia, mais real a quem compra e usufrui e mais inclusa no cotidiano. O que quero dizer é que a Moda está de braços abertos para todos que a querem, e isso se torna cada vez mais amplo, tanto para quem entende, quanto para quem quer entender. Foi-se o tempo em que era impossível acompanhar de perto uma grife, ou então não conseguir acompanhar as criações dos estilistas. A Moda está alcançando mais a população,que além de exigente gosta de estar antenada e bem informada. Então olha só o que rolou nesta edição do SPFW que achei que merecia ser comentado aqui.
1 – Desfile Melissa Nation
A marca Melissa deu um grande passo na última sexta (1/11) promovendo pela primeira vez um desfile para mostrar seus novos modelos para 2014. Intitulada como Melissa Nation a coleção aparece mais uma vez impressionando aqueles que consideram os sapatos da marca como somente “coloridos e de plástico”. É claramente notável que a marca evoluiu muito em termos de pesquisa de mercado, onde conseguiu apostar com seu produto um aspecto visual mais maduro sem perder seu charme original. Muitos modelos novos aparecem mas para quem já consome a marca sabe que de bater o olho remetem aos nossos queridos clássicos, como se a marca contasse sua trajetória no próprio sapato. E dessa vez divide todos esses anos de dedicação com uma celebração unificada, afinal, se já somos flores porque não sermos todos uma nação? Uma só voz mostrando que todas as diferenças, todas as cores, todas as formas podem ser usadas em conjunto, criando um ideal que faz a cabeça de toda garota brasileira. Até eu quero ser de plástico depois de assistir a este desfile!
2 – Alexandre Herchcovitch
Para mim, e acredito que para muitos, não existe semana de moda brasileira sem a presença das criações de Alexandre Herchcovitch. A facilidade que ele predispõe em retratar cenários do nosso país é de suma importância para mostrar que o Brasil tem capacidade de se inventar e re-inventar quantas vezes for necessário. Em seu desfile também ocorrido na última sexta (1/11) o estilista apresenta sua nova coleção inspirada no cangaço brasileiro, retratando de forma crua a vida do sertão. A predominância da cor preta em tecidos de tricô e o uso de coletes, paletós e jaquetas incorporaram de maneira fina o objetivo do vestuário dos cangaceiros, que precisavam de vestimentas práticas e que levassem tudo o que era necessário em seus bolsos e suportes. Esse contraste de passarela com inspiração em cenário real é uma das melhores coisas aproveitadas pelos artistas das passarelas, o Brasil é rico em cultura e beleza natural, isso faz de nós o que somos hoje e nos leva até nosso futuro próspero. É preciso conhecer o Brasil, é lindo e sempre surpreendente nas mãos das pessoas corretas.
3 – Glória Coelho
Outra grande estilista da qual tenho muito respeito por suas criações, nesta edição apresentou uma coleção que a meu ver remete a um novo “preto básico”. Com ar futurísta, a coleção apresenta uma nova visão da vestimenta casual. Não entendo tão bem quanto gostaria de “modelagem” mas o que apreciei no desfile dela foi a simplicidade da roupa, e quando digo simplicidade é porque não precisavam ser cheias de adereços para mostrar seu objetivo. Simples, chique e de muito bom gosto!
4 – Colcci
Uma das marcas mais famosas entre o público consumidor resolveu usar de inspiração os anos 90. Com um ar mais esportivo e despojado, o desfile apresentou roupas sofisticadas voltadas para o público jovem. A cor predominante foi o cinza, e o tecido a malha, muito parecido com aqueles moletons muito usados nos anos 90 mesmo, com um design completamente renovado, reinventando uma década de maneira fina e remetendo ao conforto. Outra coisa que apreciei no evento foi mais uma vez ver a top model Gisele Bündchen desfilar, acho ela incrível e com muito talento ainda a oferecer.
5 – Tema “Deslocamentos” do SPFW
O tema desta edição do São Paulo Fashion Week foi Deslocamentos com inspiração na obra de Benedito Calixto. O tema tem como intuito mostar todos os angulos da moda, das passarelas as ruas, das misturas de estampas aos tons sóbrios, do mix cultural a somente um ponto de referência. Olhar para um mesmo objeto de vários ângulos e formas fez esta edição do evento tornar-se um diferencial entre as demais, mudando o foco para outros pontos da cidade como o desfile apresentado na linha verde do metrô e dentro do Teatro Municipal.
Quanto a fachada do evento teve como aplicação a obra “Inundação da Varzea do Carmo” de Benedito Calixto. Obra criada em 1892 que se encontra no Museu do Ipiranga em São Paulo. A obra descreve em trabalho minucioso a representação da cheia do rio em frente a beleza da cidade em uma pintura panorâmica e histórica.
Meu interesse a cerca do tema do evento se trata por uma admiração muito grande por Benedito Calixto. Um dos lugares que recomendo a qualquer um que queira conhecer um pouco mais sobre suas obras é a Pinacoteca Benedito Calixto situada na Avenida da Praia aqui em Santos. Este museu dedicado a homenagem do artista oferece diversas exposições e intervenções artísticas. Além disso existe uma exposição fixa com diversas obras de Benedito Calixto.
Eu conferi tudo sobre o SPFW – Inverno 2014 no Portal FFW e pela Revista Glamour, e além disso agradeço a marca Melissa pelo convite mesmo eu não podendo comparecer. Em breve estarei de volta com mais novidades sobre moda e muito mais. Trarei a cartela de modelos da Melissa e todas as novidades da coleção!
Leave a Comment