Os homens tem um mês dedicado a eles também. Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul tem o objetivo de concientizar sobre o Cancer de Prostata. Realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com o Instituto Lado a Lado, tem o intuito de demonstrar a importância do exame de toque retal e PSA, para diagnóstico precoce do câncer. Mesmo tendo mais incidente que o câncer de mama, o grande problema que os médicos enfrentam no Brasil ainda é o preconceito.
O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens, por isso, a ida frequente ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, porém não existem sintomas da doença, mas se o acompanhamento for feito desde cedo as chances de cura são excelentes. Atualmente, a recomendação da SBU é de que o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.Veja alguns sintomas que a doença pode proporcionar em um estágio mais avançado:
- Micção frequente.
- Fluxo urinário fraco ou interrompido.
- Impotência.
- Vontade de urinar frequentemente à noite.
- Sangue no líquido seminal.
- Dor ou ardor durante a micção.
- Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
- Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.
- Dores nas coxas, costas, quadris e até mesmo ossos (estágio mais perigoso)
Não existe uma causa específica para que ocorra o câncer de próstata, mas acredita-se através de estudos científicos que o próprio DNA é mutável, podendo ser adquirido com hereditariedade ou mudanças hormonais. Para auxiliar os Institutos a divulgar a campanha e alertar sobre a doença, diversas empresas e governos se uniram para fazer uma belíssima conscientização, com ações que vão desde a corrida de Stock Car, até a iluminação do Cristo Redentor e do Senado Federal. Diversas outras atividades serão desempenhadas durante este mês, como palestras, corridas e caminhadas em prol da causa, etc. O Instituto Lado a Lado divulgou o calendário completo dos eventos aqui.
Se você é homem e está na faixa de risco, não perca tempo. Saber com antecedência quando algo lhe prejudica pode ser a diferença entre sobreviver ou não a uma doença tão perigosa.
Leave a Comment