Recentemente voltamos a jogar um jogo que curtimos bastante e que agora está disponível para celular. Criado em 2003, o jogo online Maple Story foi uma febre mundial. Com uma plataforma bidimensional, que traz um quê de nostalgia ao jogo, a projeto da Wizet teve diversas mudanças significativas dos jogos da época, atraindo uma legião de fãs. Um de seus principais diferenciais era o fato de os controles serem exclusivamente no teclado, tornando bem mais simples jogar em notebooks.
Inicialmente, o jogo não tinha uma história fixa. Ao entrar no mundo de Maple Story você cria um personagem de uma das classes disponíveis e o único objetivo era alcançar o nivel 250, o mais alto do jogo. A Level Up! Games teve um servidor brasileiro durante um tempo, mas não conseguiu fazer o jogo estourar aqui e acabou encerrando as atividades do servidor em 2011.
O jogo tem gráficos conhecidos como Super Deformed, em que os personagens tem corpos pequenos e cabeças grandes, tradicional em diversas animações japonesas. Maple também é fiel ao estilo plataforma, que começou com jogos como Donkey Kong Jr e Super Mario Bros. O game possui ainda um sistema de missão bem complexo, que conta com uma missão exclusiva chamada Jump Quest, que testa a destreza e habilidade do jogador em uma pista de obstáculos.
Após algumas expansões, o mundo conhecido como Maple World foi expandido, e hoje conta com 5 continentes e 4 ilhas repletas de NPCs (Personagens Não Jogáveis) com milhares de missões para ajudar seu personagem a evoluir. Cada classe também tem sua cidade-sede, algumas até mesmo exclusivas para determinada classe.
Com as mudanças nas tecnologias atuais, a empresa Nexon, que hoje é responsável pelo jogo, resolveu apostar em uma nova mídia: Os aparelhos Mobile. Em uma versão completamente diferente do jogo anterior, Maple Story Pocket nos trás a nostalgia de cenários e NPCs do jogo clássico, com muitas mudanças na jogabilidade. Para começar, apenas quatro classes estão disponíveis: Demon Slayer (que lembra um pouco o mago clássico), Kaiser (Uma espécie de guerreiro), Dual Blade (um outro tipo de guerreiro, que lembra um pouco o ladino) e Angelic Buster (uma réplica do Arqueiro, porém com armas de fogo).
O jogo conta com um painel de controle na parte inferior, que pode ser um problema para celulares com telas menores. Porém é facil andar pelos cenários, e esta nova versão conta com um botão de Auto Attack, em que seu personagem caça e destrói os inimigos na mesma tela que ele. Isto é muito bom não só para se movimentar como para subir de nível. O esquema de skills permanece parecido com o do original, porém vale a pena ler as skills do seu personagem antes de começar a gastar os pontos. Em uma quantia fixa de níveis, é liberado um chefão que além de dar muita experiência, dão diversos itens.
Se você fizer login todos os dias, ganhará bonificações de diversos valores, sendo que ao final de 30 dias você ganha doces, que podem ser comprados com dinheiro real também. Com esses doces, é possível alterar sua aparência ou comprar animais de estimação, tornando o jogo agradável tanto para jogadores que compram itens como os que aproveitam a parte gratuita.
O jogo está disponivel tanto para IOS quanto para Android, e é relativamente leve. Com certeza vale a pena conferir caso você goste de jogos de plataforma, MMORPGs ou ainda esteja com saudades de jogar Maple Story.
Leave a Comment