Há três semanas ganhei o livro Geração de Valor de uma amiga. Como sempre me pego a crises com meus amigos mais íntimos sobre projetos, futuro e como tirar do papel todas as ideias que costumo ter, ela teve o carinho e gentileza de apostar em mim, não só me ajudando aqui no site como também me passando conhecimento como pode. Hoje falo dessa leitura ótima que tive nesses 15 dias e que já me ajudaram a enxergar muita coisa sobre mim e sobre o que quero.
Seja o protagonista de sua própria vida.
Assim começa a linha de pensamento e aprendizagem do autor Flavio Augusto da Silva, o empreendedor Geração de Valor. Sinceramente, pouco sei sobre sua história de sucesso, mas o que ele relata no livro faz você querer seguir em frente com seus planos. E para quem acha que empreendedorismo é para pessoas ricas, bem afortunadas e com sorte engana-se. Com determinadas atitudes como força de vontade, persistência e boa dose de realidade qualquer um pode pegar uma boa ideia e ter um empreendimento. O livro nos mostra que é tudo uma questão de ser visionário e pensar fora da caixinha. E apesar de parecer simples, o caminho mais difícil a ser trilhado é o do nosso próprio comportamento e consciência.
Sem papas na língua, Augusto mostra um ponto de vista dinâmico e sincero sobre como nós mesmos nos boicotamos por inventar desculpas para tudo. Nos ludibriamos pelo status, elogios, e até mesmo por velhas crenças e assim seguimos um fluxo de pessoas sem nem saber se queríamos estar ali, vivendo aquela realidade. O livro ajuda a colher o melhor de você para você mesmo, sem receitas ou passo-a-passo para prosperidade, tanto porque ser próspero e feliz é algo cultivado de dentro para fora, e cabe a cada um decidir o que é que o motiva a se sentir feliz e ter prosperidade.
Mesmo que seja um livro voltado para o mundo dos negócios trata-se de uma leitura simples e leve, fácil de aplicar a várias situações que vivemos. Todos nós temos sonhos, e grande parte da falta de realização do mesmo é o medo, a vitimização, culpar os outros e a competitividade. Para mim faz todo o sentido dizer como acabamos atrapalhando uns aos outros por não ter discernimento de muitas coisas, ter maturidade para entender nossos reais talentos e reconhecer o talento do próximo. O livro mostra que antes de ter dinheiro precisamos ter humanidade, raciocinar o que é melhor para nós sem ultrapassar o limite alheio e vencer na vida.
O propósito de Geração de Valor
Não é um livro de auto ajuda, mas sim um livro de experiências. Conforme você vai lendo, vai fazendo anotações sobre o que aprendeu em cada página (são chamados os momentos insight). Eu rabisquei meu livro todo conforme vinham inspirações, e me fez analisar bem quem sou, o que quero mudar e onde quero chegar. Um aprendizado que vale as horas dedicadas e que você pode ir desenvolvendo conforme o seu ritmo. Após terminar a leitura percebi que será impossível não recorrer futuramente ao livro, pois além de muitas mensagens boas, minhas anotações agora fazem parte de meu projeto.
A ideia do Geração de Valor é tirar do armário pessoas que tem muitas ideias e aqueles que querem transformar o mundo em um local melhor, seja começando pequeno ou grande, rico ou pobre… basta ter vontade de fazer o suficiente para escalar e descobrir algo novo em você e ao seu redor, todos os dias.
Eu agradeço o presente, dado pela Yuri Goia, que também faz uma ponta aqui no site. Desfrutei tudo o que podia no momento dele, e sei que ainda irei aproveita-lo mais. Para quem quiser saber mas sobre o que Geração de Valor, a história do Augusto e ter dicas de empreendedorismo pode acompanhar o Blog e a Fan Page do GV.
Recomendo a leitura e desejo um ótimo aprendizado.
Leave a Comment