Em Agosto de 2018, uma jovem adolescente sueca resolveu faltar a escola. Ela se sentou em frente ao Parlamento da Suécia com um cartaz com os dizeres: “Em greve escolar pelo clima”. Eventualmente, alunos de outras escolas se juntaram e fundaram o movimento das escolas pelo clima. Assim começou a ser conhecida a jovem Greta Thunberg.
Nascida em 3 de janeiro de 2003, na cidade de Estocolmo, na Suécia, Greta vem de uma família com fortes ligações com o entretenimento e as artes. Sua mãe, Malena Ernman, é uma das principais cantoras de ópera e pop do país, tendo concorrido ao cobiçado premio Eurovision em 2009, e seu pai é o ator Svante Thunberg, com seus avós também no meio artístico.
A garota de apenas 16 anos já foi diagnosticada com síndrome de Asperger, TDAH, transtorno obsessivo-compulsivo e mutismo seletivo. Nenhum desses diagnósticos impediu Greta de tornar-se internacionalmente conhecida como ativista internacional. Embora a garota reconheça em alguns momentos dificuldades vindas disso, ela constantemente lembra a todos que “ser diferente é um superpoder”.
Depois de uma onda de calor na Suécia, seguida de diversos incêndios, a garota, no ano de 2018, decidiu parar de ir a escola e começar um piquete para que o governo diminuísse as emissões de carbono. Ela protestou sentando do lado de fora do parlamento sueco todos os dias com uma placa que dizia “Em greve da escola por conta do clima”. Após as eleições, em setembro, as manifestações continuaram com frequencia semanal, todas as sextas feiras.
Com isso, a garota foi tornando-se popular e outras manifestações similares começaram a aparecer em diversos outros países. Na Austrália, após o primeiro-ministro dizer “mais aprendizado nas escolas e menos ativismo”, milhares de jovens inspirados por Greta foram as ruas protestar. A jovem vem acumulando desde então diversas conquistas e honrarias, tendo sido até mesmo indicada ao prêmio Nobel da Paz.
A revista Time elegeu a jovem como Personalidade do Ano de 2019, por suas falas firmes e tem cobrado ação imediata de autoridades diante do que descreve como uma crise global dos climas. Seus discursos ganharam o mundo, notadamente o discurso feito na Conferência das Nações Unidas pelas Mudanças Climáticas.
Uma pessoa jovem, sonhadora e esperançosa, Greta busca nada além de melhorar nosso planeta. O que é triste de ver é o quanto essa vontade de melhorar nosso planeta ataca pessoas mesquinhas e mais preocupadas com suas próprias agendas, que rebatem o ataque de forma bruta e cruel, criando uma onda de inimizade em todo o espectro político contra a jovem.
Que cada vez mais jovens se sintam no direito de reivindicar um mundo melhor. Esse pode ser o primeiro passo para uma mudança real e substancial.
Leave a Comment