Tem dias que aproveitar um filme em casa é melhor do que pegar as filas de cinema. Esse foi o caso nesse fim de semana, onde aproveitei junto da família algumas novidades do Telecine Play e assisti títulos que acabaram de chegar na prateleira do serviço. Um dos que mais gostamos foi Ex-Machina, com Alicia Vikander e Domhnall Gleeson como parte do elenco.
Sinopse
Tudo começa quando o programador Caleb (Domhnall Gleeson) é escolhido para trabalhar em um projeto secreto de sua empresa. Ele descobre que o CEO da empresa, Nathan (Oscar Isaac), desenvolveu uma forma avançada de inteligência artificial chamada Ava (Alicia Vikander).
Quando Caleb chega a luxuosa residência de Nathan é levado a assinar um contrato de confidencialidade sobre a pesquisa que é desenvolvida por lá. Apos assinar o contrato Nathan conta a Caleb sobre o Teste de Turing, onde sua pesquisa foi baseada. Caleb tem a missão de ser o componente humano do processo Turing, onde Ava deve ser equivalente.
A cada dia de avaliação dentro do complexo, Caleb vai percebendo muitos mistérios em torno da criação de Ava.
Opinião
O que mais prende a atenção na trama é o conflito de interesses de cada personagem. O filme não apela para nada fora do comum para ser considerado uma película futurística, não existem cenas de perseguição, explosões e nada de efeitos especiais.
Os diálogos são elaborados de maneira perfeita, levando questionamentos sobre as relações interpessoais que cada um possui. Alicia e Domhnall já atuaram juntos antes em Anna Karenina, e mais uma vez criam ótimas cenas juntos, criando um envolvimento pouco a pouco a cada contato que eles fazem.
O filme é excelente, quase não se percebe o tempo passar. A trama é envolvente, principalmente em relação aos questionamentos de Ava. Quem já assistiu filmes como Eu Robô e O Homem Bicentenário vai gostar bastante da proposta deste filme porém pode não achar ele tão dinâmico ou leve.
As paranoias que Caleb começa a ter em relação a existência de consciência é fabulosa. Através de seu relacionamento com Ava, Caleb começa a nos mostrar dúvidas quanto ao que é certo e errado, natural ou não. O fator que fecha toda a trama é o questionamento de um ser se colocar no lugar de outro.
O Teste de Turing
O Teste De Turing é a capacidade de uma máquina ter comportamento inteligente equivalente ao de um ser humano. O teste não verifica a capacidade de dar respostas corretas para as perguntas; mas sim o quão próximas as respostas são das respostas dados por um ser humano típico.
Diferente do teste, o filme coloca pessoa e maquina frente a frente para interação. No processo criado por Alan Turing, a maquina e o observador humano estão separados um do outro para que o humano em questão crie juizo da consciencia humana da maquina sem saber se é de fato uma máquina ou uma outra pessoa. Já no filme eles são colocados frente a frente para que Caleb veja que Ava e de fato um robô e se mesmo sabendo disso percebe consciência humana nela.
Sobre o Telecine Play
O Telecine Play é um serviço de TV Everywhere. Da mesma forma que o Netflix, este serviço te permite assistir filmes da seleção Telecine em qualquer lugar através de uma assinatura. São cerca de 1.500 filmes que podem ser assistidos via online ou pelos canais da Rede Telecine pelo serviço de tv por assinatura.
O cadastro é bem simples e cada assinante pode usar em até 4 dispositivos o serviço. É necessário obter o pacote de seis canais Telecines disponíveis nas operadoras tv por assinatura (NET, GVT, Claro TV, Sky, entre outras).
Recomendo o filme para fazer sua sessão pipoca deste sábado!
Leave a Comment