Foi muito triste associar a hashtag #euqueroaculturaviva que anda circulando pela internet ao canal que me ajudou a crescer e ser quem sou hoje. Muitas pessoas da minha idade podem entender o que quero dizer já que foi com programas como Castelo Rá Tim Bum, Glub Glub, X Tudo, No Mundo da Lua e muitos outros que muitas crianças se alfabetizaram e conseguiram suas primeiras lições de cidadania e outros assuntos.
Tudo começou com o vídeo que Luciano Amaral, um dos ex-apresentadores e atores do canal divulgou neste domingo, 9, em seu perfil no Facebook, um vídeo que reúne vários ex-apresentadores e produtores da TV Cultura contando todos os programas que foram sendo eliminados da grade da emissora e convoca os espectadores para assinarem uma petição online direcionada ao Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao atual presidente da emissora, Marcos Mendonça, e ao conselho de curadoria do canal.
O protesto começou para sinalizar o problema que a TV e rádiso culturais enfrentam com o desmonte da programação e a baixa na qualidade da mesma, que deixaram de servir com o propósito de levar educação as famílias através do entretenimento. Fora as demissões em massas de artistas e a sobrecarga de serviço para jornalistas que tiveram sua equipe reduzida. A TV Cultura já recebeu diversas premiações por ser um dos melhores canais públicos voltado para a diversão e aprendizado de pessoas de várias faixas etárias, o ultimo prêmio que sinalizou essa qualidade da emissora foi dado no ano passado.
O mais triste dessa ação toda é saber que nossa geração, que desfrutou de tanto conteúdo excelente na infância não chega hoje a repassar esse costume a metade de seus filhos. Poderia se dizer que isso ocorreu pelo declínio na programação, mas acredito que a falta de prática já vem de antes. Os programas infantis mudaram muito nos últimos 20 anos e muita coisa que era costumeira de uma geração de crianças acabou ficando esquecida para somente aquela geração. Podemos dizer também que as crianças atualmente não aproveitam de um bom conteúdo infantil porque este deixou de existir na programação aberta. É só reparar em quantos desenhos eram exibidos pelas manhãs em canais grandes que hoje dão espaço a programas chatos de auditório por puro capricho de tornar uma das melhores ancoras da televisão em apresentadora de programa com qualidade mediana (nem preciso citar os nomes não?). Então este protesto seria para salvar uma das poucas redes que levam esse acesso a boa programação.
Assista ao vídeo, compartilhe e assine a petição on line. Vamos todos ajudar?
Leave a Comment