“Eu Preciso Dessas Palavras Escrita” estréia no Santos Film Fest

O cinema certamente é muito mais do que o visual. Hoje, na abertura da 3ª edição do Santos Film Fest, tivemos a oportunidade de assistir ao curta metragem brasileiro “Eu Preciso Dessas Palavras Escrita”, que nos leva a uma experiência única de cinema.

Milena Manfredine e Raquel Fernandes ousam em fazer um filme que certamente não é para todos. O curta metragem é uma homenagem a Arthur Bispo do Rosário, feita em moldes pouco convencionais. Ao invés de focar na figura de Bispo, o curta inteiro gira em torno de sua obra, fazendo uma homenagem sincera que ultrapassa a clareza e nos leva para o campo sensorial, onde experimentamos e entendemos a obra através de sua música, suas imagens e a mensagem nos toca profundamente, é uma imersão tão intensa que é possível sentir quase fisicamente as localidades por onde passa a câmera.

Narrado por Luciano Quirino, que também interpreta o Bispo do Rosário. O ator mais uma vez dá um espetáculo a parte e mostra seu talento com sua expressão, movimento e voz. A obra parece sem sentido ao olhar inocente, mas é tecida de forma concisa e vanguardista, tal qual a obra do homenageado.

Arthur Bispo do Rosário nasceu em 1909, na cidade de Japaratuba, SE. Ele nunca mais retornou, depois de entrar na marinha e trabalhar com Bondes no Rio de Janeiro. Após uma visão que mudou sua vida, foi considerado louco e conduzido a Colônia Juliano Moreira, sanatório onde passou mais de 50 anos de sua vida. Lá, criou obras magníficas usando sucata, e teve seu trabalho comparado a gigantes como Marcel Duchamp. Sua obra mais famosa, o Manto da Apresentação, é destaque em boa parte do curta metragem.

Luciano Quirino, o protagonista, é padrinho do Santos Film Fest. O ator, que é nascido e criado na cidade, veio prestigiar a abertura e apresentar a obra, além de mencionar a necessidade de eventos como esse para gerar debates e questionamentos a respeito da biodiversidade e diversos outros temas importantes para nossa situação atual nacional e internacional. O Festival está alinhado com a Agenda 2030 da Unesco e pretende abordar diversos assuntos relevantes ao tema durante os dias de exibição.

Alvaro Ramos

30 anos, marido da Sah e co-fundador do Sahssaricando. Gosta de tudo relacionado ao mundo Geek, RPG e muito Metal!

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *