Desapega : Como doar aquilo que não se quer mais

Todo mundo sabe que para se atrair coisas novas é preciso se livrar das antigas, e isso serve para muitas áreas da vida. Seja mudar de postura, idéias, circulo social, renovar o guarda roupa,de cidade…. mudanças são necessárias para nossa própria evolução, e a cada nova conquista, uma anterior vai se tornando apenas lembrança.

E para deixar essas lembranças melhores podemos desapegar de coisas que já não nos são uteis e entrega-las para alguém escrever uma nova história. Parece clichê falar que doar é uma atitude maravilhosa e que todo mundo deveria praticar mas o porém é que é isso mesmo! Existem muitos benefícios nessa pratica : ajuda quem precisa, diminui a quantidade de itens sendo despejados indevidamente em lixões e aumentando a poluição do mundo, diminui a febre do consumismo impensado e te torna mais humanitário.

E apesar de existirem tantas vantagens, a prática de doar ainda é feita por poucas pessoas, e muitas das vezes sem o conhecimento de que doar algo é presentear ao próximo, e não simplesmente passar pra frente algo que seria lixo. Pensando nessas coisas resolvi listar aqui maneiras de fazer ótimas doações para as pessoas e como fazer dessa prática algo que vá valer a pena.

1 – Doação não é lixo

caixa de doação

Uma coisa que sempre indico a pessoas que querem começar a recolher donativos é saber separar o que pode ser util ainda. Um exemplo disso é como são feitas as doações em postos de recebimento. O estabelecimento (mercado, loja e etc) deixa uma caixa para que as pessoas interessadas possam depositar aquilo que já não usam mais como por exemplo brinquedos, livros e roupas. E na maioria das vezes vemos as pessoas usarem dessa ferramenta de maneira errada colocando coisas destruídas e sem zelo algum para serem entregues, como se aquela caixa ali fosse ser levada para qualquer lugar sem propósito e não é bem por aí.

Pensem que tudo aquilo será entregue a uma criança, uma família que necessita daquilo e você está dando: nada!

Selecione bem suas coisas, que mesmo não sendo uteis para você farão muita diferença para outra pessoa, e doe com carinho. Entregue aquilo que você gostaria de receber. O que não estiver em estado de ser utilizado deve ser levado direto para reciclagem. Existem postos de coletas de lixo limpo e postos de coleta de donativos, são coisas diferentes com propósitos diferentes.

2 – Informe-se sobre a ação que você vai ajudar

Se você pretende doar suas coisas a uma campanha específica é preciso saber qual a causa desta campanha. Por exemplo: se é uma campanha do agasalho, não adianta levar utensílios de casa. Claro que muitas vezes as campanhas arrecadam mais do que um item, mas existem campanhas que são projetadas para um objetivo único e os itens restantes se perdem nessa coleta.

Junte tudo o que você possuir em caixas e fale com o estabelecimento que for receber para que este esteja ciente de tudo o que pode utilizar. Senão guarde para outro que com certeza ficará muito grato com seus pertences.

3 – Quando for doar roupas e acessórios

doar roupas

Roupas são os itens mais doados entre todos os recolhimentos. Por muitos motivos precisamos renovar nosso guarda-roupa e os itens que temos que nos desfazer em grande parte são aproveitados por seu estado e durabilidade. Existem locais de coleta de roupas que arrumam peças rasgadas e manchadas, mas isso não quer dizer que pode-se doar roupas em estado crítico, por que nem um milagre resgata.

Quem recebe doações faz isso por saber da urgência e necessidade de se levar donativos a famílias que precisam. A partir do momento que eles precisam ficar recompondo tudo aquilo que lhes é entregue a doação demora a ser feita. Não entregue peças em condições precárias, entregue aquilo que alguém possa vestir.

O mesmo cuidado deve-se a acessórios como colares, brincos que enferrujam com o tempo. Podem se tornar itens perigosos por conta de ferrugem e vão mais prejudicar do que ajudar.

Brechós recolhem muitos desses itens e dependem da demanda de clientes se interessarem para que essas peças sejam vendidas e o dinheiro revertido em auxílio. Ao doar, ajude com coisas limpas e em condições dignas pois o brechó precisará ter o que ofertar.

4 – Quando for doar brinquedos

Ao doar brinquedos o cuidado também deve ser tomado. Nossas crianças costumam misturar peças de um brinquedo em outros e acabam que indo emboladas para postos de coletas. Por que é importante manter em bom estado? Primeiro para que o brinquedo continue a cumprir com seu propósito e segundo para evitar que peças pequenas sejam entregues a crianças que não vão saber manuseá-las.

Arrume os brinquedos de acordo com suas caixas e feche-as bem, principalmente se forem jogos e outros itens que componham de muitas peças para se montar. O brinquedo será melhor aproveitado se não oferecer riscos.

5 – Quando for doar livros

livros doar

Esse é um dos itens que mais vejo passar por um infeliz desperdício. Livros além de agregarem cultura e aprendizado podem durar muito tempo se forem mantidos com zelo. O que mais acontece em postos de arrecadação são livros serem doados rasgados, com páginas faltando ou então todos rabiscados. Isso não vai ser edificante para alguém que ia receber. A partir do momento que alguém recebe um livro que contém páginas faltando, como essa pessoa pode consumir isso? O mesmo vale para livros de colorir com todas as páginas coloridas, que criança poderá aproveitar?

Livros e revistas que chegam nesse estado são melhores aproveitados como recortes, dos quais podem ser separados em plásticos e entregues em escolas ou se não houver nem essa recuperação devem ser depositados em locais de coleta de papel. Livros em bom estado serão lidos e levaram aprendizado e cultura ao próximo. Edifique esse próximo.

O que quero dizer com esse post é simples: Trate o recebedor da sua doação com dignidade! Ele é alguém que vai receber uma parte de sua história e merece aproveita-la tão bem quanto você aproveitou. Seus itens não merecem ser descartados sem importância e principalmente pessoas não podem ser tratadas com pouca importância.

Onde levar suas doações em Setembro/2016

Marque na agenda: dia 3 de setembro (sábado), das 10 às 19 horas, o Lounge Tremendão recebe o Juicybazar + Bazar da Ju Goes, evento 100% beneficente que estimula o consumo consciente e a atitude solidária por meio do comércio de peças de segunda mão.

juicy bazar doação

Dessa vez, os dois veículos  Juicy Santos e Juliana Goes unem forças para fazer o bem em um dia que promete ótimas compras e muitas surpresas com um espaço será dividido em duas partes:

  • JUICYBAZAR: peças selecionadas pela equipe do Juicy Santos, com preços a partir de R$ 5.

  • BAZAR DA JU GOES: bazar com o acervo de peças da Ju, muitas ainda com etiquetas com oportunidades incríveis a partir de R$ 20.

O público pode participar de 2 formas: doando peças novas ou usadas em bom estado. que serão comercializadas no dia do bazar, ou fazendo suas compras. É possível doar roupas em excelente estado (femininas, masculinas e infantis), bolsas, sapatos, acessórios, livros/CDs/DVDs, relógios, óculos, lenços/echarpes, artesanato, objetos de decoração, etc.

As peças podem ser entregues em um dos pontos de venda abaixo, ou levadas no próprio dia:

  • Mkt Virtual, Rua Carvalho de Mendonça, 238, 7º andar, Vila Belmiro

  • Nação Verde, Av. Pedro Lessa, 2,700, Embaré (a loja dará desconto de 5% para quem doar até 5 peças e de 10% para quem doar acima de 5 peças)

  • Auto-posto Espumas – esquina da Avenida Francisco Glicério com a Rua Paraíba, Pompeia

  • Outlet dos Óculos, Rua Fernão Dias, 40, Gonzaga

O Juicybazar + Bazar da Ju Goes escolheu 2 causas para compartilhar o dinheiro levantado nessa data. O Beaba, que é uma iniciativa que visa desmistificar o câncer por meio da criação de conteúdo educativo e motivacional para crianças e familiares que enfrentam um diagnóstico tão complexo (aumentando também as chances de cura e o nível de informação).

O outro é o VERBEM, que oferece atendimento oftalmológico e óculos para as comunidades carentes, empregando pessoas em estado de vulnerabilidade social. O projeto tem um ônibus consultório itinerante e a verba arrecadada ajudará a chegada deles mais longe, para que muitas crianças possam receber atendimento de qualidade e óculos para melhorar sua qualidade de vida.

Quando doar lembre-se que uma garota como você ficará feliz em ter uma bolsa nova, mesmo que de segunda mão. Uma criança ganhará uma linda boneca, uma escola terá novos livros em sua biblioteca e assim damos a mesma oportunidade que um dia nós tivemos.

 

 

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *