As vantagens da Dança do Ventre

Postei em meu Instagram algumas semanas atrás que fui conferir uma aula de Dança do VentreNunca tinha visto uma aula, e também não conhecia  muito da origem, mas graças a amiga Stefanie pude perceber que além de ser uma dança extremamente linda é benéfica a sáude e ao bem-estar feminino. 
A dança tem sua origem no Oriente Médio com movimentos ligados a forma de uma serpente, que tinham como objetivo na época de 7000 a.C. preparar a mulher para a maternidade. expressão Dança do Ventresurgiu em 1893 na França e é composta por rotações e ondulações que envolvem todo o corpo tornando-se uma dança sensual e até mesmo um “tabu” em países mais conservadores.  Tem como elementos cênicos a espadao punhal, o véu e a vela.
Aqui no Brasil a dança ficou muito conhecida por conta da novela O Clone, de Glória Perez no ano de 2001, onde a personagem Jade Rachid, interpretada por Giovanna Antoneli fazia prática da dança e dos costumes arabes. A modalidade é praticada por muitas mulheres por ser tratar de uma dança de facil aprendizado e também pela proposta de feminilidade e sensualidade. 
Pude conversar com a professora Aysha, do Guarujá um pouco mais  sobre a dança, e ela muito simpática fez uma entrevista para nós do Sahssaricando.
1 – Poderia começar se apresentando com seu nome, idade  e quando começou com Dança do Ventre?
Meu nome é Aysha, tenho 33 anos e inicie na dança do ventre no ano 2000
2 – Como você expressa em palavras o significado da Dança do Ventre?
A dança do ventre é resgate do feminino, algo que está dentro de você escondido. Você pode  expressar todos os sentimentos em forma de movimento desde os mais felizes aos mais tristes. Para dançar é preciso se entregar ao amor próprio e a vida. 
3 – Em vários sites e revistas dizem que a dança melhora a forma como a mulher se enxerga. As mulheres que dançam realmente melhoram a estima?
Sim, com certeza. A dança faz com as mulheres se sintam mais feminilidade, faz com que se sintam mais bonitas, ficam mais vaidosas. Algumas mudam até os hábitos alimentares e abrem mão de uma vida sedentária sentindo necessidade de praticar outros esportes. E quando vestem os figurinos de apresentação ficam ainda mais admiradas. As roupas e a própria dança modela o corpo deixando os mais alongado e bonito. Alem de estimular a  criatividade e o convívio social, relaxa o corpo e a mente e ainda alivia os sintomas de menopausa e TPM.
4 – Você poderia dizer quais benefícios a dança traz ao corpo?
Contorno mais definidos aos braços e ombros.
Tonifica e fortalece a musculatura abdominal;
Alivia os sintomas da menopausa e TPM
Queima calorias, em 30 minutos de aula queima 155 calorias.
Aumenta a circulação e flexibilidade.
5 – Quando foi que você decidiu que ensinaria Dança do Ventre?
Foi sem querer (rsrsrs) algumas amigas tinham vergonha de ir até a academia de ginástica que eu fazia aulas de dança do ventre, então me pediram para ensina-las. E depois uma foi convidando a outra e hoje tenho uma escola rsrsr
6 – Existe algum preconceito com a Dança do Ventre que você tenha visto?
Sim. As pessoas confundem o “sensual” com o “sexual”. A dança do ventre é realizada de maneira sensual, mas essa  sensualidade é a que toda mulher tem, é a beleza e a feminilidade que todas tem dentro de si. Quando se dança, isso fica mais evidente, e tem que tomar cuidado para não se parecer sensual demais (chegando a torna uma dança vulgar). Existem várias maneiras de se comportar durante uma dança, como por exemplo: pra quem olhar, que tipo de olhar, que tipo de figurino (decotes, fendas), isso tudo é ensinado em aula. 
7 – Conte-nos um pouco mais do seu espaço de aulas e apresentações.
Dou aulas segunda, terça e quinta. As turmas são separadas por módulo (tempo de dança de cada aluna). Sempre fazemos festas onde as alunas se apresentam para suas amigas e familiares. A maioria dessas festas acontecem no próprio studio onde fazemos uma decoração temática com quitutes, chás e bailarinas de outros studios. Faço shows no restaurantes Emporio Árabe e Milani no Guarujá entre outros em São Paulo.”
*entrevista cedida por Aysha, professora de Dança do Ventre por e-mail em Junho/13
Confira abaixo uma apresentação da Aysha:
Um muito obrigada Aysha, você foi um amor, um Feliz Aniversário e muito sucesso para você!!!
Para saber mais sobre a escola onde a profesora Aysha ensina a modalidade é só acessar seu perfil no Facebook.
E você o que acha da dança? Já aprendeu? Gostaria? Conta pra mim 😉

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *