No último domingo fomos convidados para testar um novo serviço que chegou na cidade. O produto da Cyber Zone que oferece de forma pioneira na Baixada Santista a proposta da Realidade Virtual.
Realidade Virtual Bem Real
Muito se discute ultimamente sobre a Realidade Virtual, seus benefícios e o quanto essa nova proposta pode acabar com o que consideramos ser nossa unica e imutável realidade. A Realidade Virtual pode ser uma excelente ferramenta para o tratamento de fobias e outras aplicações práticas da medicina, mas junto disso vem também o medo de que o vício torne-se algo palpável. Hoje, com o pouco de imersão que temos, vemos pessoas viciadas em computador, televisão, entre outras mídias. Com um aparelho que permita a você mergulhar em outra realidade, deve-se tomar muito cuidado para evitar que pessoas passem mais tempo nesse ambiente controlado do que no mundo real, para evitar que se prejudiquem e entrem em processo de isolamento. Sabendo dosar a utilização do equipamento, ele tende a ser uma revolução muito benéfica no que tange os tratamentos psicológicos, e pode trazer muitas vantagens para médicos e cientistas dessa área. Sem contar que é possível se divertir muito e ter uma proximidade maior com games, a sensação de que você faz parte do mundo digital é como você ser colocado em um palco e atuar junto ao game proposto, muito bacana, mas ainda assim somente uma atuação claro.
Sobre a Cyber Zone
A startup santista conta com a tecnologia do HTC Vive, que permite ao usuário uma imersão dentro de um ambiente 3D em 360º graus, e atualmente é o mais avançado no mercado de tecnologia Empenhada em trazer essa tecnologia para a Baixada Santista, a Cyber Zone já está presente em eventos, treinamentos corporativos e juntamente com psicólogos realizam pesquisas para tratamento de fobias.
Pudemos testar quatro tipos diferentes de coisas no simulador de realidade. A primeira imersão foi dentro do oceano, onde nos encontrávamos em um barco naufragado no fundo do mar. A experiência é muito linda, com gráficos que ludibriam direitinho a sua mente a acreditar que você está em alto mar sem sentir a sensação de “molhado”. Nisso vão passando criaturas marinhas, entre elas um baleia gigante que parece que vai te engolir.
A segunda foi um jogo espacial onde o objetivo era destruir naves alienígenas com tiros. Foi o que mais gostei pois a imersão aqui é voltada para game então você ainda consegue ter senso de realidade mesmo que esteja imerso dentro da realidade virtual, não mexe tanto com a cabeça quanto os simuladores de cenário. O legal é poder brincar de Detona Ralph com essa tecnologia, me senti um personagem dentro do jogo e não somente o player, é muito diferente.
Ainda foram mostrados outros cenários como montanha russa, jogo de zumbi e o esqueleo de um animal marinho. Todos os cenários são compostos por gráfico de altíssima qualidade e a trilha sonora embalando cada movimento e situação. Fiquei perplexa pois é muito fácil se deixar “enganar”. A sensação de medo e ansiedade é muito real apesar de sabermos racionalmente que estamos em um jogo. Veja o vídeo a seguir:
Não deixe de procurar pelas atividades da Cyber Zone nesse mês de Outubro no Shopping Pátio Iporanga. Saiba mais na Fan Page deles clicando aqui.
Leave a Comment