Através da rede social Kekanto, fomos convidados para uma noite super agradável em uma das mais belas e conceituadas estruturas da cidade de Santos, a Bolsa do Café. O prédio, que acumula mais de 90 anos, hoje abriga um museu que conta a história da Bolsa e a trajetória do café no Brasil. Com diversos itens intactos, o museu guarda uma parte da história do país, que evoluiu muito graças a paixão nacional que é o café.
No fim da visita, recebemos um pequeno curso sobre os diferentes tipos de preparo do café, com direito a degustação de um blend de café gourmet, feito em 3 tipos diferentes de coagem. O primeiro, chamado prensa francesa, que é um tipo de infusor, onde o café após preparado conta com uma alavanca que pressiona a borra para o fundo da jarra, separando-a do café pronto. Os outros dois, chamados Harui e Clever, nos mostraram que mesmo usando um tipo de coagem igual (com coador de papel), o modo de preparo é essencial para ditar o sabor e a intensidade do mesmo. O modo Harui deixa o café mais ralo (aguado) porém com gosto bem forte, já o modo Clever deixa a bebida bem encorpada. Existem mais de 15 tipos diferentes de preparos de café que a Bolsa oferece em cursos especiais do local. Mas aprender algumas dicas para o uso cotidiano já foi uma experiência muito bacana. Olha só:
– A água utilizada para fazer o café altera na qualidade. O ideal é que ela seja mineral ou filtrada.
– A temperatura ideal da água é de 93 a 98 graus. Para chegar a esta faixa, desligue o fogo assim que a água começar a borbulhar.
– Antes de colocar o pó de café no coador de papel, jogue agua fervida nele. Dessa forma você retira resíduos químicos do produto e já aquece a jarra onde a bebida sairá.
– Quando for comprar seu café, verifique na embalagem o selo ABIC, garantindo que o produto é livre de impurezas.
O Kekanto é uma rede social de geolocalização, que presenteia seus usuários com diversos passeios e eventos em todo o Brasil. Para participar, basta usar o aplicativo (Android e IOS) ou a plataforma web, e dar opiniões sobre os lugares você vai. Os usuários mais ativos são constantemente levados para conhecer melhor a cidade onde moram e até mesmo outros locais.
Leave a Comment