Disque Igualdade Racial

A Copa do Mundo no Brasil está ganhando todas as conversas de bares, entre familiares e amigos e principalmente na mídia. O que antes era uma incerteza, hoje se mostra forte e com grande aceitação, a Copa é sim um sucesso. E como tudo que é muito visado, seus problemas também não passam desapercebidos e assim vimos várias situações desagradáveis de racismo e preconceito contra outras nacionalidades (e até mesmo entre pessoas de mesma nacionalidade) tomarem as redes sociais. Tal intolerância não deixou de ser notada pelas autoridades e assim o Governo lança o 138, um novo canal para denúncias sobre a prática de racismo.
 
A campanha foi apresentada pela Ministra Luiza Bairros no dia 20 de Junho e consiste em um serviço para receber denúncias sobre a prática e conduta discriminatória dirigida a um a alguém ou um grupo utilizando de sua raça, cor e etnia como ofensa. O projeto encaminha todas as notificações para as autoridades responsáveis pela solução do caso e apesar de não ter uma data exata para o inicio das atividades já está acalmando os ânimos de muitos usuários da internet.
 
“Quem xinga não consegue dimensionar o quanto fere o ser humano.” declara Márcio Chagas da Silva, ex-árbitro e vítima de racismo durante um campeonato.
 
Foto Divulgação
 
Luiza Barros disse que o racismo tem aparecido mais pela internet nesta copa, devido a alguns projetos anti-rascismo já existentes. Segundo a ministra, os registros a casos de discriminação estão aumentando porque este tipo de manifestação deixou de ser natural. Ela também afirma que: “a maior visibilidade destes casos é um indicador do amadurecimento de nossa democracia”.
 
A Ouvidoria Nacional de igualdade social recebeu, apenas no ano de 2011 o número de  1.545 denúncias de racismo. Enquanto o Disque Igualdade Racial não entra em atividade, ainda é possível denunciar pelo Disque 100, para todos os casos de preconceito, não apenas o racial.
 
Palavras podem machucar a ponto de transtornar a vida de alguém, o sentimento é indescritível e a tristeza também. Boa maneira de combater essas ações repugnantes é pela denúncia. O futebol pode ser o esporte mais aclamado do mundo, influenciando a cultura e a personalidade de muitas pessoas, mas o que não podemos esquecer é que temos uma vida inteira pela frente e esses 90 minutos de partida não podem decidir o que você se torna nela.

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *