Apesar de ser um distrito da cidade mineira de Camanducaia, Monte Verde está mais próxima a capital paulista do que da capital mineira. Fica localizada na Serra da Mantiqueira, e serve de refúgio para muitas pessoas que procuram fugir do stress das grandes cidades. Monte Verde é um bucólico cenário de árvores e montanhas, isso junto com o típico clima frio faz com que seja um lugar perfeito para descansar ou simplesmente contemplar as belezas naturais,e claro, aproveitar de outra forte característica da região: a Gastronomia. Como muitas outras cidades e distritos da serra, Monte Verde é um lugar de gastronomia incrível, com pratos típicos de muitos locais além da cozinha mineira, e muitos deles a base de trutas e pinhão.
Essa capacidade de produzir tantas receitas gostosas fez com que a Melhoramentos Florestal em parceria com Associação Comercial de Monte Verde (ACMV), Comissão Comunitária de Eventos e a Prefeitura Municipal de Camanducaia criassem o Festival Gastronômico de Monte Verde, que aconteceu entre os meses de Março a Abril. O evento teve sua sexta edição entitulada “Sabores da Terra” com o objetivo de divulgar a culinária local e tentar atrair mais turistas para conhecer um pouco melhor dos pratos da região, que a cada ano a festa ganha um tema diferente com mais de 22 restaurantes participantes fazendo suas receitas baseadas nos temas propostos.
O festival deste ano já terminou porém várias atividades continuam pela região, principalmente as que envolvem gastronomia. Monte Verde é um lugar ótimo para curtir tanto em família quanto a dois, com ótimas propostas de hotéis e pousadas. O local oferece tranquilidade e conforto, com atividades como visita ao orquidário com flores típicas de inverno, trilhas, galerias de arte, passeios de jipe/quadriciclo/moto, rafting e as paisagens naturais vistas de picos e e pedras ao altos de montanhas. O local já é de muita apreciação nossa, nossa primeira visita foi em 2010 para comemorar nossa lua-de-mel e desde então está na lista de viagens rápidas e que podem ser feitas de carro, só para curtir um pouco fora do litoral, nem que seja pelo fim de semana. Veja abaixo um pouco do que fizemos por lá.
Animou para visitar? Então segue a dica de como chegar:
Para quem for partindo de Belo Horizonte a melhor alternativa é pela Rodovia Fernão Dias até Camanducaia, se a origem for São Paulo o melhor caminho é também pela Fernão Dias, e do Rio de Janeiro a Dutra é a melhor opção até a Fernão Dias, depois que chegar em Camanducaia é só seguir até Monte Verde. Para outras informações sobre restaurantes e pousadas em Monta Verde acesse o site Roteiro Turismo que dá dicas de hospedagem e trajetos.
Para saber sobre o Festival Gastronômico e próximas edições acesse a fan page do evento.
*Este é um Publipost. Este texto foi criado a a partir das informações cedidas pelo CBBlogers em conjunto da experiência que tivemos na cidade.
Gostei da DICA. Já fui a Campos do Jordão e sou louca para conhecer Monte Verde, que – dizem – é mais ou menos no mesmo estilo.
Beijo
BloGhetti – andreastips.wordpress.com – DICAS de todo tipo de coisa
Eu não fui ainda para Campos mas é a mesma ambientação, a diferença fica por conta dos preços mesmo. Meu marido foi em familia para lá e anos depois comigo para Monte Verde e ele disse que a diferença é o preço SP vs MG. Mas ambas as cidades devem ser visitadas, quem sabe em breve não vejo Campos 🙂
Beijo.