Existem épocas na vida em que nos encontramos cabisbaixos e até mesmo deprimidos. Seja pela correria do dia-a-dia, aquele projeto que ainda não está fluindo, desentendimentos no meio em que convive, enfim, vários fatores podem “azedar” nosso humor. Em muitos casos chega a ser difícil para a pessoa identificar que está em uma fase ruim e que precisa de ajuda externa, podendo piorar um quadro e torná-lo muito mais agravante. Mas como tudo na vida tem solução, com dicas simples e algumas mudanças de atitudes podemos reverter pensamentos negativos e atitudes que nos levam a estragar e piorar nosso dia. Siga com a leitura e veja como de passinho e passinho é possível.
1 – Exercício de respiração
Pode parecer a maior bobagem, mas um bom exercício de respiração ajuda sim a acalmar os nervos. Além de te despertar melhor, serve para controlar a temperatura do corpo deixando a musculatura e a cabeça mais leves.
Como fazer : Sentado com postura reta inspire pelo nariz inflando a barriga e expire lentamente pela boca, mantendo as costas retas. Repita a ação quantas vezes achar necessário e aproveite para alongar braços e pernas. Faça esse procedimento todas as manhãs ao acordar.
2 – Reeducação da Positividade
Esse método aprendi em um workshop sobre Marketing Pessoal na época em que estudei Secretariado e ele tem um efeito surpreendente em nossa maneira de se comportar. Quando voltei a estudar, após vários anos estagnada e sem rumo, achei que não daria conta de começar a pensar em minha vida profissional. Via outras garotas com a mesma idade que a minha (na época tinha 25) já formadas, com curriculum excelentes e áreas de atuações super bacanas e eu lá, ainda dando o primeiro passo da escada. Foi uma época onde eu me sentia impotente e me forçava a todo custo a dar a volta por cima. Até que por curiosidade fui participar desta palestra que me ensinou a ver que é possível ser um ser humano positivo sem tantas cobranças e neuras. O método consistia em condicionar nossa cabeça a uma nova visão não só de si mesmo mas também das coisas das quais gostaríamos de alcançar.
Como fazer: Compre um caderno ou até mesmo um diário de seu agrado e deixe-o em um lugar onde você possa reservar alguns minutos de privacidade. Neste caderno anote um ponto alto e um ponto baixo do seu dia e tente explicar, como se estivesse escrevendo para alguém o que levou a algo ser considerado bom e algo a ser considerado ruim. Faça isso todos os dias. Leia atentamente algum tempo depois e perceba como sua opinião ainda consiste em cima destes fatos, o que mudou, como você avaliaria a situação neste novo momento. Isto serve para nos mostrar que quase sempre que nossa vida tem um rumo baseado em nossas decisões, e essas decisões são baseadas em nosso estado de espírito. Se melhor estamos, melhor decidimos, melhor agimos e por aí vai!
3 – Elogie mais
É inerente ao ser humano apontar defeitos e falhas, pois é mais fácil ver aquilo que incomoda e que não nos parece o ideal do que ver o que há de bom por trás do que estamos olhando. Uma boa maneira de combater isso é perceber a capacidade e esforço das pessoas ao seu redor. Elogie e reconheça que outras pessoas fazem coisas boas e uteis, aponte suas qualidades e estimule seus objetivos e sonhos. Permita-se ouvir sobre uma história de vida de uma pessoa, dê espaço para que os outros sejam importantes para você e dessa forma você também ser importante para os outros. Falar muito de si próprio sem ouvir pode te tornar uma pessoa fútil e até mesmo chatinha. Conviva com pessoas e troque ideias, permita que elas falem e faça-se escutar também, tudo isso numa deliciosa troca de informações.
Como fazer: Com os amigos/em casa,/escritório/etc. Comece uma pauta de assunto e pergunte a opinião das pessoas quanto ao assunto, aponte ideias legais e elogie aquilo que achou bacana. Promova o que há de melhor das pessoas a seu redor e elas farão o mesmo por você.
4 – Atividade e Lazer
Reserve um tempo da semana para fazer algo que você goste e que não seja envolvido com sua necessidade financeira ou obrigações. Tenha uma atividade que seja seu momento de edificação própria. Seja pintar, correr na praia, ler um livro, escrever, enfim, algo que você dedique por carinho mesmo. Busque algo real e que possa ser concretizado de maneira simples, por exemplo, não faça como plano correr a maratona se você nem caminha. Não marque como meta para esfriar a cabeça a viagem do fim do ano sendo que ainda estamos em no incio dele. Pense em coisas mais imediatas para fortalecer e aliviar o stress do dia-a-dia.
Como fazer: O dia pode ter sido uma porcaria, mas existe aquele momento que você pode ler um bom livro, assistir um programa de televisão, dançar, sair com as amigas, ir para a academia, fazer um curso livre e etc. Faça uma atividade e reserve um tempo de pelo menos 1 hora para ela.
5 – Cuide
Seja de uma plantinha, redecorando algum comodo da casa ou até mesmo de um animal de estimação. As pessoas tem necessidade de cuidar de algo/alguém onde se pode ser depositado amor, carinho e dedicação. Eu por exemplo, após uma perda pessoal e sem achar que iria recuperar minha vida novamente, melhorei muito após adotar um cachorrinho. Perto dele comecei naturalmente a mudar minha cabeça e meus sentimentos em relação ao passado. Bichinhos podem ser os maiores aliados de alguém que precise de um “ombro amigo”.
Como fazer: Se tiver espaço em casa plante e cuide de flores, elas alegram o ambiente e por precisarem de cuidados distraem a cabeça.
Comece aquele projeto de viagem, recorte fotos, aprenda o idioma, os costumes e folclore do local, assista filmes que tenham referência e de pouco em pouco monte um projeto bacana. Se tiver condições e espaço adote um animalzinho. Pesquise em abrigos para cães e gatos sobre gastos e os cuidados devidos. Muitos sites na internet ajudam a escolher o bichinho pela personalidade do dono, tamanho da casa e outras dicas legais.
6 – Extravasa
Aquele momento onde você se permite gastar energia ou fazer algo não habitual.
Como fazer : Afaste os moveis, ligue o som bem alto e dance no meio da sala. Saia para um happy hour com os amigos do serviço. Marque um karaokê com os amigos e solte a voz. Faça um apetitoso bolo de chocolate cheio de recheio e cobertura e saboreie uma bela fatia. Acompanhe um trio elétrico no carnaval….. entre muitas outras coisas. Tenha um dia de farra e divirta-se sem culpa.
Se a sensação de tristeza, mau humor e vazio persistirem procure ajuda psiquiatrica. Em muitos casos a depressão começa assim, aos poucos a pessoa vai perdendo o ânimo e sem que ninguém repare, entra em um estado onde não vê mais solução para suas angústias. Tenha sempre em mente que, você não precisa encarar a vida sozinho! Peça ajuda, converse, e esteja em contato com outras pessoas… a depressão é uma doença séria e que pode levar a danos irreparáveis dos quais ninguém merece passar tamanha dor na vida.
Leave a Comment