Coisas que aprendemos com a Elke Maravilha

Em 2011, na nona edição do festival de cinema Curta Santos, tivemos o imenso prazer de conhecer Elke Maravilha. E quando digo conhecer, não é tietar. A foto óbvio fica sendo a unica lembrança desse dia mas a conversa com alguém tão importante como ela foi em tantos sentidos, sem dúvida, maravilhosa e que não esqueceremos.

Nascida Elke Georgievna Grunnupp, a manequim-modelo-atriz russa nasceu na antiga Leningrado, cidade que hoje leva o nome São Petesburgo. quando tinha apenas seis anos, veio para o Brasil com seus pais, fugindo das perseguições políticas do stalinismo soviético, e se estabeleceu com sua família em um sitio na cidade de Itabira, MG. Ainda no começo de sua carreira, tornou-se grande amiga da estilista Zuzu Angel, e foi presa por desacato a autoridade durante o período da Ditadura Militar por alegar que Stuart Angel Jones, filho de Zuzu, já havia sido morto pelo regime. Com isso, ela perdeu sua nacionalidade Brasileira e tornou-se apátrida, tendo obtido posteriormente a cidadania alemã que manteve por toda sua vida. Vida essa cheia de excessos e experimentações, que Elke viveu brilhantemente e sempre com simpatia e serenidade para qualquer um que se aproximasse. Em nosso breve contato, suas histórias foram cativantes e sua atenção para com dois jovens desconhecidos foi uma das mais acaloradas e carinhosas que já tivemos. Ela abraçou, beijou, sorriu e ensinou que quem luta chega lá. Nós a conhecemos um ano antes de estruturar o Sahssaricando e se eu pudesse dizer o quanto mulheres como a Elke empoderam e impulsionam garotas como eu, eu diria que é simplesmente FODA poder conhecer pessoas assim e aprender com elas.

Pelo exemplo de pessoa que ela era, decidimos separar algumas de suas icônicas frases que passam lições de vida e comentar aqui.

8a23d3c99d13a150e9e7f63208ab0794

Vivi cada coisa no tempo da mãe natureza. Meu pai me dizia: “Minha filha, aprende com a mãe natureza”. E ela nos ensina tudo mesmo.

Essa frase é de uma simplicidade ímpar, mas ao mesmo tempo carrega uma complexa lição! Não devemos tentar apressar as coisas, muitas vezes nossa vida parece dificil, parada, mas o que tem que acontecer vai ter seu tempo certo para isso. Nos resta aproveitar cada momento de nossas vidas para aprender e compreender um pouco mais sobre nós mesmos no processo.

Elke-Maravilha-825x509

Eu quero é conviver! A grande arte não é viver, é conviver!

Todos sabemos o que precisamos fazer para viver. Desde nossas necessidades básicas a nossos luxos e vontades, temos idéia do que precisamos e do que queremos. Mas ninguém vive sozinho no mundo, e para ser plenamente feliz, você estará o tempo todo rodeado de outras pessoas. Saber respeitar e entender o próximo é o grande lance da vida, pois é a única forma de estarmos em paz conosco e evitamos ser pessoas desagradáveis, que outros evitam contato.

4016986776-elke-maravilha-2117633206

Eu nasci assim! Quando morávamos na roça, quando éramos imigrantes, meu pai não tinha dinheiro. Nós tínhamos alimentos porque nascia da terra. Nós morávamos no meio de pessoas negras e quando as mulheres soltavam as tranças e surgia aquele cabelão enooooorme eu ficava encantada e dizia: ‘Eu queria tanto ter esse cabelo’. E, então, meu pai disse ‘dá um jeito, Elke!’ E eu dei! (risos)!

As tranças de Elke Maravilha sem dúvida são sua marca registrada. As perucas gigantescas fazem parte do imaginário da atriz, e é muito difícil desassocia-lá deste visual. Elke sempre soube respeitar as origens da moda e estilo que usava, mas não se sentia intimidada pela carga sócio-cultural dos mesmos. É possivel incorporar itens de fora de nossa cultura nativa, mas é essencial manter o respeito pelas tradições que originaram esta vestimenta, acessório ou mesmo corte de cabelo, para que saibamos usar nosso estilo sem desrespeitar ninguém.

Elke-Maravilha

A maioria acha que sou travesti, e às vezes vem perguntar. Digo: “Sou e tenho um pau desse tamanho, quer ver?”. E aí saem correndo, tadinhos.

A sexualidade nunca foi um problema para Elke. Várias vezes questionada sobre isso, ela sempre tinha uma frase positiva e inclusiva para rebater. Elke levava a sexualidade como algo único e pessoal, e quanto mais dispostas estavam as pessoas a experimentar e aprender, melhor. Ela nunca deixou que uma bandeira ou uma insinuação se tornasse uma ofensa, pois para Elke, todas as escolhas eram certas quando feitas com o coração.

elke maravilha

Na realidade, sempre fui um trem meio diferente, sabe? Ainda adolescente resolvi rasgar a roupa, desgrenhei o cabelo, exagerei na maquiagem e sai na rua… Levei até cuspida na cara. Mas foi bom porque entendi aquela situação como se estivessem colocando-me em teste. Talvez, se meu estilo não fosse verdadeiramente minha realidade interior, eu teria voltado atrás. Mas sabia que nunca iria recuar. Eu nunca quis agredir ninguém! O que eu quero é brincar, me mostrar, me comunicar.

Talvez a frase mais famosa de Elke Maravilha, ela extrapola os limites da opinião e chega aos níveis do conhecimento puro. Seja você, aproveite a vida, suas experiências e faça o melhor para você próprio, pois seguir o fluxo padrão e se isolar para “fazer parte” nunca vai te permitir abrir suas asas e voar!

Esperamos que seu legado não se perca e que ela continue a inspirar, artistas, mulheres, a arte e tantas outras coisas. Descanse em paz, querida Elke!

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *