Após a estreia do seriado 13 Reasons Why, o número de pessoas que começaram a discutir sobre assuntos como depressão, suicídio e bullying aumentou bastante. Uma pessoa chegou a me perguntar se eu faria uma resenha sobre a série e minha resposta foi não.
Mas por que não?
Eu assisti todo o seriado, e mesmo assim não me sinto a vontade para indica-lo. O seriado é muito impactante e aborda assuntos que saem da esfera do entretenimento, e quando fazemos indicação de algo que possa se tornar ou muito chocante ou até mesmo um gatilho para alguém é de uma responsabilidade da qual não sei se consigo arcar. Prefiro ficar na área da informação e da diversão. Então não faremos resenhas da série.
Porém com isso achei necessário como parte da sociedade conhecer mais sobre o CVV – Centro de Valorização a Vida. E hoje falaremos o que é e como atua.
Como Vai Você?
O slogan é preciso, assim como o serviço do CVV. o Centro de Valorização a Vida, fundado em 1962, presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio. Com sigilo absoluto, todas as pessoas que quiserem e precisarem conversar com alguém podem ligar para o centro e conversar a respeito do que estão sentindo.
Com aproximadamente 2.000 voluntários em 18 estados, o CVV atende pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente em 72 pontos de atendimento, pelo site, Skype ou e-mail. A organização é parte da Befrienders Worldwide e participou da elaboração da Política de Prevenção do Suicídio no Ministério da Saúde. Além disso, o Centro também realiza ações abertas a comunidade, que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência consigo e com outros. O CVV conta ainda com um hospital especializado em transtornos mentais e dependência química na cidade de São José dos Campos, em São Paulo.
Qualquer pessoa com mais de 18 anos, com pelo menos quatro horas disponíveis por semana e com disposição para ajudar pode tornar-se um voluntário. Há um curso preparatório ministrado nas sedes, onde os novos plantonistas tem como principal função o atendimento por telefone, Skype e chat. Além disso, é possível ser um voluntário-especialista, utilizando seus conhecimentos e recursos próprios para auxiliar na divulgação, captação de recursos ou tecnologias que são necessárias para a função exercida pelo CVV.
Por fim, o Centro de Valorização a Vida possui um blog que é sempre atualizado com informações importantes sobre transtornos emocionais e suicídio.
A idéia do Centro é a de ajudar sempre que você precisar conversar. Como eles próprios dizem: Mesmo que não tenha certeza de que precisa de ajuda, não tenha receio de entrar em contato. Procurar ajuda e apoio é com certeza primordial para evitar que a situação chegue a um nível extremo, e muitas vezes uma conversa com um dos voluntários pode ser o diferencial na história de uma vida.
CVV – Centro de Valorização a Vida
Você pode enviar uma carta ou conversar pessoalmente com um voluntário do CVV em horário comercial. Consulte os endereços dos postos do CVV no link : http://www.cvv.org.br/enderecos.php
O telefone de atendimento é o 141 e funciona 24 horas todos os dias.
Leave a Comment