A Campus Party está para começar! Entre os dias 4 e 8 de fevereiro vários fãs e profissionais da area de tecnologia se encontrarão no São Paulo Expo para conferir palestras, workshops, inovações e acampar nesta feira gigante.
O evento, que está chegando em sua oitava edição, mantém as características originais como uma feira de tecnologia, mas se foca nas novidades e formas de apresentar seu conteúdo. Comemorando o 150º aniversário do livro Da Terra à Lua, de Julio Verne, a CPBR8 tomou toda a temática envolvida no livro e ligou com as tecnologias mais atuais do momento.
Uma opção para quem quer ir e não poderá ficar acampado é a Open Campus. O evento será gratuito, e caso tenha interesse em evitar filas, basta fazer um cadastro no site oficial para participar das atividades. O espaço estará aberto de 4 a 7 de fevereiro, das 10h às 21h, sendo apenas o domingo (08/02) reservado para os “campuseiros”. Entre as atividades livres estão:
A CAMPUS FUTURE, que é um espaço para mostrar projetos acadêmicos de todo o país que estão sendo desenvolvidos nos centros de pesquisa e salas de aula por alunos de graduação e mestrado. A mostra de projetos funcionará de maneira interativa, com espaço para que os visitantes possam experimentar os protótipos e se divertirem com as “engenhocas” que vão de games a um Museu Afrodigital que utiliza realidade virtual em seu desenvolvimento.
Ao todo serão apresentados 44 projetos que foram selecionados levando em conta critérios como “inovação”, “relevância para a sociedade” e “potencial de aplicabilidade”, que abrangem as áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas Sociais e Aplicadas, Criatividade, Engenharia e Inovação. Dois dos projetos mais legais que estarão no evento são:
– Robô trekking autônomo de busca e resgate – Robôs autônomos são máquinas inteligentes capazes de realizar tarefas sem explícito ou contínuo controle humano sobre seus movimentos. A tecnologia utilizada nesse projeto apresenta semelhanças com a sonda Curiosity, da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), que está em Marte. Como o planeta está muito longe da Terra fica impossível controlar um robô em tempo real. Esse projeto foi desenvolvido pela Equipe Uai!rrior, da universidade UNIFEI
– Protótipo de exoesqueleto – produzido por impressão 3D para reabilitação de membros superiores. O projeto foi desenvolvido por Wesley Guilherme, estudante que apresenta esclerose muscular e que vem se destacando na iniciação científica da UFABC.
Nessa edição a Campus Party contará com “pílulas” de conhecimento com algumas palestras e oficinas de temas do evento. Esse espaço, dentro da Open Campus, também contará com a presença de web celebridades como Jacaré Banguela, Irmãos Piologo, Jovem Nerd, entre outros.
O projeto de Inclusão Digital é um dos objetivos da Campus Party desde sua criação, almejando que toda a sociedade tenha acesso às informações disponíveis na internet. Por isso, esse espaço dentro da Open Campus terá cursos gratuitos para o grande público promovendo, em muitos casos, o primeiro contato do visitante com um computador. A ideia é ajudar quem passar por esta área a desvendar todos os desdobramentos do universo online.
O principal objetivo da área de Simuladores na Campus Party Brasil é mostrar que a utilização dos mesmos pode ir muito além do entretenimento, sendo uma ferramenta útil para treinamentos e preparação de profissionais em áreas críticas da nossa sociedade.
“Buscamos trazer empresas novas e sempre que possível com raízes brasileiras mostrando nosso talento e capacidade. Na edição desse ano, ampliamos o destaque no automobilismo, principalmente por estarem surgindo novas tendências na modalidade, como a Formula E, que além da alta tecnologia que no futuro estará nas ruas, também é consciente globalmente com a situação do planeta”, afirma Tássia Skoulade, diretora de marketing da Campus Party.
Entre os simuladores disponíveis para o público no evento estão dois simuladores de corrida com movimento, um simulador de Tower Defense (um tipo de jogo), simuladores de helicóptero, formula 1, veleiro, caça de combate, entre outros.
O Sebrae também estará presente na Open Campus com cursos gratuitos para o público em geral sobre empreendedorismo, marketing digital e muitos outros temas essenciais para quem quer empreender ou melhorar a sua empresa, seja ela digital ou não.
O diretor de Parcerias Estratégicas no Facebook, Ime Archibong, confirmou sua participação como palestrante de abertura da oitava edição da Campus Party Brasil. Sua conferência acontece no dia 3 de fevereiro, às 21 horas, e é a primeira de um total de 5 atividades com representantes da rede social, que patrocina o evento.
Archibong lidera a equipe que acelera estratégias de produtos do Facebook através do estabelecimento de parcerias, dirigindo integrações de produtos e desbloqueando oportunidades de negócios para empresas líderes, incluindo Airbnb, Apple, Amazon, Dropbox, LiveNation, Microsoft, Netflix, Nike, Spotify e Uber. Ele também gerencia a equipe de Internet.org.
Nas palavras de Tássia novamente: “É a primeira vez que a Campus Party Brasil terá uma conferência de abertura. Tivemos essa experiência na edição realizada ano passado, em Recife, e foi muito bem aceita pelos campuseiros e público em geral, além do que é uma honra termos um grande nome do Facebook como parceiros nessa atividade”.
Como nas edições anteriores, a Campus Party Brasil conta com diversos apoiadores e patrocinadores para proporcionar a expêriencia completa. Divididos em categorias, . Dentre eles, os principais são:
Diamond: Telefônica Vivo (Patrocinador principal) e Prefeitura de São Paulo (Cidade sede)
Platinum: Sebrae, Wizard, Ford
Gold: HP (Parceiro global), Submarino, PayPal (Meio de pagamento oficial), Intel, Facebook e IBM
Apoio Institucional: Governo Estadual de São Paulo
Confira abaixo um infográfico com mais informações sobre A Campus Party 2015!
No site da Campus Party Brasil 2015 você encontra mais informações sobre o evento, novidades e agenda de palestras.
Acompanhe nossa ida a CPBR15 nas redes sociais pela hashtag #sahnacpbr15 #sahssaricandonacpbr15
Leave a Comment