Uma das maiores feiras de jogos do mundo, a Brasil Game Show é o unico evento do segmento que teve 8 edições consecutivas, e este ano aconteceu entre os dias 08 e 12 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Nós estivemos lá e conferimos algumas das novidades do mundo dos games.
O evento começou no Rio de Janeiro, sob o nome Rio Game Show, e teve um público de aproximadamente 4.000 pessoas. No momento da concepção deste evento, o Brasil estava há 3 anos sem algo desse setor. O público começou a aumentar muito nos eventos seguintes, o que levou a organização do evento a mudar-se para São Paulo, onde o evento cresceu para se tornar o maior evento de games da América Latina.
Nesta edição, o evento contou com algumas das maiores empresas do setor, que trouxeram novidades e testes de jogos que ainda não chegaram no mercado. Além disso, diversos campeonatos também rechearam o evento, junto com celebridades do Youtube e outras relacionadas ao segmento. Outro diferencial foi o acréscimo da área de jogos independentes, dando espaço para pequenas produtoras e desenvolvedoras de mostrarem seu material e se comunicarem de maneira direta com quem consome essas mídias.
O que faz a BGS valer a pena é que ela é projetada para um publico bem diverso. Mesmo sendo voltada principalmente para jogos, o evento conta com atrações paralelas, que podem divertir pessoas de todas as idades, gamers ou não. Uma das coisas que mais se pode reparar no segmento “geek” é que ele alcança várias pessoas não relacionadas ao mercado. Seja alguém fã de esporte, de aventura, desenhos, quadrinhos ou quem goste de jogos de celular… a feira oferece novidades e propostas para divertir todo esse pessoal, e acaba se relacionando com outras mídias de entretenimento como cinema, musica e televisão.
Dentre os jogos que pudemos testar, destaco os seguintes:
1 – Star Wars Battlefront
Um dos jogos mais populares e com maior fila no evento, Battlefront com certeza provocou reações diversas. Como fã da franquia, fiquei extasiado com os gráficos, ainda que não mostrem toda a potência dos consoles da nova geração. Ainda assim, foi feito com carinho e os cenários deixam qualquer apaixonado por guerra nas estrelas com olhos brilhantes. Pude experimentar o mapa de Sullust, que é um mapa multiplayer com dois times de 8 jogadores. É um mapa bem menor do que os outros que o jogo propõe, mas da pra experimentar bem a jogabilidade , que é extremamente simples. O jogo foi feito para mirar e atirar, não mais do que isso. Não há um método super complexo de evolução de personagem, objetivos escondidos ou dificuldades de adaptação. Ele é perfeito para novos jogadores, que não estão acostumados com o estilo FPS, embora ainda seja bem divertido para jogadores experientes. E a ambientação da todo um gosto especial em jogar.
2 – Mad Max
Outro jogo que eu aguardava ansiosamente! Como fã da franquia Mad Max, a idéia de fazer parte da Wasteland sempre me fez pirar. E este jogo é perfeito nesse sentido. A Ambientação é ótima, e não deixa nada a dever para os fãs da saga. Não é um jogo com uma história profunda, mas até então, os filmes também não o são, se focando muito mais na situação pós apocalíptica, criaturas estranhas e luta pela sobrevivência, todos pontos em que o jogo mantém com muita fidelidade. Você basicamente controla Max correndo em seu veículo modificado pelo deserto sem fim, coletando peças sucateadas, água e aceitando qualquer missão que consiga receber. Quanto mais você faz isso, mais você vai “subindo” no universo Mad Max, ganhando novas roupas, novos veículos e até mesmo novas manobras de combate. A jogabilidade lembra bastante os jogos da série Batman e do recente Shadows of Mordor, porém é mais denso e pesado. Diferente dos jogos anteriores, você não é um super combatente com diversos movimentos de contra ataque. Você ataca duro, pesado e tenta conseguir qualquer arma que caia no chão, podendo esta ser a diferença entre sua vida ou morte. Quando está andando de carro pelo deserto, max tem que se preocupar com combustível, embora ele se esvaia bem lentamente, o que acaba não sendo uma preocupação para nós jogadores. O jogo se encaixa perfeitamente na proposta de mundo aberto, tendo muito território para ser explorado e conquistado. Um prato cheio para fãs de jogos como o já citado Batman, mas com certeza a diversão maior é para os fãs desta incrível saga cinematográfica.
3 – Guerreiros Folclóricos
Uma das maiores surpresas da BGS foi sem dúvida essa proposta de uma empresa brasileira, a Unique Entretenimento Digital. A proposta da empresa de Salvador é criar um jogo 3d, parecido com os sucessos God Of War e Prince of Persia, mas focado no folclore nacional. Sob a pele de Kambaí, protetor da floresta e dos animais transportado por Tupã para o mundo das Lendas, você enfrentará diversas criaturas malignas que querem dominar o mundo. Liderados por Saci e sua horda de zumbis Corpos Secos, que após 300 anos de seu banimento de nossa terra decide retomá-la, por não julgar os humanos “dignos” da dádiva do Mundo. A proposta dos rapazes é usar os mais diversos elementos da nossa cultura, como o Boto, o curupira, entre muitos outros, e uma vez que seus desenvolvedores vêm da área de quadrinhos, eles não querem reter esta fantástica história ao mundo dos games, com projetos para gibis e animações continunando a saga de Kambaí. Inicialmente, o jogo sairá para PC através da plataforma Steam, mas a equipe está em negociação para lançar em plataformas de consoles.
4 – Saint Seiya – Soul of Soldier
O novo jogo dos tão amados Cavaleiros do Zodiaco tem a promessa de ser o melhor da franquia até hoje. Com lançamento programado para PS4, PS3 e PC, a Bandai pretende lança-lo no final de 2015. O jogo será baseado na ultima saga dos cavaleiros, a Soul Of Gold. Uma das novidades é que a dublagem em português será realizada com os mesmos dubladores do desenho, garantindo fidelidade a obra. O jogo é basicamente um jogo de luta, com apenas alguns elementos de aventura na história. Houve um grande investimento na mecânica da luta, com sistemas de combo, etc. Os cavaleiros de Ouro serão os grandes protagonistas do jogo, embora cavaleiros de todas as sagas, como Asgard e Poseidon também sejam jogáveis. Seus antecessores tiveram bastante sucesso entre os fãs da saga, embora a crítica geral não tenha sido tão satisfatória. Tanto o Batalha do Santuário, que era mais voltado para ação, quanto Bravos Soldados, que é mais parecido com o novo. Soul of Soldier, entretanto, promete ser incomparável e deixar para trás os defeitos do passado. Confira abaixo o trailer oficial que foi mostrado no evento:
5 – Rainbow Six: Siege
A Ubisoft foi com tudo no evento, mostrando diversas novidades e gameplays de seus lançamentos. O que mais me chamou a atenção, no entanto, foi Rainbow Six: Siege! Não tive acesso ao modo história, mas pelo que conheço dos jogos de Tom Clancy, aclamado escritor de aventuras militares e de espionagem, acredito que seja boa. O modo multiplayer, entretanto, é altamente viciante, sendo divididos em uma equipe de terroristas chamados The White Masks e uma equipe de contra-terroristas da equipe Rainbow, soldados de elite secretos. Cada agente tem uma nacionalidade diferente, bem como habilidades e equipamentos diferentes. Twitch, por exemplo, pode usar um drone para invadir o local sem se colocar em risco, além de utilizar descargas elétricas do drone para paralisar seus inimigos. o agente Smoke, por outro lado, usa gases venenosos que reduzem a energia dos inimigos em uma área afetada. Você pode juntar-se com seu grupo e planejar o ataque antes de começar, e pode usar rapel para subir a casa e entrar pela janela, enviar drones para mapear o ambiente, entre outros. Na defesa, você pode montar barricadas e armadilhas com minas e bombas. O jogo tem tudo para se tornar um novo queridinho do E-sport, e logo logo devemos ouvir falar de campeonatos deste FPS diferente e dinâmico!
6 – Summoners War Sky Arena
O jogo de celular da Com2Us já era de nosso conhecimento (e de muito apreço) e pela primeira vez aparece com grande destaque na feira. A empresa entrou como uma das patrocinadoras da edição com a proposta de difundir ainda mais o nome do seu jogo. Aberta em 1998, a Com2Us é a primeira empresa do segmento mobile da Coréia do Sul, e tem diversos jogos em seu currículo. Entre eles, sem dúvida o mais famoso é Summoners War: Sky Arena. O jogo lembra bastante a jogabilidade de pokemon, em que você captura monstros através de pergaminhos e os utiliza em combates. Além do modo história, o jogo tem duas opções multiplayer: A arena, em que você enfrenta os monstros de outros usuários, e a Guild War, no qual guildas tentam destruir castelos umas das outras. Uma grande vantagem do jogo é que mesmo no multiplayer, os monstros do oponente são utilizados com inteligência artificial, não sendo necessário aguardar o outro jogador agir para continuar jogando. Se quiser saber mais sobre este game, confira nossa publicação a respeito.
Estamos bem ansiosos para termos esses e muitos outros jogos apresentados pela feira, que foi, mais uma vez, um tremendo sucesso e continua gravando seu nome na história nacional e internacional do mercado de games!
Aguardamos a próxima edição que será feita rm um local novo e com, claro, muitas coisas legais para aproveitar.
Leave a Comment