Os óleos vegetais tem sido grande aliados na prevenção e tratamento de diversos problemas de saúde. Um dos mais utilizados atualmente é o óleo de semente de abóbora. O que mais se ressalta nesse óleo é a prevenção de problemas de próstata – portanto, muito indicado para homens com mais de 50 anos
As cucurbitacinas, grupo de compostos que dá nome à classificação biológica da abóbora, além de auxiliarem com propriedades vermífugas (principalmente contra a tênia), atuam como anti-inflamatório, com efeito direto nas doenças de próstata e no sistema urinário. Auxiliam no tratamento de bexiga hiperativa, incontinência urinária e hiperplasia prostática benigna. Junto com os ácidos graxos presentes, inibem a formação de células cancerígenas, evitando vários tipos de câncer, como os de próstata, estômago, mama, pulmão, entre outros.
Os ácidos graxos monoinsaturados (ômega 6 e ômega 9) presentes no óleo de semente de abóbora também auxiliam tratamentos de doenças de próstata e vesícula, além de serem importantes para pessoas com problemas cardiovasculares.
Outro grupo de compostos encontrado no óleo de semente de abóbora são os carotenoides, pigmentos presentes em frutas e legumes de cores entre o amarelo e o vermelho. Com papel fundamental na saúde humana, os carotenoides atuam como antioxidantes, reguladores do sistema imune e previnem alguns tipos de cânceres e doenças cardiovasculares. Entre seus compostos, encontramos as xantofilas e os carotenos (como o β-caroteno, já conhecido por ajudar na manutenção do bronzeado), que se transformam em vitamina A no organismo.
A vitamina A é essencial para a saúde dos olhos: previne problemas de visão e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), doença genética que mais causa cegueira. Além disso, a vitamina A também atua no desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, conservação do dente e seu esmalte, na manutenção do bom estado do cabelo, nos órgãos reprodutivos e no crescimento e desenvolvimento dos ossos.
Outros componentes do óleo de semente de abóbora são:
Zinco: presente em boas concentrações, previne a osteoporose, atrasando a deterioração da densidade mineral óssea. Auxilia também o sistema imunológico, aumentando a imunidade e a disposição.
Triptofano:o aminoácido tem efeitos calmantes e antidepressivos, além de estimular a produção de serotonina, promovendo uma boa noite de sono para quem o ingere.
Potássio: ajuda na prevenção e no tratamento da hipertensão.
Fitosteróis: reduzem o índice de colesterol e triglicérides.
Magnésio: contribui com o bom funcionamento cerebral, na produção de energia para o corpo e no fortalecimento dos ossos, também podendo prevenir doenças como diabetes e algumas infecções.
O óleo de semente de abóbora contém antioxidantes que atuam contra radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células, a formação de rugas e manchas na pele, promovendo a hidratação e maciez da mesma. As vitaminas A, C e E auxiliam também na limpeza da pele.
A vitamina E e o β-caroteno, ambos presentes no óleo, aumentam a resistência dos fios de cabelo, hidratando-os e prevenindo a queda.
O óleo de semente de abóbora também é um inibidor natural de DHT, hormônio que debilita os folículos pilosos e é conhecido por ser o causador da calvície.
Por todas essas qualidades, o óleo de semente de abóbora é uma das mais eficientes opções quando lidamos com produtos de origem natural e orgânica visando melhorar nossa saúde!
Leave a Comment