Quem é você atrás das câmeras?

Esse post nem ia existir. Ele acabou sendo a melhor saída para um conteúdo que queria colocar no meu Instagram (@sahssaricando) que acabou não dando certo.

Mas nem tudo se perdeu, as ideias ainda estavam em minha mente e pude aproveita-las até melhor em um texto  do que em alguns segundos de uma rede social muito rápida, onde a maioria nem ia assistir na integra podendo pular o conteúdo.

Eu comecei a linha de raciocínio falando sobre Big Brother. Sim, BBB20!

Eu não costumo assistir reality shows. Demorei para saber quem eram Kardashians e até o nome dos filhos do Ozzy Osbourne. Mas o fato é, eles existem e influenciam demais o cotidiano de quem assiste. Até de quem nem faz idéia do que tá acontecendo. E assim vamos a essa edição do BBB.

O reality show é muito famoso, amado e odiado. Esse ano pensando em se manter relevante a produção decidiu brincar mais pesado, e intencionalmente colocou junto aos integrantes anônimos escolhidos pela produção um time de famosos de internet. Os “web celebrities” ou mais conhecidos como “digital influencers”.

Só isso á despertou a curiosidade de muita gente, e claro, dos fãs dessa galera que entrou no programa. Aí começamos a enxergar o quanto o marketing é uma ferramenta invisível. Ele está presente em cada coisa que consumimos escutamos, falamos e até pensamos….. mas quase ninguém percebe como ele age.

E então com a ideia de alavancar o próprio programa, a produção do BBB conseguiu não só a audiência de todo o povo que entrou na casa, como conseguiu fazer com que muitos deles começassem a ser questionados pelo seu próprio público. Os influencers convidados por sua vez querem expandir seu mercado e aceitaram uma brincadeira perigosa onde sem produção, equipe e roteiro é praticamente um “ganhar ou perder”.

Com quatro semanas e três eliminados, as informações dessa edição do BBB estão movimentando muito rápido os conteúdos na internet, e principalmente, os perfis dos confinados.

Enquanto alguns ganham milhões de seguidores e saem do anonimato em apenas um mês de exposição, outros podem nesse mesmo período perder sua relevância e até credibilidade. E há quem diga que a internet não tem tanta força na vida das pessoas.

Aí com isso vem o questionamento:

Quem você é atrás das câmeras?

Existe uma lição a ser aprendida para ontem : Tudo o que você coloca na Internet perpetua. Algo que você publicou, comentou, deu like…. vai te acompanhar por toda a sua trajetória. E a sua vida digital está muito mais entrelaçada com sua vida off line do que você imagina.

Como disse Felipe Neto em um de seus videos, após repaginar a sua imagem: “Vivemos na era de Arquivo e Memória”. Tudo fica gravado e pode ser usado contra você a qualquer momento. Então assim, não é a toa que a ideia do programa Big Brother veio do livro que melhor explica isso : 1984! (Se você não conhece vá agora ler!).

Antes mesmo de se chocar com BBB e Black Mirror se pergunte o que você faz quando ninguém tá vendo,  e se você consegue sustentar isso com todos os olhos ao seu redor. Difícil né? Pois é exatamente essa a lição do reality show.

Então gostando ou não de BBB, entenda que você vive praticamente em um quando decide usar de redes sociais. O seu conteúdo gerado em uma rede deve conversar com suas atitudes aqui fora se você quiser evitar haters, perda de credibilidade, até mesmo de emprego…. ou pior, ter de enfrentar a justiça pela sua conduta.

E não adianta achar que isso só vai acontecer com celebridade e político. Você mesmo sendo pequeno na internet pode atingir e influenciar alguém… então a responsabilidade por conteúdo também é sua. E sem saber qual é sua voz, seus objetivos, direitos e deveres pode ser bem complicado viver na internet.

Esse devaneio todo me serviu de inspiração para continuar gerando meu conteúdo. Fiz meu balanço desses quase oito anos de Sahssaricando e posso dizer que fico orgulhosa do que produzi, de meu comportamento. Claro que é fácil quando a gente é de verdade tanto na internet quanto fora. Não tenho equipe, mega produção, não fiz da Sah um personagem e não vou ceder a opiniões diversas.

Eu amo estar na internet, e amo trabalhar com isso. Não nego quem sou e se precisar me reinventar farei isso com o maior prazer.

Então salve esse texto para te inspirar na sua conduta na internet. Ou salve ele para jogar na minha cara se calhar de um dia eu ficar famosa!!!

 

 

 

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *