Aretha Franklin

No dia 16 de agosto de 2018, nos deixou uma das mais importantes artistas da música mundial: Aretha Franklin.

Aretha Louise Franklin nasceu em 25 de março de 1942 em Memphis, EUA. Filha de um pastor itinerante, a família se fixou em Detroit, onde fundaram sua própria congregação. Aos dez anos, Aretha começou a cantar na Igreja do pai, e chamou muita atenção, sendo chamada de “A voz de um milhão de dólares” e receber diversas celebridades do mundo Gospel. Em 1961, assinou um contrato com a Columbia Records, que já tinha grandes nomes do Jazz em sua carteira, como Billie Holliday. Durante os nove anos que passou com a produtora, Aretha lançou nove discos, mas infelizmente nenhum a elevou ao status de estrela. Algumas canções, entretanto, alcançaram posições modestas nas paradas de sucesso, como Today I Sing the BluesCry Like a Baby.

https://www.youtube.com/watch?v=UZdLI9bLaZA

Em 1967, Aretha não renovou seu contrato com a Columbia e decidiu partir para um novo rumo, a Atlantic Records. Lá, ela gravou I Never Loved a Man The Way I Loved You. A canção tornou-se nº 1 nas paradas de R&B e a 9ª posição no Bilboard Hot 100, dando a Aretha seu primeiro sucesso pop. Foi ainda nesta época que ela gravou sua versão de Respect, que tornou-se sua música-símbolo e acabou tornando-se um hino do feminismo e dos direitos civis.

Em 1980, Aretha assinou com a Arista Records, e chegou a um ponto na fama em que se apresentou no Royal Albert Hall, para a Rainha da Inglaterra. Aretha se atualizou e lançou um álbum bem fora do convencional, chamado Who’s Zooming Who, com os sucessos Jumpin’ Jack FlashSisters are Doing it for Themselves. 

 

Em 2010, Aretha foi diagnosticada com um câncer que a fez passar por diversas cirurgias, mas nem mesmo a doença a tirou dos palcos e apresentações. em 2018, entretanto, sua situação de saúde foi deteriorando até seu falecimento recente.

Dotada de uma voz única, Aretha recebeu uma infinidade de premiações, e tornou-se um ícone do movimento de direitos civis, do movimento feminista e do movimento pela igualdade racial. Por isso, deixamos aqui nossa homenagem para esta incrível mulher.

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *