AGATHA DESDE SEMPRE estreia no Disney Plus

Os dois primeiros episódios de Agatha Desde Sempre, a nova série da Marvel Television estrelada por Kathryn Hahn, chegam hoje, 18 de setembro, às 22h ( horário de Brasília), exclusivamente no Disney+. Depois, um novo capítulo será lançado todas as quartas na plataforma.

Na trama de 9 episódios, a infame Agatha Harkness (Kathryn Hahn) se encontra deprimida e sem poderes, até que um suspeito adolescente gótico a ajuda a se libertar de um feitiço distorcido. O interesse de Agatha é despertado quando o jovem implora que ela o leve para o lendário Caminho das Bruxas, um desafio mágico de provações que recompensará a bruxa sobrevivente com o que lhe falta. Juntos, Agatha e esse misterioso jovem, reúnem um coven desesperado e partem para o Caminho.

Além de Kathryn Hahn como protagonista, Agatha Desde Sempre ainda conta em seu elenco com nomes como Joe LockAubrey PlazaSasheer Zamata, entre outros. A série terá episódios semanais no streaming da Disney e promete reforçar ainda mais o empoderamento feminino.

Em 2021, com a estreia no Disney+ da série original WANDAVISION, os fãs da Marvel conheceram Agnes (Hahn), a residente mais barulhenta e indiscreta do pequeno subúrbio de Westview. Ao longo dos episódios, Agnes desenvolveu uma amizade próxima com a recém-chegada Wanda (Elizabeth Olsen) até que a verdadeira identidade da intrometida vizinha foi revelada: ela era Agatha Harkness. Agatha foi a primeira a descobrir que Wanda, também conhecida como Scarlet Witch, havia encantado a cidade de Westview. Em um duelo de poderes, Agatha ficou sob um feitiço imposto por Wanda que a transformou eternamente na vizinha.

“Após a estreia de WANDAVISION, ficou claro imediatamente que o público estava fascinado por Agatha. É um personagem magnético e perigoso. Ao ver Kathryn Hahn dar vida a Agatha, sabíamos que havia muito para explorar com ela”, afirma a produtora executiva Mary Livanos, ressaltando que, apesar do entusiasmo da audiência pelo personagem, a equipe criativa sabia desde o início que a intenção era levar Agatha Desde Sempre para fora do território de WANDAVISION.

A nova série encontra Agatha Harkness no presente, três anos após os acontecimentos de WANDAVISION. Cansada e sem poderes, Agatha está determinada a recuperar o que um dia teve e está disposta a fazer o que for preciso para conseguir isso.

Esse “o que for preciso” aparece na forma de um caminho misterioso chamado o Caminho das Bruxas. “Agatha está completamente em desvantagem, já que perdeu a habilidade de fazer magia. Portanto, o Caminho das Bruxas é a única opção viável para ela”, explica Livanos. A conexão de Agatha com o lendário caminho se dá através de um enigmático adolescente que a ajuda a se libertar de um feitiço distorcedor. Após esse episódio, ele implora que ela o leve por esse percurso mágico de desafios que, se superados, recompensará a bruxa com o que lhe faltar. Juntos, Agatha e o misterioso adolescente reúnem um coven e partem para o Sendero.

“Agatha é a bruxa mais odiada do planeta, e agora ela deve convencer um grupo de bruxas a se unir à sua causa”, explica a roteirista Jac Schaeffer. O produtor executivo Brad Winderbaum acrescenta: “Elas precisam trabalhar em equipe e saber quase instintivamente o que as outras farão antes de fazê-lo. Como o tempo é curto, Agatha reúne um grupo de bruxas que estão por perto e as leva ao caminho. Elas não se conhecem, não trabalham bem juntas e discutem o tempo todo. Mas, de alguma forma, elas precisam sobreviver. E veremos se conseguirão”.

A ambiguidade de Agatha, a zona cinza em que habita, a torna um personagem especialmente interessante dentro do MCU, com potencial para estar no centro de uma história criada especificamente para ela. “Agatha é tudo. Ela é a protagonista da série, é a antagonista da série e da própria história. Ela é classicamente uma vilã. Adora ser vilã. Gostamos de dizer que ela age de acordo com seus próprios códigos, e isso a distingue dos Thanos do mundo, porque ela não é política nem mundial ou universal. É egoísta e tudo se relaciona com ela, sua sobrevivência e seus próprios desejos”, analisa Schaeffer.

E essa essência singular de Agatha conecta com o público através da atriz Kathryn Hahn, que se apropriou do personagem de forma cativante. Schaeffer comenta: “Gostamos de dizer, quando nos perguntam sobre o tom da série, que o tom da série é Kathryn Hahn. Ela traz tudo. Pode fazer comédia. É chamativa. Pode fazer o musical. Mas também é capaz de fazer perfeitamente o drama, a tragédia e o realismo. Assim, com ela temos todas as cores do arco-íris.”

Sem dúvidas, a personagem é uma das mulheres do universo da Marvel que mais demonstra uma forte independência. Mesmo após os eventos que ocorreram em WandaVision, como sua prisão por um feitiço lançado pela Feiticeira Escarlate, Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen), ela continua a lutar por seus próprios objetivos e a recuperar seus poderes mágicos, algo que nunca foi sinônimo de problema para ela, mas sim de libertação e determinação.

Diferente de muitas representações unidimensionais de personagens femininas retratadas tanto nos quadrinhos quanto nas telas, Agatha se difere exatamente por ser complexa e multifacetada. Ela possui uma história rica e um passado intrigante, inclusive durante seu processo de descoberta como uma mulher com poderes. Isso a torna uma personagem profunda, que acaba refletindo a realidade das experiências femininas, mostrando que as mulheres podem ser vulneráveis em alguns momentos, mas sempre têm a capacidade de se reinventar através da determinação.

A personagem enfrenta inúmeros desafios e adversidades, inclusive na nova produção da Marvel Studios, já que Agatha Desde Sempre se inicia com a bruxa deprimida e sem seus poderes. A sua resiliência e perseverança são essenciais nesses momentos de angústia, servindo como uma inspiração feminina que não desiste facilmente de lutar.

Como uma bruxa poderosa, Agatha Harkness (Kathryn Hahn)  sempre representou o poder feminino em sua forma mais pura. Ela não depende de ninguém para exercer sua magia e toma controle de seu próprio destino, inclusive da escolha de suas realidades. Essa representação nas telas passa a ser crucial para inspirar mulheres a reconhecerem e abraçarem sua própria força.

Agatha Desde Sempre estreia dia 18 de setembro exclusivamente no Disney+.

 

 

 

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *