Quem conferiu os noticiários se deparou com uma noticia muito triste para o mundo da Moda. Faleceu nessa madrugada (21/10) Oscar de la Renta, estilista americano, ícone das passarelas e das famosas como Taylor Swift, Gewn Stefani, Jennifer Lopez, Lindsey Lohan, Naomi Campbell e Sarah Jessica Parker.
Oscar é um dos grandes nomes da alta costura por mostrar em suas roupas qualidade e diversidade de tecidos e ornamentos e montar produções extremamente femininas e românticas, dignas de luxo e glamour. As celebridades desfilavam suas composições em premiações importantes como BAFTA, Emmy, Golden Globes e o prêmio da Academy Awards.
Sarah Jessica Parker em maio deste ano usando um vestido clássico P&B com assinatura de Oscar de la Renta
Oscar Aristides de la Renta Fiallo nasceu no dia 22 de julho de 1932 na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana, naturalizado estadunidense. Sua terra natal é muito florida e cheia de estampas, que foi o início da inspiração na vida de Oscar em relação ao mundo fashion. Aos 18 anos foi para Madri estudar pintura e morando lá começou a desenhar para grifes muito importantes.
Seu primeiro trabalho de prestígio foi capa de uma revista chamada Life, onde o estilista desenhou um vestido para a filha de um embaixador. Seu trabalho chamou atenção do estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, do qual Oscar foi aprendiz. Pouco mais tarde foi trabalhar na Maison Lanvin, em Paris e começou a ter contatos muito importantes, sendo um deles a diretora da Vogue, Diana Vreeland.
Somente em 1965 que Oscar assina sua marca prêt-à-porter (pronta para usar). O lançamento foi feito em Nova York e rapidamente atingiu prestígio e sucesso, redendo a Oscar seu primeiro premio Coty Award (um dos mais importantes do ramo). Oscar começou a vestir a primeira dama dos EUA, Jacqueline Kennedy e assim projetou sua carreira internacionalmente.
Para se manter atualizada no ramo, a marca OSCAR DE LA RENTA ingressou em novos segmentos da moda ao lançar uma linha de acessórios em 2001, com bolsas, cintos, carteiras e lenços. Em 2002 fez sua primeira linha para casa com, lençóis, vasos, porta-retratos, almofadas e louça. Em 2004 ingressou uma poderosa coleção de óculos. Em 2006 o estilista criou um ramo especialmente para noivas, a OSCAR DE LA RENTA BRIDAL.
A marca também desenvolveu produtos cosméticos e uma linha infantil de alta costura, em com o passar do tempo a especialidade do estilista foi vestir famosas para premiações e festas importantes, se tornando um dos reis do Red Carpet internacional.
Oscar foi diagnosticado com câncer em 2006. Entre seus ultimo trabalhos ficam o vestido de noiva de Amal Alamuddin, esposa de George Clooney e sua ultima coleção para a semana de moda de Nova York em setembro deste ano.
Leave a Comment