Aproveitei o feriado de Carnaval para voltar a Ilhabela, cidade que conheci em Julho do ano passado. Como nunca estive na cidade na alta temporada foi uma experiência nova e visitei novos locais também, e um deles foi o novo museu da cidade em homenagem a Waldemar Belisário.
Quem foi Waldemar Belisário?
Belisário foi um importante pintor para a cidade de Ilhabela. O artista chegou a região em 1929 com o objetivo de retratar a natureza exuberante do local e levar esses trabalhos para exposições na Europa.
O pintor gostou tanto da região que fez de Ilhabela sua moradia, casando-se com Celina Guimarães e juntos começaram a incentivar artistas que amavam retratar a natureza. Belisário foi irmão de criação de Társila do Amaral e teve muita influência europeia em sua educação.
Graças ao talento de Belisário, Ilhabela começou a ser reconhecida como um ponto artístico para o Estado de São Paulo. Em 1968 um grupo de artistas locais procurava uma forma de expor suas obras, esse grupo se reuniu com o prefeito da época e foi cedido um local para que eles expusessem suas obras, esse foi o I Salão de Artes Plásticas de Ilhabela que recebeu o nome de Waldemar Belisário.
O Museu e Centro Cultural da Vila
Hoje o local é fixado como museu e conta com o acervo do pintor e também casa de exposição de trabalhos de artistas locais. Além disso foi criado no mesmo complexo a Fundaci, Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, que reúne oficinas culturais, literatura, arqueologia e em breve ganhará um cinema.
Chamado de “Centro Cultural da Vila” o prédio fica na área nobre do centro histórico de Ilhabela, conhecido como Vila, local de passagem de muitos turistas que chegam em cruzeiros para visitar a cidade.
O museu conta com atividades itinerantes, ou seja, sempre vão ter novas exposições, peças, filmes e outras manifestações culturais. O espaço do museu é 100% acessível e gratuito, inclui banheiros e também um jardim para lazer.
É um passeio relativamente curto e ótimo para quem gosta de apreciar o lado histórico da cidade. Ilhabela tem esse charme de cidade do interior localizada no litoral. Eu adorei o passeio e recomendo para a família toda.
O museu fica aberto de terça a sexta e aos finais de semana e funciona das 10hrs até as 17hrs. O endereço é Av. Pedro de Paula Moraes n. 139, Centro de Ilhabela.
O museu é 10. Várias peças e pituras da época. E o mais interessante é notar a história de Waldemar e Celina. Ele pintor e ela a primeira professora da ilha. A visita vale a pena e o acervo ajuda a imaginar um pouco a história de Ilhabela. Parabéns pela iniciativa Sarah.
Nossa que fantastico esse museu, tenho vontade de conhecer!Adorei esse post.
Jessica Cicilia
http://www.jessicacicilia.com.br
Super amei essa dica, que museu lindo, Sah.
Que show!
Conhecer novos lugares é tudo de bom, né?
http://www.entreeles.com/
Adorei conhecer! E que vitrais mais apaixonantes! Amei
Que incrível, amei esse Museu, as fotos ficaram incríveis!
http://www.simplesmenterosa.com
Espero poder visitar um dia ❤
Vale muito o passeio 🙂
bjo
Que post maravilhoso, super amei conhecer ele e emais sobre sua vida e obra.
Post digno de mil palmas!
https://mydiamantes.com.br/
Fomos a Ilhabela já tantos anos atras. Íamos amar ter conhecido esse museu.
Amamos o post e as fotinhas
Que dica ótima Sah! Já anotei aqui para quem saber visitar em breve!
Bjos