Como ler bem e com qualidade

Eu sempre me considerei uma pessoa bastante distraída, o que torna qualquer tarefa que requer atenção mais difícil de se realizar. Com a leitura não era diferente, mesmo que eu me interessasse pelo tema abordado no livro sempre deixava-o no canto após algumas páginas. Esse ano resolvi colocar a leitura como uma das atividades mais importantes do meu cotidiano. Seguindo algumas dicas consegui, e agora não paro. E agora conto para vocês quais foram os métodos que usei.
Ler não é um ato mecânico, pelo contrário, deve ser um ato prazeroso completamente desligado da ideia de obrigação. Quem adquiriu o hábito durante a infância terá muito mais facilidade na leitura, mas mesmo que você não tenha tido esse exemplo quando criança é possível começar agora. É importante ter em mente que o ato de ler bem  não depende somente de entender o texto, mas sim saber interpretar o que está escrito nele. A maioria das pessoas tem dificuldade e até mesmo pouco gosto pela leitura pela falta de discernimento a proposta mostrada. A leitura além de ser uma boa forma de lidar com essa interpretação é uma forma boa e barata de entretenimento, ou seja, não tem como não ceder aos benefícios que a atividade traz. 
Para começar o bom habito da leitura reserve um momento do seu dia, onde você não será atrapalhado ou terá distrações. Tendo feito isso leia as dicas abaixo para ir gradativamente melhorando o costume de ler.

1 – Escolha bem o tema da sua leitura

Sabe aquela velha frase “Primeira impressão é a que fica?”, então para começar o habito de ler procure por temas que sejam semelhantes aos seus gostos pessoais, dessa forma é mais fácil ir adquirindo vontade e conhecimento para passar a temas de interesse comum a outras pessoas e até mesmo conseguir enfrentar os livros da escola ou faculdade. 

2 – Leia pausadamente, se não entendeu volte ao início da frase

Faça como se você estivesse ouvindo uma história, com a diferença de que você é o locutor e o receptor da mensagem ao mesmo tempo. Quando não entender um termo, uma palavra ou uma sentença volte algumas linhas da leitura. Isso ajuda ao cérebro criar o costume de estar focado na informação que está sendo absorvida.

3 – Anote aquilo que gostar ou achar importante

Isso serve principalmente para livros didáticos ou de auto-ajuda. Quando fazemos uma leitura é porque queremos aprender algo com ela, no caso de uma informação boa e que pode ser usada mais para frente anote-a. Eu por exemplo grifo no meu próprio livro. Muita gente me condena porque escrevo em meus livros mas o resultado foi muito significante quando comecei a faze-lo. Comecei a sentir que quando eu anoto e grifo informações consigo assimilar melhor e raciocinar melhor em cima da proposta escrita. Sem contar que ajuda muito no passo seguinte.

4 – Re-leia após um tempo

Quando lemos a nossa compreensão sob a história, trama ou a aprendizado colocado nas páginas do livro serão absorvidos por nós leitores de acordo com nosso estado de espirito. Isto sim, influencia muito na forma em que encaramos a vida, e não seria diferente com a leitura. Percebi isso relendo um livro que me ajudou muito em uma época difícil. A primeira vez que o li foi no ano de 2008 e agora recapitulei seu conteúdo. É engraçado olhar para aquelas anotações e ver que muita coisa que eu queria alcançar eu acabei conseguindo, uma delas foi essa prática de absorver melhor as informações que eu possuía ao meu redor.

5 – Converse com pessoas que amam ler

Esse aficionados por livros só irão te acrescentar, juro! Eu tinha vergonhas de estar em uma conversa com muitos amantes da leitura, e observando melhor pude ver que eles tem papos variados, muita criatividade e pode-se conversar sobre o que quiser com eles.  Quero dizer que, com essa prática as pessoas formulam melhor sua vida social pois tem mais estrutura mediante as suas idéias e opiniões…e sabe por que? Porque ler gera um conhecimento incrível, sobre você, os outros e tudo.

Em suma, o que quero mostrar aqui com esta publicação é que pode até ser legal o benefício do cinema, internet, jogos e outros métodos de entretenimento, mas não é por isso que devemos abandonar uma boa base de cultura. A melhor forma de termos uma sociedade mais decidida e competente é influenciando e ensinando bons hábitos. Espero que sejam utéis as dicas e que a leitura te edifique!

Beijos.

 

 

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

7 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *