Conhecendo Ilhabela

No final de Julho fui conhecer Ilhabela, um dos locais do litoral norte mais conhecidos e visitados pelos turistas que procuram por lazer em alta temporada. Estive lá nesta época de inverno para além de visitar uma grande amiga, poder desfrutar um pouco da cidade sem aquela muvuca de turistas que ocorre no final do ano. Agora conto mais para vocês sobre essa nova experiência.

Ilhabela

Ilhabela é uma pequena região localizada no Litoral Norte de São Paulo, uma ilha anexada as regiões de Caraguará e São Sebastião. A região possui cerca de 20 a 25 mil habitantes e possui muitas paisagens naturais, em grande maioria de praias e cachoeiras.

Ilhabela é uma cidade jovem, começando a dar seus primeiros passos na estruturação de cidade turística e cultural e já possem muito a oferecer. Por cumprirem requisitos impostos pela lei estadual, é um dos 15 municípios considerados estâncias balneárias, e também é um dos berços  de predominância da Mata Atlântica, sendo a Serra de Ilhabela coberta pela floresta tropical. Dentre todos os municípios abrangidos pela Mata Atlântica, Ilhabela foi aquele que mais preservou a floresta no período compreendido entre os anos de 1995 a 2000.

A cidade em Julho

Esta foi a primeira vez que estive por lá e pude perceber que é bem diferente dos comentários que vieram a meu conhecimento sobre a região. Na alta temporada o número de turistas é muito grande e assim muitas atrações são visitadas e atividades são feitas para o entretenimento e lazer. Já em Julho o ritmo é bem calmo, onde o morador local e apenas poucos curiosos podem desfrutar dos recursos que a cidade oferece.

Esse ritmo mais devagar nas férias de Julho é ótimo para quem quer passear com sossego. É possível desfrutar de caminhadas pela orla da praia, fazer trilha, comer bem e visitar cachoeiras. Além disso a cidade tem exposições de arte, museu marítimo e shows que ocorrem em praças principais.

Como chegar

A distânica entre a cidade de Santos para Ilhabela é de cerca de 170km com 3 a 4 horas de duração de percurso (diferenciando se for de carro ou onibus). Quem for  de carro pode pegar o caminho atravessando a balsa de Santos para Guarujá e ir em direção a Rodovia Cônego Domênico Rangoni e seguir pegando a rampa de acesso para Bertioga / São Paulo.

Em seguida, pegue a BR-101 e continue para Rod. Dr. Manoel Hipólito do Rêgo/BR-101 onde você terá um longo percurso passando por várias cidades. É uma grande reta até começar a avistar placas para São Sebastião. Quando chegar a cidade de São Sebastião é necessário pegar a balsa de acesso a Ilhabela.

Quem prefere a opção de viajar de ônibus pode obter as passagens pela Litoranea. A passagem custa cerca de 55 reais. Veja aqui destinos e pontos de venda.

O que levar

É sempre bom conferir se está munido de todos os seus documentos pessoais antes de viajar. Fazer uma avaliação no carro, ou conferir as passagens de ônibus. Coloque em seu check-list também: protetor solar, repelente contra mosquitos, remédios para dores de cabeça e alguns itens de primeiros socorros (curativos, gaze e etc). Não esqueça de levar roupas leves e um bom par de tennis para longas caminhadas e trilha, assim como ter em mãos squeeze para água.

Opinião

Eu me divertir bastante em 8 dias em Ilhabela, mesmo sem calor. Pude passear bastante e ver paisagens lindas. É um local de belezas naturais que rendeu várias horas de contemplação e meditação. E também fotos maravilhosas.

Veja abaixo o vídeo que mostra um pouco mais do local.

Com certeza voltarei e terão muito mais vídeos sobre esse lugar lindo!

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *