Cada dia uma batalha… quem nunca se sentiu assim? Como se tudo estivesse pesado demais para segurar e seguir em frente se torna uma tarefa muito difícil. Mesmo sabendo que atribulações são coisas naturais da vida, quando passamos por dificuldades nosso emocional pode ficar tão abalado que afeta a maneira que pensamos e que reagimos as situações. Vamos refletir sobre isso com um texto bem bacana a seguir:
Cenoura, ovo ou café?
Uma jovem filha se queixou para seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro surgia.
Seu pai, chef de cozinha, levou-a até onde ele trabalha. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto para ferver. Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo. Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em uma tigela. Então pegou o café com uma concha e o colocou em uma tigela. Virando-se para ela, perguntou:
“Querida, o que você está vendo? “
“Cenouras, ovos e café” – ela respondeu.
Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso. Ela perguntou humildemente:
“O que isto significa, pai? ”
Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente. A cenoura entrara forte, firme e inflexível. Mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil. Os ovos eram frágeis. Sua casca fina havia protegido o líquido interior. Mas depois de terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou mais rijo. O pó de café, contudo, era incomparável. Depois que fora colocado na água fervente , ele havia mudado a água.
“Qual deles é você? “ – ele perguntou a sua filha. “Quando a adversidade bate a sua porta, como você responde? Você é uma cenoura, um ovo ou um pó de café? “
(Autor Desconhecido)
Agora resta saber como escolheremos ser? Como a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade murcha? Como o ovo, que começa com um coração maleável mas depois de sofrer se tornou mais difícil e duro? Sua casca parece ser a mesma, mas você está mais amargo e obstinado, com o coração e o espírito, inflexíveis? Ou será que como o pó de café? Ele muda a água fervente, a coisa que está trazendo a dor, para conseguir o máximo de seu sabor. Quanto mais quente estiver a água, mais gostoso se torna o café. Se você é como o pó de café, quando as coisas se tornam piores, você se torna melhor e faz com que as coisas em torno de você também se tornem melhores. Como você lida com a adversidade?
Quero ser como o ¨café¨ mas nem sempre é fácil, já tinha ouvido essa história em um discurso na igreja.As adversidades são para o nosso desenvolvimento.
Muito bom.