Eu devo admitir que quando gosto de um determinado ator (ou atriz) costumo acompanhar a maioria dos seus trabalhos. Assim fiz com Tom Hiddleston, o Loki da Marvel, e desde então não paro de acompanhar seus outros trabalhos. E o mais novo do ator galã britânico é o filme High-Rise, que esta em semana de estreia nos cinemas pelo mundo.
Sinopse
High-Rise é um filme adaptado de uma obra do autor J. G. Ballard, o mesmo autor do aclamado Empire of The Sun, que também virou uma adaptação para o cinema. Pelas mãos de Ben Wheatley, a obra de ambientação futurística dos anos 70 não podia demonstrar mais do que nossa trágica realidade.
High-Rise é um termo usado para arranha-céu, prédios altos com muitos andares, e é dentro de um prédio assim que a narrativa se passa.
Um novo morador, interpretado por Tom Hiddleston, é quem começa a desvendar certos mistérios que ocorrem dentro do complexo residencial e percebe como o prédio funciona. Além de ser um condomínio de luxo extremo ele é independente do mundo exterior. Tem seu próprio mercado, creche para crianças, spa e muitas outras dependências de agrado e utilidade dos moradores. Após acontecer uma série de incidentes estranhos no prédio o caos se instaura, e uma briga de classes é travada entre moradores de melhores andares com o de piores do condomínio fazendo do prédio uma zona de guerra e terror.
Opinião
Essa distopia de Ballard nada mais é do que a visão perfeita de um mundo ocidental caindo em ruína. Em 1975, quando o autor escreveu tal obra começavam a acontecer avanços tecnológicos pelo mundo todo. Carros luxuosos, casa modernizadas, aparelhos eletrônicos começaram a surgir para a massa e o status quo começou a prevalecer e essa foi a crítica em formato de conto que deu origem a High-Rise.
Da mesma forma que Ballard, Wheatley traz essa irônica distopia com sarcasmo e cenas impactantes de violência e sexo para as telas.
As cenas são bem feitas e a sintonia do elenco é maravilhosa. O filme te prende a atenção mesmo com as cenas mais sem sentido, encaixadas perfeitamente minuto a minuto para deixar o telespectador ao mesmo tempo que confuso reflexivo sobre o que acontece na trama. É um filme difícil de assistir, com humor irônico que satiriza as catástrofes que sai das mãos do ser humano contemporâneo.
É empolgante e bizarro, e em muitas partes gera desconforto pois aponta para nosso eu interior, fala sobre conflitos de interesses e a forma irracional que nos dividimos na sociedade. É radical e deve ser assistido. Confira o trailer:
Infelizmente não é uma película fácil de se achar, mas para quem quer fugir um pouco dos blockbusters eu mais que recomendo.
Ficha Técnica
High-Rise 2015/2016
Baseado no livro High-Rise de J. G. Ballard
Dirigido por: Ben Wheatley
Trilha Sonora por:Clint Mansell
Categoria : Filmes Independentes, Filmes Britânicos.
Elenco : Tom Hiddleston, Sienna Miller, Luke Evans, Jeremy Irons, Elisabeth Moss.
Duração: 1h58
Leave a Comment