Este ano acontecerá mais uma Bienal do Livro em São Paulo. O evento reúne as maiores editoras junto a renomados autores e é um prato cheio para quem gosta de ler.
Realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o evento chega ainda maior em sua 24ª edição, com diversas ações multiculturais para celebrar a leitura. Realizado entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, o evento reunirá editoras, livrarias e distribuidoras, além de diversas atrações exclusivas e a presença de autores nacionais e internacionais.
Este ano o tema da bienal será Histórias em todos os Sentidos, e tem como proposta ampliar o evento como multicultural, diverso e democrático, indo muito além de uma simples feira de livros. De acordo com Luiz Afonso Torelli, presidente da CBL:
“Existem várias Bienais dentro da Bienal do Livro, e queremos que cada visitante descubra a sua. Para os mais cults, conversas com autores conceituados no Salão de Ideias, para os mais jovens, presença de best-sellers de literatura Young Adults na Arena Cultural; para os fãs de gastronomia, oficinas no Cozinhando com Palavras; para as crianças, muita diversão e literatura infantil no Espaço Mauricio de Sousa e BiblioSesc, e por aí vai”.
O evento contará novamente com a curadoria do SESC e do Itaú Cultural. Juntas, as instituições serão responsáveis pela programação do Salão de Idéias, que contempla discussões atuais e de amplo interesse dos autores, abordando temas de relevancia cultural e social. Para a criançada, o Espaço Maurício de Souza estará repleto de atividades como brincadeiras, teatro de fantoches, pintura e desenho, além de uma exposição sobre os 80 anos do criador da Turma da Mônica. O SESC também trará para o evento dois espaços BiblioSesc, com caminhões biblioteca e uma programação que vai de contação de histórias a espetáculos de música e literatura. Uma expêriencia única para os amantes da gastronomia será o Cozinhando Com Palavras, um espaço que une literatura, cultura e culinária sob a curadoria do chef André Boccato.
O evento conta ainda com 150 expositores individuais e autores independentes. Entre os nomes confirmados estão: Grupo Autêntica, Companhia das Letras, Editora Cortez, Distribuidora e Edições Loyola, Editora Melhoramentos, Editora Moderna, Editora Novo Século, Panini, Grupo Record, Editora Rocco, Saraiva e Sextante.
Na Arena Cultural os visitantes da feira poderão encontrar diversos autores nacionais e internacionais, participar de bate-papos e palestras exclusivas, entre outras atividades. Os principais nomes internacionais confirmados até o momento são:
AVA DELLAIRA
Autora do sucesso juvenil “Cartas de amor aos mortos”, que foi publicado em julho de 2014 pela Editora Seguinte (selo do Grupo Companhia das Letras) e está sendo adaptado para o cinema com roteiro da própria Ava Dellaira. Ela atualmente vive em Santa Monica, na Califórnia, onde trabalha na indústria cinematográfica e escreve seu segundo romance (“17 Years”, previsto para 2018).
JENNIFER NIVEN
“Por Lugares Incríveis”, seu primeiro livro voltado para jovens leitores, foi publicado pela Editora Seguinte (selo do Grupo Companhia das Letras) em 2015, tornou-se um best-seller do New York Times e teve os direitos vendidos para 37 países. Em 2017 a história estreará nos cinemas com Elle Fanning no papel principal. O próximo livro juvenil de Jennifer Niven, “Holding up the universe”, será lançado no final deste ano. Além disso, ela é autora de quatro romances para adultos (“American Blonde”, “Becoming Clementine”, “Velva Jean Learns to Fly”, “Velva Jean Learns to Drive”), dois livros de não ficção (“The Ice Master” e “Ada Blackjack”) e um livro de memórias sobre suas experiências no ensino médio (“The Aqua-Net Diaries”).
LUCINDA RILEY
A autora irlandesa do gênero romance histórico participa de sua segunda Bienal Internacional do Livro de SP. Escritora desde seus 24 anos, já teve suas obras traduzidas para 22 línguas e publicadas em 36 países. Apaixonada pelo Brasil, ela volta ao país para lançar dois novos livros pela Editora Arqueiro: A garota italiana e o terceiro volume da série As Sete Irmãs.
AMY EWING
Autora de livros para Young Adults, escreveu a trilogia “A Cidade Solitária”, publicada pela Editora Leya. “The White Rose”, segundo livro da série, chega ao Brasil ainda em 2016. “The Black Key”, o último da trilogia, será lançado nos EUA no final deste ano.
TARRYN FISHER
Autora best-seller do The New York Times, escreveu a “Trilogia Amor & Mentiras” (Love me With Lies): “A Oportunista”; “A Perversa” e “O Impostor”. Iniciou suas publicações de maneira independente e agora traz para o Brasil “A Oportunista”, sua primeira obra traduzida para o português, pela Editora Faro. Em 2015, seu suspense, “Marrow”, ficou entre os cinco melhores livros de Suspense e Mistério do ano do portal Goodreads, disputando espaço com autores como Stephen King.
KEVIN HEARNE
Fã incondicional de Star Wars desde criança, quando já adorava brincar com caças TIE, X-Wings e bonecos, Kevin Hearne é autor de “Herdeiro do Jedi”, parte do cânone oficial de Star Wars, publicado pela Editora Aleph. Hearne também é autor da série de fantasia urbana “The Iron Druid Chronicles”.
O evento acontece entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro no Pavilhão de Exposição Anhembi, situado na Av. Olavo Fontoura, 1.209, no bairro de Santana. Os ingressos em breve começarão a ser vendidos então fiquem de olho no site da Bienal do livro SP.
Leave a Comment