A obra Pride and Prejudice, conhecida aqui no Brasil como Orgulho e Preconceito da escritora de romances britânicos Jane Austen ganhou uma versão em quadrinhos. A HQ é adaptada por Ian Edginton, com ilustrações de Robert Deas e lançada aqui no país pela editora Nemo.
Sinopse
A obra original de Jane Austen, escrita em 1797 e publicada em 1813 é o segundo e mais memorável trabalho da vida da escritora.
Orgulho e Preconceito tem como trama principal as diferenças sociais entre Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy, onde cada um vive uma realidade financeira muito diferente. Elizabeth é uma mulher muito a frente de seu tempo, sempre teve opinião forte e é dotada de um orgulho ímpar. Já o Sr. Darcy é um homem extremamente rigoroso quanto a suas metas de vida e tinha como defeito preconceito com o que não estava acostumado. Esta trama de época retrata de maneira levemente irônica e observadora os dramas sociais dos personagens ao fazerem equívocos e julgamentos antecipados.
A história é conhecida pelo mundo todo, e foi adaptada para seriado de televisão e para o cinema, onde se popularizou. Em janeiro deste ano foi lançado o quadrinho em formato de graphic novel inspirado na trama com pequenas mudanças mas sem deixar o foco principal se perder.
“Elizabeth e suas quatro irmãs estão impossibilitadas de herdar a propriedade de seu velho pai e enfrentam a ameaça do despejo. As irmãs devem garantir sua segurança financeira por meio do casamento, mas nossa heroína tem outros planos. Ela fez votos de se casar somente por amor. Seu olhar acaba capturado pelo distinto Sr. Darcy, mas quem irá salvar os Bennets? Elizabeth deve se casar por amor ou deve salvar sua família?” – Sinopse oficial da HQ Orgulho e Preconceito.
Opinião
A história em quadrinhos é uma obra fiel a original, e os traços dos desenhos lembram um pouco arte japonesa. Os diálogos são robustos para não fugir a narrativa de época. Pode ser lido em uma tarde de tão dinâmico que é.
Acredito que é uma forma bem mais divertida de mostrar um conto muito importante e rico da literatura. Por ser uma história em quadrinhos chama bastante a atenção dos mais jovens e para aqueles que não são muito acostumados a leitura. Eu particularmente amei o fato de relembrar de uma nova forma de um conto que já é um velho conhecido meu. Orgulho e Preconceito é uma das minhas histórias favoritas de Jane Austen, então indico fortemente a lerem o livro. E se puderem assistam as adaptações feitas da história, pois todas enriquecem de alguma forma.
Já ouvi falar muito, mas nunca parei pra me aprofundar.
Adorei o post, Sah!
Um beijo
http://www.espelhodasamigas.com
Legal o post… Bem interessante… Não conheço Orgulho e Preconceito, fiquei curiosa.
http://www.vemcomigoqueteconto.com.br