A Garota Dinamarquesa

Uma história linda e cheia de luta e sofrimento. Assim é o filme pseudo-biográfico que conta sobre a vida de Lili Elbe, uma das primeiras transexuais do mundo a realizar a operação de redesignação sexual. E é sobre ela que fala o filme A Garota Dinamarquesa, que concorre ao Oscar de Melhor Ator pela brilhante atuação de Eddie Redmayne no papel da pintora e ainda disputa nas categorias de Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte.

Eddie Redmayne e Alicia Vikander em cena do filme (Reprodução)
Eddie Redmayne e Alicia Vikander em cena do filme (Reprodução)

O filme retrata a vida de Lili Elbe, nascida Einar Mogens Wegener e foca-se no relacionamento amoroso entre a pintora e sua esposa Gerda, além de sua descoberta como mulher quando Gerda pede para que ele pose em retratos femininos quando uma modelo não comparece. Sua esposa aceita que Lili passe pela cirurgia de redesignação sexual, mas percebe que perdeu a pessoa com quem casou. Surge então Hans Axgil na vida do casal para formar um triangulo amoroso.

Embora o filme seja extremamente bem feito, e Eddie Redmayne esteja espetacular em sua atuação, o filme sofreu diversas críticas depois de seu lançamento. A Primeira delas foi a escolha de um homem cisgênero para interpretar a transexual, uma vez que o ramo do entretenimento ainda tem grande rejeição por atores e atrizes transsexuais. O filme também foi criticado por forçar a feminilização erótica, ocultando a real história de uma importante figura histórica transexual. A história contada no livro homonimo do qual o filme se inspirou mas não se apega muito a realidade, fugindo de assuntos polêmicos tratavam as personagens principais muito mais como irmãs do que como amantes. Outra coisa ocultada nas obras foi a morte de Lili nas obras, não sendo mencionado em momento algum que Lili Elbe morreu após a rejeição de um útero que foi transplantado a ela.

Eddie Redmayner é um dos indicados ao Oscar de Melhor Ator de 2016 (Reprodução)
Eddie Redmayner é um dos indicados ao Oscar de Melhor Ator de 2016 (Reprodução)

O filme em si parece seguir a cartilha do diretor Tom Hooper. Tal qual o Discurso do Rei, o filme não tem muitas surpresas ou reviravoltas, mas mantém uma linha muito envolvente e emocionante. Apesar de o figurino ser fantástico, e de mais uma vez ele ter em mãos um excelente grupo de atores, a mesmice alcança o filme e vemos muitos cliches. Os pontos positivos ficam para o fato de que é um filme extremamente audacioso e quebra diversas barreiras do cinema atual.

O ator Eddie Redmayne concorre pela segunda vez consecutiva para a categoria de Melhor Ator no Oscar, sendo que em sua primeira indicação levou o prêmio. Este ano a torcida para que Eddie ganhe novamente na categoria é grande, porém se divide muito com os que apoiam o ator Leonardo Di Caprio que concorre com o longa O Regresso.

Acredito que Eddie em pouco tempo de carreira conseguiu se fixar como um ótimo ator para papéis de época e também biográficos. Ano passado vimos o ator como um dos maiores cientistas conhecidos na história em A Teoria de Tudo, com uma atuação impecável. Com A Garota Dinamarquesa, Eddie mostra seu lado mais sensível e também extrema leveza, que casou perfeitamente com um figurino bem feito, cenários maravilhosos ao embalo de uma trilha sonora tocante. Um filme que merece ser assistido, onde os pontos negativos só nos faz ter mais curiosidade para conhecer quem foi Lili Elbe e o que sua realidade influenciou nas opiniões e no cenário que transsexuais vivem até hoje.

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *