Você percebe que sua cidade está sendo invadida por zumbis. O que você faria para sobreviver? Bom, se você fosse um escoteiro você saberia!
O novo thriller trash adolescente Scouts Guide to the Zombie Apocalypse/Como Sobreviver a um Ataque Zumbi vem com uma proposta sem seriedade e promete entreter muita gente. Se você gosta de filmes que seguem a linha de Todo Mundo em Panico e Os Vampiros que se Mordam vai achar uma boa forma de se divertir e dar risadas com este filme. Zumbis sempre estão na moda e juntar o fato de três protagonistas adolescente ao lado de uma bela moça deixa o longa leve, com momentos dosados entre comédia, relacionamento entre amigos e zumbis perambulando em cena.
O foco do filme é falar sobre três amigos que são escoteiros: Ben (Tye Sheridan), Carter (Logan Miller) e Augie (Joey Morgan, estreante no cinema). Excluídos do convívio regular de jovens por serem considerados “nerds”, o que apesar de estar na moda em muitos lugares ainda é um termo usado para os “caretões”, Ben e Carter enfrentam o conflito de quererem fazer parte do grupo de outros adolescentes para farrear mas continuam no escotismo para apoiar o amigo Augie que leva muito a serio sua atividade.
Enquanto se preparam para mais um acampamento a cidade é tomada por zumbis. Quando eles finalmente percebem que estão isolados em uma cidade infestadas por tais criaturas, eles começam a utilizar seus conhecimento de escoteiros para conseguirem sobreviver, tudo isso ao lado da jovem Denise (Sarah Dumont). A coisa piora quando eles se dão conta que a irmã de Carter e outros jovens estão em uma festa secreta e nem sabem do ataque de zumbis.
O filme consegue dosar até que bem o humor escrachado. Com cenas desnecessárias e piadas picantes entre um take e outro o longa é divertido e bem dinâmico, passa tão rápido que o telespectador pode aproveitar o filme e sair de lá sem sentir que foi tempo perdido.
O que achei legal foi o fato de focar em escoteiros. Geralmente escotismo é bem estereotipado, onde os membros são vistos como pessoas nerdonas, excluídas de outras rodas sociais e que são “fracassadas”. Escoteiros aprendem entretanto muitas coisas relacionadas a sobrevivência, sendo assim uma ótima companhia para um ataque.
A pratica da modalidade é livre e segue a Lei Escoteira, prezando a prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre. O jovem que escolhe pro ser escoteiro assume seu próprio crescimento, dando exemplo lealdade, disciplina e sabendo lidar bem com responsabilidades. O escotismo foi criado na Inglaterra por Robert Baden-Powell, que idealizava criar um movimento para jovens que pudesse ajudá-los a trilhar um caminho de boas condutas e um conjunto de perícias para garantir que sempre estivesse preparado para situações de risco. Os escoteiros seguem um conjunto de ideias que formam a Lei Escoteira, elas são:
1. O Escoteiro é verdadeiro e a sua palavra é sagrada.
2. O Escoteiro é leal.
3. O Escoteiro é prestativo.
4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.
5. O Escoteiro é cortês.
6. O Escoteiro respeita e protege a Natureza.
7. O Escoteiro é responsável e disciplinado.
8. O Escoteiro é alegre e sorri mesmo que em dificuldades.
9. O Escoteiro é económico e respeita o bem alheio.
10. O Escoteiro é íntegro em suas palavras e ações.
No filme, os três amigos demonstram de maneira engraçada e descontraída o que aprenderam com seu tutor, que também vira zumbi. E a madrugada de luta contra os zumbis se torna uma aventura que resulta em final clichê como estamos acostumados a ver em outros filmes com a temática.
Se vale o ingresso? Não valeria se você tem outros títulos em espera para assistir. É um filme para prencher o tempo livre, e que uma vez visto já é o suficiente, como contar uma piada engraçadinha em uma roda de amigos só para levantar o astral, nada mais.
Mas a real é que é sempre legal ver zumbis. E as trapalhadas que os sobreviventes fazem para fugirem deles. Ficou curioso para ver? O filme é uma das estréias deste fim de semana em todas as salas nacionais. Boa sessão!
Haha, sou escoteira há 14 anos. Acho interessante divulgar o escotismo, mesmo que seja dessa forma – através de filmes com esteriótipos.
Mas convenhamos que: ao colocar post com informações sobre um movimento com mais de 100 anos, é coerente buscas as informações corretas. Portanto, informo abaixo o site oficial da União dos Escoteiros do Brasil e também as 10 leis escoteiras.
http://escoteiros.org.br/
1. O ESCOTEIRO TEM UMA SÓ PALAVRA; SUA HONRA VALE MAIS DO QUE A PRÓPRIA VIDA.
2. O ESCOTEIRO É LEAL.
3. O ESCOTEIRO ESTÁ SEMPRE ALERTA PARA AJUDAR O PRÓXIMO E PRATICA DIARIAMENTE UMA BOA AÇÃO.
4. O ESCOTEIRO É AMIGO DE TODOS E IRMÃO DOS DEMAIS ESCOTEIROS.
5. O ESCOTEIRO É CORTÊS.
6. O ESCOTEIRO É BOM PARA OS ANIMAIS E AS PLANTAS.
7. O ESCOTEIRO É OBEDIENTE E DISCIPLINADO.
8. O ESCOTEIRO É ALEGRE E SORRI NAS DIFICULDADES.
9. O ESCOTEIRO É ECONÔMICO E RESPEITA O BEM ALHEIO.
10. O ESCOTEIRO É LIMPO DE CORPO E ALMA.
Fico a disposição para maiores informações.
Ola!
Obrigada pelo seu comentario, com certeza vou adorar conhecer mais sobre escotismo. Este post foi realizado para falar sobre o filme e as informações sobre escotismo foram feita de forma genérica somente para ilustrar o diferencial que foi pego para compor os personagens. Também não transcrevi as leis, fiz apenas um resumo. Mas amei saber que você se interessou em nosso post.
Beijos!