Hoje tive a oportunidade maravilhosa de ver um vídeo que me fez repensar ainda mais a vida. O vídeo é parte de uma série de pequenos depoimentos de pessoas reais que reunidos fazem parte do documentário HUMAN, um filme de Yann Arthus-Bertrand.
“O que nos torna humanos? Será por que amamos, por que brigamos? Por que rimos? Choramos? Nossa curiosidade? A busca pela descoberta? Motivado por estas questões, o cineasta e artista Yann Arthus-Bertrand passou três anos coletando histórias da vida real de 2.000 mulheres e homens em 60 países. Trabalhando com uma equipe dedicada de tradutores, jornalistas e câmeras, Yann captura profundamente relatos pessoais e emocionais de tópicos que unem a todos nós; lutas contra a pobreza, a guerra, a homofobia e o futuro de nosso planeta, combinados com momentos de amor e alegria.”
O vídeo que assisti conta o depoimento de Dona Maria, uma mulher brasileira que chegou ao Nordeste sem absolutamente nada. E lá ela batalhou muito para conseguir seu pedaço de chão e ainda assim sua situação é difícil e super simples. Ela começa o vídeo falando sobre sua pobreza, onde é muito caro comprar um chinelo e um arroz. Porém o brilho em seus olhos é magnífico contando sobre seu espaço de terra e ir a escola é magnífico.
O segundo vídeo é mais curtinho, e Dona Maria fala qual é sua maior felicidade, e ela diz que é buscar o feijão e o milho em seu roçado. Ela diz que ama ver a plantação e que é muito bonito permanecer por ali.
É indescritível! E merece ser visto inúmeras vezes.
O resultado deste trabalho não poderia ser mais impressionante e tocante. Hoje conheci um pouco de Dona Maria, e esses cinco minutos de história me deram uma lição que posso levar para a vida. Fiquei sem palavras, sem jeito e até mesmo com um pouco envergonhada de mim… de nós, pessoas que tem tudo para olhar aos céus e agradecer e que muitas vezes esquece o quão afortunadas são.
Assista e acompanhe este documentário através do Youtube e Facebook. Mostre aos seus amigos, comunidade e use suas redes sociais. Temos tanta coisa boa nessa vida, que tal ensinar a todos a ver a vida de uma forma mais agradecida?
Eu te agradeço Dona Maria por mudar meu dia com essa lição. E eu espero ter a sorte de encontrar e conhecer mais pessoas que valorizem a vida.
Leave a Comment